O LIVRO DID?TICO ? UM MATERIAL DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA NA EDUCA??O, LOGO, ? ATRAV?S DELE QUE O PROFESSOR ORGANIZA, DESENVOLVE E AVALIA SEU TRABALHO PEDAG?GICO DE SALA DE AULA, SENDO PARA OS ALUNOS UM DOS ELEMENTOS DETERMINANTES DA SUA RELA??O COM AS DISCIPLINAS CURRICULARES. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, SURGE NO ?MBITO EDUCACIONAL O ENSINO REMOTO, COMO UM FORMATO DE ESCOLARIZA??O MEDIADO POR TECNOLOGIA, QUE ASSEGURA AS CONDI??ES DE DISTANCIAMENTO PROFESSOR E ALUNO, TENTO O INTUITO DE OFERTAR O ACESSO TEMPOR?RIO AOS CONTE?DOS CURRICULARES QUE SERIAM DESENVOLVIDOS PRESENCIALMENTE. POR SE TRATAR DE UMA ESTRAT?GIA NOVA DE ENSINO, O ENSINO REMOTO TRAZ CONSIGO MUDAN?AS METODOL?GICAS. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO COLETAR INFORMA??ES SOBRE COMO EST? SENDO A UTILIZA??O DO LIVRO DID?TICO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PARA ISSO FOI REALIZADA A APLICA??O DE FORMUL?RIOS ONLINE, EM QUATRO ESCOLAS DE ENSINO M?DIO DESTINADOS A 220 ALUNOS DO 1? AO 3? ANO E A OITO PROFESSORES DE BIOLOGIA DESTAS. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE NA OPINI?O DOS DOCENTES HOUVERAM POUCAS MUDAN?AS NO USO DO LIVRO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO, J? PARA OS DISCENTES HOUVE DE CERTA FORMA UMA SUBSTITUI??O DO LIVRO POR FERRAMENTAS ENCONTRADAS NO MEIO DIGITAL. A PARTIR DAS INFORMA??ES COLETADAS, OBSERVOU-SE A NECESSIDADE DE CONVERSAS ENTRE OS ALUNOS E PROFESSORES SOBRE O USO DO LIVRO DID?TICO NO ENSINO REMOTO, PARA QUE AS CONTROV?RSIAS ENTRE A PERCEP??O DELES SOBRE O ASSUNTO, POSSAM SER ALINHADAS, DE MODO A SUPRIR AS NECESSIDADES TANTO DE QUEM ENSINA, COMO DE QUEM APRENDE REMOTAMENTE.