ESTE ARTIGO É PARTE DO CAPÍTULO TEÓRICO DO TRABALHO MONOGRÁFICO APRESENTADO AO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO, DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CAJAZEIRAS-PB. REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER QUALITATIVA; COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS - UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM TRÊS PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MAS SERÁ APRESENTADO, NESTE TRABALHO, APENAS, PARTE DOS ESTUDOS TEÓRICOS VOLTADOS AO ENTENDIMENTO DA MÚSICA ENQUANTO PROPULSORA DE NOVAS APRENDIZAGENS. A MÚSICA É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, HISTÓRICA, SOCIAL E CULTURAL QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI REFLETIR A MÚSICA COMO UMA LINGUAGEM CULTURAL CONTRIBUINTE AO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. EVIDENCIA-SE QUE APESAR DOS DISPOSITIVOS EDUCACIONAIS, TRAZER CONSIDERAÇÕES PERTINENTES ACERCA DA INSERÇÃO SIGNIFICATIVA DA MÚSICA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NA PRÁTICA, NECESSITA-SE DE UMA FORMAÇÃO, TANTO INICIAL, QUANTO CONTINUADA, QUE CONTEMPLE COM PROFUNDIDADE SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS PARA OS PROFESSORES QUE ATUAM/ATUARÃO COM A MÚSICA NO ÂMBITO EDUCACIONAL. DESSE MODO, DEFENDE-SE QUE A MÚSICA TEM QUE ESTAR INSERIDA NA REFERIDA INSTITUIÇÃO COMO POSSIBILIDADE QUE PERMITE DESENVOLVER A SENSIBILIDADE DA CRIANÇA PARA A MUSICALIDADE.