Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO LÚDICO, AULA INTERATIVA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7569
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1023
    "inscrito_id" => 3721
    "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS."
    "resumo" => "Este trabalho aborda a experiência de um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CCA da UFPB, no desenvolvimento de um jogo de botânica, voltado para o ensino prático e descontraído de alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais da cidade de Areia (PB). Com o objetivo de avaliar a utilização de um jogo lúdico no ensino de botânica em biologia, a fim de proporcionar um aprendizado lúdico, porém significativo foi criado o jogo que visa a estimular o raciocínio lógico dos alunos. Auxiliando o professor de biologia da rede básica de ensino a abordarem de forma significativa um método de ensino diferente do cotidiano escolar, estimulando os alunos de maneira descontraída ao estudo da biologia. Elevando significativamente a qualidade das ações acadêmicas dentro dos cursos de licenciatura. Esse estudo revelou que os alunos da escola básica estão abertos a novas metodologias que enverede por caminhos menos tradicionais, baseados nas aulas expositivas. Os alunos durante o jogo conseguiram interagir de maneira saudável com os demais, melhorando a socialização dos mesmos. O docente deve estar atento às novas possibilidades metodológicas de ensino, sempre focando o ensino na realidade do seu aluno. Observando que o docente nessa prática torna-se um estimulador, sendo o educador um elo entre o jogo lúdico e os estudantes. Após a realização da atividade, constatou-se que ela foi bem aceita pelos alunos e pelos professores das escolas e contribui, dessa maneira, para melhorar a aprendizagem dos alunos em botânica e formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO LÚDICO, AULA INTERATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_43_23_idinscrito_3721_1883651c3ba9ee3497d6291a4dec9f7c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE RODRIGUES DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE"
    "autor_email" => "lidiany-rd@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7569
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1023
    "inscrito_id" => 3721
    "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS."
    "resumo" => "Este trabalho aborda a experiência de um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CCA da UFPB, no desenvolvimento de um jogo de botânica, voltado para o ensino prático e descontraído de alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais da cidade de Areia (PB). Com o objetivo de avaliar a utilização de um jogo lúdico no ensino de botânica em biologia, a fim de proporcionar um aprendizado lúdico, porém significativo foi criado o jogo que visa a estimular o raciocínio lógico dos alunos. Auxiliando o professor de biologia da rede básica de ensino a abordarem de forma significativa um método de ensino diferente do cotidiano escolar, estimulando os alunos de maneira descontraída ao estudo da biologia. Elevando significativamente a qualidade das ações acadêmicas dentro dos cursos de licenciatura. Esse estudo revelou que os alunos da escola básica estão abertos a novas metodologias que enverede por caminhos menos tradicionais, baseados nas aulas expositivas. Os alunos durante o jogo conseguiram interagir de maneira saudável com os demais, melhorando a socialização dos mesmos. O docente deve estar atento às novas possibilidades metodológicas de ensino, sempre focando o ensino na realidade do seu aluno. Observando que o docente nessa prática torna-se um estimulador, sendo o educador um elo entre o jogo lúdico e os estudantes. Após a realização da atividade, constatou-se que ela foi bem aceita pelos alunos e pelos professores das escolas e contribui, dessa maneira, para melhorar a aprendizagem dos alunos em botânica e formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO LÚDICO, AULA INTERATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_43_23_idinscrito_3721_1883651c3ba9ee3497d6291a4dec9f7c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE RODRIGUES DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE"
    "autor_email" => "lidiany-rd@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho aborda a experiência de um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CCA da UFPB, no desenvolvimento de um jogo de botânica, voltado para o ensino prático e descontraído de alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais da cidade de Areia (PB). Com o objetivo de avaliar a utilização de um jogo lúdico no ensino de botânica em biologia, a fim de proporcionar um aprendizado lúdico, porém significativo foi criado o jogo que visa a estimular o raciocínio lógico dos alunos. Auxiliando o professor de biologia da rede básica de ensino a abordarem de forma significativa um método de ensino diferente do cotidiano escolar, estimulando os alunos de maneira descontraída ao estudo da biologia. Elevando significativamente a qualidade das ações acadêmicas dentro dos cursos de licenciatura. Esse estudo revelou que os alunos da escola básica estão abertos a novas metodologias que enverede por caminhos menos tradicionais, baseados nas aulas expositivas. Os alunos durante o jogo conseguiram interagir de maneira saudável com os demais, melhorando a socialização dos mesmos. O docente deve estar atento às novas possibilidades metodológicas de ensino, sempre focando o ensino na realidade do seu aluno. Observando que o docente nessa prática torna-se um estimulador, sendo o educador um elo entre o jogo lúdico e os estudantes. Após a realização da atividade, constatou-se que ela foi bem aceita pelos alunos e pelos professores das escolas e contribui, dessa maneira, para melhorar a aprendizagem dos alunos em botânica e formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.