GEOMETRIA: EPISTEMOLOGIA E ENSINO.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7357 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1289 "inscrito_id" => 3597 "titulo" => "GEOMETRIA: EPISTEMOLOGIA E ENSINO." "resumo" => "Este artigo trata-se de uma reflexão teórica que tem por objetivo mostrar a importância da geometria, abordando tanto sua epistemologia quanto seu ensino. Inicialmente discutiremos sobre a forma como se deu sua origem baseando-nos essencialmente na história da matemática e seus fundamentos epistemológicos, expostos em Boyer (1996) e Machado e Cunha (2003), onde mostraremos sobre o que se trata, e relacionaremos o significado do seu nome à forma como era desenvolvida há muitos anos atrás, discutindo sobre as teorias e lugares distintos tomados como pontos importantes de sua origem. Em seguida discutiremos a respeito de como a geometria vem sendo ensinada fazendo referência diretamente a propostas apresentadas por Almeida, Silva e Andrade (2012), Lacroix (2013), Lorenzato (1995), Murari (2005) e Sabba (2003), sugestões estas que tendem a melhorar a prática de ensino visando o melhor aprendizado dos alunos. Finalizaremos com uma breve discussão onde relacionaremos os principais pontos abordados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, EPISTEMOLOGIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_45_40_idinscrito_3597_0a570532019eee4b103c8cb6bf4f4e67.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEZERRA" "autor_email" => "flavinhabezerra12@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7357 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1289 "inscrito_id" => 3597 "titulo" => "GEOMETRIA: EPISTEMOLOGIA E ENSINO." "resumo" => "Este artigo trata-se de uma reflexão teórica que tem por objetivo mostrar a importância da geometria, abordando tanto sua epistemologia quanto seu ensino. Inicialmente discutiremos sobre a forma como se deu sua origem baseando-nos essencialmente na história da matemática e seus fundamentos epistemológicos, expostos em Boyer (1996) e Machado e Cunha (2003), onde mostraremos sobre o que se trata, e relacionaremos o significado do seu nome à forma como era desenvolvida há muitos anos atrás, discutindo sobre as teorias e lugares distintos tomados como pontos importantes de sua origem. Em seguida discutiremos a respeito de como a geometria vem sendo ensinada fazendo referência diretamente a propostas apresentadas por Almeida, Silva e Andrade (2012), Lacroix (2013), Lorenzato (1995), Murari (2005) e Sabba (2003), sugestões estas que tendem a melhorar a prática de ensino visando o melhor aprendizado dos alunos. Finalizaremos com uma breve discussão onde relacionaremos os principais pontos abordados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, EPISTEMOLOGIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_45_40_idinscrito_3597_0a570532019eee4b103c8cb6bf4f4e67.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEZERRA" "autor_email" => "flavinhabezerra12@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }