A HIST?RIA QUE VAMOS APRESENTAR NESTE ARTIGO DESDOBRA-SE EM V?RIOS S?CULOS COBRINDO O INTERST?CIO TEMPORAL QUE VAI DA ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA AOS TEMPOS MEDIEVAIS. TEM COMO OBJETIVO DELINEAR UMA TRAJET?RIA HIST?RICA DOS MESTRES DO LER E DO ESCREVER QUE POSSA SER APRESENTADA COMO POSS?VEL ANCESTRALIDADE DO MESTRE-ESCOLA. OS PROCEDIMENTOS TE?RICOS E METODOL?GICOS UTILIZADOS PARA A FEITURA DA INVESTIGA??O FORAM AQUELES RELATIVOS ? PESQUISA QUALITATIVA, ESSENCIALMENTE BIBLIOGR?FICA, QUE TEVE COMO REFER?NCIA OS ESCRITOS HIST?RICOS E PEDAG?GICOS DE JOHNSTON (1932,1932), MARROU (1973), N?VOA (1987), H?RBRARD (1990), VERGER (1999, 2001), CAMBI (1999) E MANACORDA (2010). A LEITURA MINUCIOSA DESSA PL?IADE DE OBRAS NOS PERMITIRAM IDENTIFICAR UMA VARIEDADE DE MESTRES QUE, EMBORA IDENTIFICADOS POR DIFERENTES DESIGNA??ES, VARIADAS ORIGENS SOCIAIS E COMPET?NCIAS, APRESENTAM SIMILITUDES - EM SUAS PR?TICAS EDUCATIVAS, SABERES E ESPA?OS EDUCATIVOS, METODOLOGIAS E RECONHECIMENTO SOCIAL - COM AS DESCRI??ES DOS MESTRES-ESCOLAS QUE INVESTIGAMOS NO CEN?RIO HIST?RICO EDUCACIONAL BRASILEIRO.
PALAVRAS-CHAVE: ANTIGUIDADE, HIST?RIA, MEDIEVOS, MESTRE-ESCOLA