Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA OFICINA PEDAGÓGICA ‘COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS?’

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, OFICINA PEDAGÓGICA, EXPERIMENTO, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79516
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 1213
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA OFICINA PEDAGÓGICA ‘COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS?’"
    "resumo" => "O PROTAGONISMO DO PROFESSOR EM SEU PR?PRIO PROCESSO FORMATIVO ? SEGREGADO POR ALGUNS PROGRAMAS DE FORMA??O VINCULADOS A V?RIOS ?RG?OS E INST?NCIAS DA GEST?O P?BLICA BRASILEIRA. VISTO QUE, PARA MUITOS, O PROFESSOR AINDA ? CONSIDERADO COMO REPRODUTOR DE CURR?CULO E T?CNICAS PEDAG?GICAS. COMO PROPOSTA DE SUPERA??O DESSA IDEIA (PROFESSOR T?CNICO), A OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? FOI CONSTITU?DA VISANDO PERMITIR AO PROFESSOR: REFLETIR SOBRE SUA PR?TICA PEDAG?GICA, SOCIALIZAR SUAS EXPERI?NCIAS E CONSTRUIR SEUS PR?PRIOS MECANISMOS PARA O FAZER DOCENTE NAS AULAS DE CI?NCIAS DA NATUREZA. PORTANTO, A PROPOSTA DESTE ARTIGO ? DISCUTIR, ? LUZ DAS CONCEP??ES DOS PROFESSORES, SOBRE A RELA??O DA OFICINA PEDAG?GICA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA PARTE DA PROBLEM?TICA: DE QUE MANEIRA OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? MANIFESTAM SUAS CONCEP??ES SOBRE A RELA??O DAS ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS DESENVOLVIDAS NA OFICINA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA? O APORTE TE?RICO-METODOL?GICO PARA AN?LISE DOS DISCURSOS DOS DOCENTES FIRMA-SE EM UMA ABORDAGEM DISCURSIVA, AMPARADA EM BRAND?O (2012), CUNHA E SANTOS (2021), CARVALHO E GIL-P?REZ (2011) E ORLANDI (2009). O CURSO ACONTECEU NOS DIAS 11 E 12 DE MAIO DE 2021, EM UM MUNIC?PIO PARANAENSE INTEGRANDO O CRONOGRAMA DA I SEMANA DE ASTRONOMIA, PROMOVIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA??O, CUJA A PROPOSTA FOI DISCUTIR QUEST?ES DE ASTRONOMIA NA EDUCA??O B?SICA. O ESTUDO DESVENDOU A PREFER?NCIA DOS EDUCADORES POR FORMA??O COM UM VI?S MAIS PR?TICO, DE FORMA A INTER-RELACIONAR TEORIA E PR?TICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, OFICINA PEDAGÓGICA, EXPERIMENTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1213_23062021110111.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ MARINHO"
    "autor_email" => "marinhoaluiz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79516
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 1213
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA OFICINA PEDAGÓGICA ‘COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS?’"
    "resumo" => "O PROTAGONISMO DO PROFESSOR EM SEU PR?PRIO PROCESSO FORMATIVO ? SEGREGADO POR ALGUNS PROGRAMAS DE FORMA??O VINCULADOS A V?RIOS ?RG?OS E INST?NCIAS DA GEST?O P?BLICA BRASILEIRA. VISTO QUE, PARA MUITOS, O PROFESSOR AINDA ? CONSIDERADO COMO REPRODUTOR DE CURR?CULO E T?CNICAS PEDAG?GICAS. COMO PROPOSTA DE SUPERA??O DESSA IDEIA (PROFESSOR T?CNICO), A OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? FOI CONSTITU?DA VISANDO PERMITIR AO PROFESSOR: REFLETIR SOBRE SUA PR?TICA PEDAG?GICA, SOCIALIZAR SUAS EXPERI?NCIAS E CONSTRUIR SEUS PR?PRIOS MECANISMOS PARA O FAZER DOCENTE NAS AULAS DE CI?NCIAS DA NATUREZA. PORTANTO, A PROPOSTA DESTE ARTIGO ? DISCUTIR, ? LUZ DAS CONCEP??ES DOS PROFESSORES, SOBRE A RELA??O DA OFICINA PEDAG?GICA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA PARTE DA PROBLEM?TICA: DE QUE MANEIRA OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? MANIFESTAM SUAS CONCEP??ES SOBRE A RELA??O DAS ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS DESENVOLVIDAS NA OFICINA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA? O APORTE TE?RICO-METODOL?GICO PARA AN?LISE DOS DISCURSOS DOS DOCENTES FIRMA-SE EM UMA ABORDAGEM DISCURSIVA, AMPARADA EM BRAND?O (2012), CUNHA E SANTOS (2021), CARVALHO E GIL-P?REZ (2011) E ORLANDI (2009). O CURSO ACONTECEU NOS DIAS 11 E 12 DE MAIO DE 2021, EM UM MUNIC?PIO PARANAENSE INTEGRANDO O CRONOGRAMA DA I SEMANA DE ASTRONOMIA, PROMOVIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA??O, CUJA A PROPOSTA FOI DISCUTIR QUEST?ES DE ASTRONOMIA NA EDUCA??O B?SICA. O ESTUDO DESVENDOU A PREFER?NCIA DOS EDUCADORES POR FORMA??O COM UM VI?S MAIS PR?TICO, DE FORMA A INTER-RELACIONAR TEORIA E PR?TICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, OFICINA PEDAGÓGICA, EXPERIMENTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1213_23062021110111.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ MARINHO"
    "autor_email" => "marinhoaluiz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PROTAGONISMO DO PROFESSOR EM SEU PR?PRIO PROCESSO FORMATIVO ? SEGREGADO POR ALGUNS PROGRAMAS DE FORMA??O VINCULADOS A V?RIOS ?RG?OS E INST?NCIAS DA GEST?O P?BLICA BRASILEIRA. VISTO QUE, PARA MUITOS, O PROFESSOR AINDA ? CONSIDERADO COMO REPRODUTOR DE CURR?CULO E T?CNICAS PEDAG?GICAS. COMO PROPOSTA DE SUPERA??O DESSA IDEIA (PROFESSOR T?CNICO), A OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? FOI CONSTITU?DA VISANDO PERMITIR AO PROFESSOR: REFLETIR SOBRE SUA PR?TICA PEDAG?GICA, SOCIALIZAR SUAS EXPERI?NCIAS E CONSTRUIR SEUS PR?PRIOS MECANISMOS PARA O FAZER DOCENTE NAS AULAS DE CI?NCIAS DA NATUREZA. PORTANTO, A PROPOSTA DESTE ARTIGO ? DISCUTIR, ? LUZ DAS CONCEP??ES DOS PROFESSORES, SOBRE A RELA??O DA OFICINA PEDAG?GICA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA PARTE DA PROBLEM?TICA: DE QUE MANEIRA OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? MANIFESTAM SUAS CONCEP??ES SOBRE A RELA??O DAS ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS DESENVOLVIDAS NA OFICINA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA? O APORTE TE?RICO-METODOL?GICO PARA AN?LISE DOS DISCURSOS DOS DOCENTES FIRMA-SE EM UMA ABORDAGEM DISCURSIVA, AMPARADA EM BRAND?O (2012), CUNHA E SANTOS (2021), CARVALHO E GIL-P?REZ (2011) E ORLANDI (2009). O CURSO ACONTECEU NOS DIAS 11 E 12 DE MAIO DE 2021, EM UM MUNIC?PIO PARANAENSE INTEGRANDO O CRONOGRAMA DA I SEMANA DE ASTRONOMIA, PROMOVIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA??O, CUJA A PROPOSTA FOI DISCUTIR QUEST?ES DE ASTRONOMIA NA EDUCA??O B?SICA. O ESTUDO DESVENDOU A PREFER?NCIA DOS EDUCADORES POR FORMA??O COM UM VI?S MAIS PR?TICO, DE FORMA A INTER-RELACIONAR TEORIA E PR?TICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.