O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE CARÁTER QUALITATIVO QUE BUSCA IDENTIFICAR E ANALISAR PUBLICAÇÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS DOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) QUE INVESTIGARAM ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA BUSCA NOS ANAIS DAS ÚLTIMAS SEIS EDIÇÕES (2015-2020) DO REFERIDO EVENTO E A LEITURA NA ÍNTEGRA DOS TRABALHOS SELECIONADOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE HÁ UMA BAIXA INCIDÊNCIA DE ESTUDOS CENTRALIZADOS NA ANÁLISE DE ERROS NO QUE TANGE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO. CONTUDO, NAS PUBLICAÇÕES SELECIONADAS E ANALISADAS VERIFICAMOS QUE O RECONHECIMENTO DE UMA VISÃO MAIS CUIDADOSA E ABRANGENTE PARA OS ERROS DO ESTUDANTE FORNECEM INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO DOCENTE, CONTRIBUINDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.