ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CAMPO GRANDE, ANTIGO SUL DE MATO GROSSO (1917-1972). PARA ISSO, FOI NECESSÁRIO ELABORAR UMA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO É O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO, QUE COMPREENDE QUE A HISTÓRIA SEMPRE PODE SE MODIFICAR E PARA PODER ENTENDÊ-LA TORNA-SE NECESSÁRIO COMPREENDER A TOTALIDADE, QUE É A SOCIEDADE CAPITALISTA. EM SUMA, OS RESULTADOS INDICAM DOIS MOMENTOS DE EXPANSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CAMPO GRANDE, ENTRE 1917 A 1961 E DE 1963 A 1972. PARA O PRIMEIRO MOMENTO DE EXPANSÃO (1917-1961), FORAM CRIADAS 6 ESCOLAS, TRÊS PRIVADAS E TRÊS PÚBLICAS. O SEGUNDO MOMENTO DE EXPANSÃO (1963-1972) FOI MARCADO PELA PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL NO OFERECIMENTO DESSE NÍVEL DE ENSINO, COM A INSTALAÇÃO DE NOVE ESCOLAS MUNICIPAIS, ALÉM DA CONTINUIDADE DO INVESTIMENTO ESTADUAL NESSE RAMO DE ENSINO, COM A CRIAÇÃO DE MAIS CINCO ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO SECUNDÁRIO. CONCLUINDO, FRISA-SE QUE A HISTÓRIA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CAMPO GRANDE FOI MARCADA PELA ATUAÇÃO DA INICIATIVA PRIVADA NA OFERTA DESSE NÍVEL DE ENSINO EM DETRIMENTO DA ESFERA PÚBLICA.