ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NA CONTEMPORANEIDADE. NESTE CAMINHO OS OBJETIVOS ESPEC?FICOS S?O: IDENTIFICAR QUE FERRAMENTAS OS DOCENTES UTILIZAM COM MAIS FREQU?NCIA, QUAL TIPO DE FORMA??O RECEBERAM, E COMO FAZEM PARA INTRODUZIR OS RECURSOS DIGITAIS EM SUAS AULAS. POR FIM, ANALISAR E REFLETIR, ATRAV?S DOS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA BASEADOS EM AUTORES COMO ADORNO (2020), ARANHA (2006), CHIOFI; OLIVEIRA 2014, SANTOS; M?RCIA 2007. UTILIZAMOS TAMB?M A PESQUISA QUANTITATIVA, T?CNICA DE QUESTION?RIO E DADOS QUANTITATIVOS, ATRAV?S DE DADOS PERCENTUAIS DIRECIONADA A DOCENTES, ACERCA DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS COMO METODOLOGIA DID?TICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO. NESTE SENTIDO, ? CONSIDER?VEL ENTENDER QUE A TECNOLOGIA FAZ PARTE DO CONTEXTO ATUAL, PORTANTO, UM MEIO IMPORTANTE PARA SER USADO COMO FERRAMENTA T?CNICA PEDAG?GICA NA SALA DE AULA CONTRIBUINDO PARA O APRENDIZADO DIN?MICO E SIGNIFICATIVO. COMO RESULTADO FOI POSS?VEL IDENTIFICAR A RELEV?NCIA DO USO ADEQUADO DAS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS, A FORMA??O ADEQUADA PARA PROFESSORES E UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AQUELES QUE N?O DISP?EM DE INTERNET OU MEIOS TECNOL?GICOS. PERCEBEMOS QUE AS PROFESSORAS N?O UTILIZAM COM FREQU?NCIA OS MEIOS TECNOL?GICOS NO AMBIENTE ESCOLAR, CONSEQU?NCIA DA N?O FORMA??O T?CNICA, INDISPONIBILIDADE DE INTERNET E EQUIPAMENTOS NECESS?RIOS PARA ALUNOS E PROFESSORES. PARA TANTO, ? IMPORTANTE A COMUNIDADE ESCOLAR FORMAR-SE E FORMAR CIDAD?OS CR?TICOS E CONSCIENTES PARA ESTAREM INCLU?DOS NO MUNDO DIGITAL DE FORMA PLENA E SIGNIFICANTE.