ESTE ENSAIO TRATA DE PENSAR A ESCOLA COMO UMA INSTITUIÇÃO DE NORMAS QUE DISCIPLINA O ALUNO, MAS TAMBÉM O PROFESSOR, SEU COMPORTAMENTO E SUA TRANSMISSÃO DOS SABERES, CONHECIMENTOS E ATITUDES NA EDUCAÇÃO FORMAL. TEM COMO OBJETIVO DEBATER O PROFESSOR COMO SUJEITO DIVIDIDO ENTRE A SUA CONDIÇÃO HUMANA, A FORMAÇÃO, AS NORMAS APRENDIDAS E SEUS DESEJOS DE SUBVERTER A ORDEM IMPOSTA PELO SOCIAL. FOI HISTORICAMENTE E CULTURALMENTE DISSEMINADA A IDEIA DA DOCÊNCIA EXERCIDA POR MEIO DE VOCAÇÃO, ESTANDO O PROFESSOR NUMA POSIÇÃO DE TOTAL SABER, CABENDO-LHE A RESPONSABILIDADE DE DOUTRINAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA TORNÁ-LOS DISCIPLINADOS E ADEQUADOS PARA A SOCIEDADE. TENHO COMO JUSTIFICATIVA UMA BREVE CONSTRUÇÃO HISTÓRICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR PARA ENTENDERMOS MINIMAMENTE COMO CHEGAMOS AOS CONSTRUTOS DISCURSIVOS QUE PERMEIAM O SABER COMUM E AINDA TÃO REPETIDO NO SÉCULO XXI. OBSERVO QUE O CUMPRIMENTO DE RITUAIS NA ESCOLA É ALGO MUITO ATUAL, EMBORA HAJA MUITAS MUDANÇAS. O QUE ME INTERROGO É ACERCA DO LUGAR INCUMBIDO AO PROFESSOR E O LUGAR QUE ESSE, MESMO QUE INCONSCIENTEMENTE ALMEJOU OCUPAR. AO TRABALHAR COM A ANÁLISE DO PASSADO PODEMOS COMPREENDER O PRESENTE E PENSAR EM SAÍDAS QUE ATENDAM A CONTEMPORANEIDADE. NESSE ENSAIO É POSSÍVEL PENSAR COMO A POSIÇÃO DE PROFESSOR FOI CONSTRUÍDA CULTURALMENTE SEM FAZER UMA ANÁLISE SELVAGEM E COLOCAR TODA RESPONSABILIDADE QUE VIVEMOS NAS CONDIÇÕES QUE FORAM SUSTENTADAS POR UM OUTRO TEMPO QUE NÃO É HOJE. CONTUDO, ESCUTAR O QUE A HISTÓRIA NOS FALA E QUESTIONAR VERDADES E CONCEITOS QUE CIRCULAM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR É UMA QUESTÃO NECESSÁRIA E CORAJOSA.