O PRESENTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIAS ACERCA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID/QUÍMICA DA UNIVASF NO PERÍODO DE 2020 E 2021. TEM COMO OBJETIVO DESCREVER AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA EM TURMAS DE 1º E 2º ANO, DO ENSINO MÉDIO, ANALISANDO OS SEUS IMPACTOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. PARA ISTO LEVA-SE EM CONSIDERAÇÃO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES, CONQUISTAS E SUPERAÇÕES DESTE PROCESSO. E PARA EMBASAR A PESQUISA UTILIZOU-SE OS CONHECIMENTOS DE LIBÂNEO (2013), KENSKI (2008), LIMA E MOITA (2011), ENTRE OUTROS. OBSERVOU-SE QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PROPORCIONARAM AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM MAIS COMPROMETIDA E INTEGRADA À NOVA ROTINA DO ENSINO REMOTO, ALÉM DE DAR SUPORTE PARA QUE ORGANIZASSEM MELHOR SUAS IDEIAS E PENSAMENTOS. OUTRA CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE, É O INCENTIVO AOS PROFESSORES PARA SE APERFEIÇOAREM EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, COMO TAMBÉM SUPERAREM LACUNAS DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL.