COM A INTERRUPÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR CONTA DESTA PANDEMIA, OS PROFESSORES SE VIRAM TENDO QUE LIDAR NÃO APENAS COM O ESTRESSE DO MOMENTO, MAS TAMBÉM COM O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO REMOTO E A PRECARIEDADE DAS CONDIÇÕES TECNOLÓGICAS DE SEUS ALUNOS. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS IMPACTOS GERADOS AOS PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS AULAS REMOTAS E O TRABALHO HOME OFFICE, POR MEIO DE ENTREVISTAS REALIZADAS PELAS MÍDIAS DIGITAIS. FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS PARA A COLETA DE DADOS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II, RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE SÃO FIDÉLIS/ RJ, SENDO ENCAMINHADO PELO WHATSAPP DOS ENTREVISTADOS, CONTANDO COM 30 (TRINTA) PARTICIPANTES. COMO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZOU-SE ALVES (2020), NASCIMENTO (2020), RODRIGUES E GOULART (2020), SARAIVA, TRAVERSINI E LOCKMANN (2020), OS QUAIS RESSALTAM AS CONDIÇÕES DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA. NO ÂMBITO EDUCACIONAL, O ISOLAMENTO SOCIAL E FÍSICO OCASIONOU A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE ENSINO, O TRABALHO EM HOME OFFICE ESTÁ SENDO UMA FORMA ENCONTRADA PARA EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO COVID-19. ASSIM, ESSA MODALIDADE DE TRABALHO TORNOU-SE NECESSÁRIA, DESAFIANDO A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO SOCIAL E TECNOLÓGICO. NESSE CONTEXTO, NOTA-SE QUE O PROFESSOR BUSCA CADA VEZ MAIS ENCONTRAR UM EQUILÍBRIO NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DURANTE A MEDIAÇÃO DO ENSINO REMOTO, EM BUSCA DO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, MEDIANTE A ATUAÇÃO COM RESPONSABILIDADE NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS E A OFERTA DO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS.