O PRESENTE ARTIGO VISA ANALISAR A TRAGÉDIA SHAKESPEARIANA OTELO, O MOURO DE VENEZA, A FIM DE COMPREENDER E RETRATAR UMA VEROSSIMILHANÇA ACERCA DA CONDIÇÃO E VISIBILIDADE FEMININA NA SOCIEDADE DO SÉCULO XVI, EVIDENCIANDO O PERÍODO NO QUAL PERMEIA A OBRA E O ESCRITOR EM QUESTÃO QUE DECERTO INTERPÕE-SE NAS PRODUÇÕES E COMPOSIÇÕES, SENDO O HUMANISMO MARCADO PELO FIM DA IDADE MÉDIA. COMO TAMBÉM, ESTABELECER UM PARALELO COM A OBRA MACHADIANA DOM CASMURRO, COM O PROPÓSITO DE EVIDENCIAR OS TRAÇOS QUE INTERLIGAM AMBAS AS OBRAS, TENDO COMO MEIO AS VERTENTES DA COMPARAÇÃO ESTABELECIDA NAS OBRAS POR CALDWELL (2008) E O CRITÉRIO DE INTERTEXTUALIDADE ABORDADO POR MARCUSCHI (2008) E KOCH (1991). ADEMAIS, A PESQUISA TRATA DA LITERATURA COMO MEDIADORA DA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS, QUE POR MEIO DE OBRAS LITERÁRIAS PODEM APRENDER SOBRE TEMAS TRANSVERSAIS E COMPREENDER RECURSOS E ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA ESCRITA.