O PROTAGONISMO DO PROFESSOR EM SEU PR?PRIO PROCESSO FORMATIVO ? SEGREGADO POR ALGUNS PROGRAMAS DE FORMA??O VINCULADOS A V?RIOS ?RG?OS E INST?NCIAS DA GEST?O P?BLICA BRASILEIRA. VISTO QUE, PARA MUITOS, O PROFESSOR AINDA ? CONSIDERADO COMO REPRODUTOR DE CURR?CULO E T?CNICAS PEDAG?GICAS. COMO PROPOSTA DE SUPERA??O DESSA IDEIA (PROFESSOR T?CNICO), A OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? FOI CONSTITU?DA VISANDO PERMITIR AO PROFESSOR: REFLETIR SOBRE SUA PR?TICA PEDAG?GICA, SOCIALIZAR SUAS EXPERI?NCIAS E CONSTRUIR SEUS PR?PRIOS MECANISMOS PARA O FAZER DOCENTE NAS AULAS DE CI?NCIAS DA NATUREZA. PORTANTO, A PROPOSTA DESTE ARTIGO ? DISCUTIR, ? LUZ DAS CONCEP??ES DOS PROFESSORES, SOBRE A RELA??O DA OFICINA PEDAG?GICA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA PARTE DA PROBLEM?TICA: DE QUE MANEIRA OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? MANIFESTAM SUAS CONCEP??ES SOBRE A RELA??O DAS ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS DESENVOLVIDAS NA OFICINA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA? O APORTE TE?RICO-METODOL?GICO PARA AN?LISE DOS DISCURSOS DOS DOCENTES FIRMA-SE EM UMA ABORDAGEM DISCURSIVA, AMPARADA EM BRAND?O (2012), CUNHA E SANTOS (2021), CARVALHO E GIL-P?REZ (2011) E ORLANDI (2009). O CURSO ACONTECEU NOS DIAS 11 E 12 DE MAIO DE 2021, EM UM MUNIC?PIO PARANAENSE INTEGRANDO O CRONOGRAMA DA I SEMANA DE ASTRONOMIA, PROMOVIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA??O, CUJA A PROPOSTA FOI DISCUTIR QUEST?ES DE ASTRONOMIA NA EDUCA??O B?SICA. O ESTUDO DESVENDOU A PREFER?NCIA DOS EDUCADORES POR FORMA??O COM UM VI?S MAIS PR?TICO, DE FORMA A INTER-RELACIONAR TEORIA E PR?TICA.