O CONSELHO DE CLASSE É UM ÓRGÃO COLEGIADO, QUE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DA COMUNIDADE ESCOLAR, POSSIBILITA A ANÁLISE DO DESEMPENHO DO ALUNO, DO PROFESSOR E DA ESCOLA. É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA AUXILIAR DA ESCOLA QUE CONTRIBUI PARA QUE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS ESTEJAM À SERVIÇO DA APRENDIZAGEM. SUA FUNÇÃO PRINCIPAL É EVIDENCIAR ÊXITOS E DIFICULDADES COM VISTAS A PROPOR AÇÕES E INTERVENÇÕES PARA BUSCAR MELHORIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. O PRESENTE ESTUDO É PARTE INTEGRANTE DO PROJETO DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO, PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI-UNIVATES/RS. OBJETIVA CONHECER AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO É DE NATUREZA QUALITATIVA/INTERPRETATIVA ATRAVÉS DE ESTUDO DE CASO, COM A PARTICIPAÇÃO DE SEIS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTANA, ESTADO DO AMAPÁ. A COLETA DE DADOS ESTÁ SENDO REALIZADA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DA ENTREVISTA E PESQUISA DOCUMENTAL. A ANÁLISE DE DADOS, SERÁ ELABORADA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. QUANTO AOS RESULTADOS SÃO PROVISÓRIOS DEVIDO ESTÁ EM ANDAMENTO. ALMEJA-SE QUE PROFESSOR/ESCOLA PERCEBAM A NECESSIDADE DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMA COMO ALGUMAS VEZES O CONSELHO DE CLASSE ESTÁ SENDO UTILIZADO, PRIORIZANDO OS ASPECTOS BUROCRÁTICOS, EM DETRIMENTO DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS. PARA ISSO, DEVE-SE RESGATAR O POTENCIAL DO CONSELHO DE CLASSE COMO INSTRUMENTO DINAMIZADOR E FORTALECEDOR PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS AVALIATIVAS MAIS DEMOCRÁTICAS QUE POSSAM PROPICIAR MELHORIAS NA EDUCAÇÃO.