O CONCEITO DE MODELAGEM UTILIZANDO REDES COMPLEXAS É BASEADO NA CONSIDERAÇÃO DE ELEMENTOS E SUAS RELAÇÕES EM UM SISTEMA PARA O COMPREENDER UM AMBIENTE ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES. ESSA ABORDAGEM É APLICÁVEL EM DIFERENTES CONTEXTOS DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, ENTRE ELAS, A MODELAGEM DE PESSOAS E SUAS RELAÇÕES DE AMIZADES PARA ENTENDIMENTO DE DIVERSOS FENÔMENOS, ENTRE ESTES A INFLUÊNCIA DE UM ELEMENTO EM OUTRO. CONSIDERANDO O FATO DE QUE AS RELAÇÕES DE AMIZADES ENTRE ESTUDANTES PODEM SER UM FATOR DETERMINANTE EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO ACADÊMICO, A COMPREENSÃO DE FORMAÇÃO DE GRUPOS E SEGREGAÇÃO OU EXCLUSÃO DE ALUNOS EM UMA CLASSE PODEM DEFINIR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE INTERVENÇÃO EM UMA TURMA, SURGE A MOTIVAÇÃO DESTE PROJETO. NO TRABALHO É APRESENTADO UMA METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE REDES COMPLEXAS DE ALUNOS DE UMA TURMA A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS A ESTUDANTES DO NÍVEL MÉDIO TÉCNICO, SERÁ POSSÍVEL ELENCAR OS ASPECTOS QUE EMBASARÃO ESTUDOS FUTUROS NO TEMA. FACE AO EXPOSTO, ESTA PROPOSTA ELENCA ALGUNS MEIOS DE SE MODELAR UMA REDE DE ALUNOS E, POSTERIORMENTE, APLICAR DIVERSAS MÉTRICAS PARA IDENTIFICAR UMA RELAÇÃO ENTRE AMIZADE E DESEMPENHO ACADÊMICO. POR FIM, É APRESENTADO UM ESTUDO PRELIMINAR APLICADO A UMA TURMA DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMT, CAMPUS PONTES E LACERDA. OS RESULTADOS PRELIMINARES APONTAM UM CENÁRIO PROMISSOR NO SENTIDO DE COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE REDES COMPLEXAS E AS RELAÇÕES DE AMIZADE ENTRE OS ALUNOS.