Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONSELHO DE CLASSE COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA À SERVIÇO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO AVALIATIVO, PRÁTICA AVALIATIVA, CONSELHO DE CLASSE, Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81558
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2945
    "inscrito_id" => 9508
    "titulo" => "O CONSELHO DE CLASSE COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA À SERVIÇO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O CONSELHO DE CLASSE É UM ÓRGÃO COLEGIADO, QUE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DA COMUNIDADE ESCOLAR, POSSIBILITA A ANÁLISE DO DESEMPENHO DO ALUNO, DO PROFESSOR E DA ESCOLA. É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA AUXILIAR DA ESCOLA QUE CONTRIBUI PARA QUE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS ESTEJAM À SERVIÇO DA APRENDIZAGEM. SUA FUNÇÃO PRINCIPAL É EVIDENCIAR ÊXITOS E DIFICULDADES COM VISTAS A PROPOR AÇÕES E INTERVENÇÕES PARA BUSCAR MELHORIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. O PRESENTE ESTUDO É PARTE INTEGRANTE DO PROJETO DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO, PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI-UNIVATES/RS. OBJETIVA CONHECER AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO É DE NATUREZA QUALITATIVA/INTERPRETATIVA ATRAVÉS DE ESTUDO DE CASO, COM A PARTICIPAÇÃO DE SEIS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTANA, ESTADO DO AMAPÁ. A COLETA DE DADOS ESTÁ SENDO REALIZADA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DA ENTREVISTA E PESQUISA DOCUMENTAL. A ANÁLISE DE DADOS, SERÁ ELABORADA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. QUANTO AOS RESULTADOS SÃO PROVISÓRIOS DEVIDO ESTÁ EM ANDAMENTO. ALMEJA-SE QUE PROFESSOR/ESCOLA PERCEBAM A NECESSIDADE DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMA COMO ALGUMAS VEZES O CONSELHO DE CLASSE ESTÁ SENDO UTILIZADO, PRIORIZANDO OS ASPECTOS BUROCRÁTICOS, EM DETRIMENTO DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS. PARA ISSO, DEVE-SE RESGATAR O POTENCIAL DO CONSELHO DE CLASSE COMO INSTRUMENTO DINAMIZADOR E FORTALECEDOR PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS AVALIATIVAS MAIS DEMOCRÁTICAS QUE POSSAM PROPICIAR MELHORIAS NA EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO AVALIATIVO, PRÁTICA AVALIATIVA, CONSELHO DE CLASSE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID9508_05112021184417.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO COELHO VASQUES"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO VASQUES"
    "autor_email" => "raimundovasques@uol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81558
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2945
    "inscrito_id" => 9508
    "titulo" => "O CONSELHO DE CLASSE COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA À SERVIÇO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O CONSELHO DE CLASSE É UM ÓRGÃO COLEGIADO, QUE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DA COMUNIDADE ESCOLAR, POSSIBILITA A ANÁLISE DO DESEMPENHO DO ALUNO, DO PROFESSOR E DA ESCOLA. É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA AUXILIAR DA ESCOLA QUE CONTRIBUI PARA QUE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS ESTEJAM À SERVIÇO DA APRENDIZAGEM. SUA FUNÇÃO PRINCIPAL É EVIDENCIAR ÊXITOS E DIFICULDADES COM VISTAS A PROPOR AÇÕES E INTERVENÇÕES PARA BUSCAR MELHORIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. O PRESENTE ESTUDO É PARTE INTEGRANTE DO PROJETO DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO, PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI-UNIVATES/RS. OBJETIVA CONHECER AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO É DE NATUREZA QUALITATIVA/INTERPRETATIVA ATRAVÉS DE ESTUDO DE CASO, COM A PARTICIPAÇÃO DE SEIS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTANA, ESTADO DO AMAPÁ. A COLETA DE DADOS ESTÁ SENDO REALIZADA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DA ENTREVISTA E PESQUISA DOCUMENTAL. A ANÁLISE DE DADOS, SERÁ ELABORADA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. QUANTO AOS RESULTADOS SÃO PROVISÓRIOS DEVIDO ESTÁ EM ANDAMENTO. ALMEJA-SE QUE PROFESSOR/ESCOLA PERCEBAM A NECESSIDADE DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMA COMO ALGUMAS VEZES O CONSELHO DE CLASSE ESTÁ SENDO UTILIZADO, PRIORIZANDO OS ASPECTOS BUROCRÁTICOS, EM DETRIMENTO DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS. PARA ISSO, DEVE-SE RESGATAR O POTENCIAL DO CONSELHO DE CLASSE COMO INSTRUMENTO DINAMIZADOR E FORTALECEDOR PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS AVALIATIVAS MAIS DEMOCRÁTICAS QUE POSSAM PROPICIAR MELHORIAS NA EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO AVALIATIVO, PRÁTICA AVALIATIVA, CONSELHO DE CLASSE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID9508_05112021184417.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO COELHO VASQUES"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO VASQUES"
    "autor_email" => "raimundovasques@uol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O CONSELHO DE CLASSE É UM ÓRGÃO COLEGIADO, QUE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DA COMUNIDADE ESCOLAR, POSSIBILITA A ANÁLISE DO DESEMPENHO DO ALUNO, DO PROFESSOR E DA ESCOLA. É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA AUXILIAR DA ESCOLA QUE CONTRIBUI PARA QUE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS ESTEJAM À SERVIÇO DA APRENDIZAGEM. SUA FUNÇÃO PRINCIPAL É EVIDENCIAR ÊXITOS E DIFICULDADES COM VISTAS A PROPOR AÇÕES E INTERVENÇÕES PARA BUSCAR MELHORIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. O PRESENTE ESTUDO É PARTE INTEGRANTE DO PROJETO DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO, PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI-UNIVATES/RS. OBJETIVA CONHECER AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO É DE NATUREZA QUALITATIVA/INTERPRETATIVA ATRAVÉS DE ESTUDO DE CASO, COM A PARTICIPAÇÃO DE SEIS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTANA, ESTADO DO AMAPÁ. A COLETA DE DADOS ESTÁ SENDO REALIZADA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DA ENTREVISTA E PESQUISA DOCUMENTAL. A ANÁLISE DE DADOS, SERÁ ELABORADA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. QUANTO AOS RESULTADOS SÃO PROVISÓRIOS DEVIDO ESTÁ EM ANDAMENTO. ALMEJA-SE QUE PROFESSOR/ESCOLA PERCEBAM A NECESSIDADE DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMA COMO ALGUMAS VEZES O CONSELHO DE CLASSE ESTÁ SENDO UTILIZADO, PRIORIZANDO OS ASPECTOS BUROCRÁTICOS, EM DETRIMENTO DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS. PARA ISSO, DEVE-SE RESGATAR O POTENCIAL DO CONSELHO DE CLASSE COMO INSTRUMENTO DINAMIZADOR E FORTALECEDOR PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS AVALIATIVAS MAIS DEMOCRÁTICAS QUE POSSAM PROPICIAR MELHORIAS NA EDUCAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.