SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE COMPREENDER A COMPLEXIDADE DO ENSINO/APRENDIZADO BRASILEIRO.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7943 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 2881 "titulo" => "SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE COMPREENDER A COMPLEXIDADE DO ENSINO/APRENDIZADO BRASILEIRO." "resumo" => "O Serviço Social é uma profissão interventiva e investigativa, em que os profissionais nela formados - os assistentes sociais - atuam nas múltiplas expressões da questão social, advindas da contraditória e dinâmica sociedade capitalista. As atribuições e competências dos/as assistentes sociais seja na educação ou em qualquer outra área, são orientadas e norteadas pelos princípios, direitos e deveres, inscritos no Código de Ética Profissional de 1993(CEP), na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.862/1993), bem como nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996).As competências e atribuições profissionais não se dissociam de uma direçãoético-política e sua tradução em procedimentos técnicos no cotidiano dos estabelecimentos educacionais, implica, necessariamente, no reconhecimento das condições objetivas a partir das quais se desenvolve o trabalho profissional.Os princípios e valores presentes no Código de Ética Profissional defendem a liberdade, autonomia, os direitos humanos, cidadania, direitos sociais e políticos, equidade e justiça social, ao pluralismo, dentre outros. Sendo contra todas as formas de preconceito, exploração de classe, etnia e gênero. Mediante o exposto opresente artigo, busca analisar o trabalho do assistente social junto à política de educação brasileira, como forma de contribuir para um trabalho interdisciplinar nas instituições públicas de ensino, que são permeadas por dilemas, contradições e problemáticas sociais, que tendem a influenciar negativamente no processo de ensino e de aprendizado dos alunos que ocupam estes espaços. O estudo surgiu a partir das discussões em sala de aula, durante as aulas lecionadas na disciplina Tópicos Especiais em Educação no Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_07_2014_19_29_55_idinscrito_2881_dae59f314a11c8641f57f9d656f3b898.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA LOPES GOMES" "autor_nome_curto" => "PAULA GOMES" "autor_email" => "paulagomes20@msn.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7943 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 2881 "titulo" => "SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE COMPREENDER A COMPLEXIDADE DO ENSINO/APRENDIZADO BRASILEIRO." "resumo" => "O Serviço Social é uma profissão interventiva e investigativa, em que os profissionais nela formados - os assistentes sociais - atuam nas múltiplas expressões da questão social, advindas da contraditória e dinâmica sociedade capitalista. As atribuições e competências dos/as assistentes sociais seja na educação ou em qualquer outra área, são orientadas e norteadas pelos princípios, direitos e deveres, inscritos no Código de Ética Profissional de 1993(CEP), na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.862/1993), bem como nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996).As competências e atribuições profissionais não se dissociam de uma direçãoético-política e sua tradução em procedimentos técnicos no cotidiano dos estabelecimentos educacionais, implica, necessariamente, no reconhecimento das condições objetivas a partir das quais se desenvolve o trabalho profissional.Os princípios e valores presentes no Código de Ética Profissional defendem a liberdade, autonomia, os direitos humanos, cidadania, direitos sociais e políticos, equidade e justiça social, ao pluralismo, dentre outros. Sendo contra todas as formas de preconceito, exploração de classe, etnia e gênero. Mediante o exposto opresente artigo, busca analisar o trabalho do assistente social junto à política de educação brasileira, como forma de contribuir para um trabalho interdisciplinar nas instituições públicas de ensino, que são permeadas por dilemas, contradições e problemáticas sociais, que tendem a influenciar negativamente no processo de ensino e de aprendizado dos alunos que ocupam estes espaços. O estudo surgiu a partir das discussões em sala de aula, durante as aulas lecionadas na disciplina Tópicos Especiais em Educação no Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_07_2014_19_29_55_idinscrito_2881_dae59f314a11c8641f57f9d656f3b898.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA LOPES GOMES" "autor_nome_curto" => "PAULA GOMES" "autor_email" => "paulagomes20@msn.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }