NA EDUCAÇÃO INFANTIL, OS BEBÊS, CRIANÇAS BEM PEQUENAS E CRIANÇAS PEQUENAS VIVENCIAM DIVERSAS EXPERIÊNCIAS E REALIZAM MUITAS DESCOBERTAS EXPLORANDO SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS (MALAGUZZI, 1999). UMA IMPORTANTE DESCOBERTA QUE OCORRE NESTA ETAPA É O PROCESSO DE CONHECIMENTO E EXPERIMENTAÇÃO DOS CORPOS DAS CRIANÇAS. ESSE PROCESSO TEM IMPLICAÇÕES IMPORTANTES TANTO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DOS SUJEITOS COMO NO ESTABELECIMENTO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS, UMA VEZ QUE É A PARTIR DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA CORPORAL QUE AS CRIANÇAS COMEÇAM A ORIENTAR-SE E LOCALIZAR OS OBJETOS NO ESPAÇO. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ASPECTOS TEÓRICOS RELATIVOS AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL E DESCOBERTA DO CORPO POR CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ABORDANDO IMPORTANTES ESTUDIOSOS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO, COMO ALMEIDA E PASSINI (2008), CASTROGIOVANNI (2000), NISTA-PICCOLO E MOREIRA (2012) E RAMOS (2014). A INVESTIGAÇÃO DEMONSTROU A IMPORTÂNCIA DA EXPLORAÇÃO DO CORPO PELOS BEBÊS E CRIANÇAS COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR E APREENSÃO DO ESPAÇO PELOS SUJEITOS, DESTACANDO A RELEVÂNCIA DE PROPOSTAS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE POSSIBILITEM A EXPLORAÇÃO CORPORAL LIVRE E O MOVIMENTO AUTÔNOMO.