Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA POSSÍVEL ANCESTRALIDADE DO OFÍCIO DE MESTRE-ESCOLA

Palavra-chaves: HISTÓRIA, MESTRE-ESCOLA, ANTIGUIDADE, MEDIEVOS, Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A HIST?RIA QUE VAMOS APRESENTAR NESTE ARTIGO DESDOBRA-SE EM V?RIOS S?CULOS COBRINDO O INTERST?CIO TEMPORAL QUE VAI DA ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA AOS TEMPOS MEDIEVAIS. TEM COMO OBJETIVO DELINEAR UMA TRAJET?RIA HIST?RICA DOS MESTRES DO LER E DO ESCREVER QUE POSSA SER APRESENTADA COMO POSS?VEL ANCESTRALIDADE DO MESTRE-ESCOLA. OS PROCEDIMENTOS TE?RICOS E METODOL?GICOS UTILIZADOS PARA A FEITURA DA INVESTIGA??O FORAM AQUELES RELATIVOS ? PESQUISA QUALITATIVA, ESSENCIALMENTE BIBLIOGR?FICA, QUE TEVE COMO REFER?NCIA OS ESCRITOS HIST?RICOS E PEDAG?GICOS DE JOHNSTON (1932,1932), MARROU (1973), N?VOA (1987), H?RBRARD (1990), VERGER (1999, 2001), CAMBI (1999) E MANACORDA (2010). A LEITURA MINUCIOSA DESSA PL?IADE DE OBRAS NOS PERMITIRAM IDENTIFICAR UMA VARIEDADE DE MESTRES QUE, EMBORA IDENTIFICADOS POR DIFERENTES DESIGNA??ES, VARIADAS ORIGENS SOCIAIS E COMPET?NCIAS, APRESENTAM SIMILITUDES - EM SUAS PR?TICAS EDUCATIVAS, SABERES E ESPA?OS EDUCATIVOS, METODOLOGIAS E RECONHECIMENTO SOCIAL - COM AS DESCRI??ES DOS MESTRES-ESCOLAS QUE INVESTIGAMOS NO CEN?RIO HIST?RICO EDUCACIONAL BRASILEIRO. PALAVRAS-CHAVE: ANTIGUIDADE, HIST?RIA, MEDIEVOS, MESTRE-ESCOLA

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