Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, MULTIMODALIDADE, LEITOR CRÍTICO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Objetivamos, ainda, demonstrar como certos conteúdos de língua portuguesa podem ser abordados em sala de aula, a partir de uma proposta de intervenção referente à leitura de textos multimodais, com a finalidade de desenvolver no aluno a potencialidade de posicionar-se criticamente frente ao lido. Durante a componente curricular Estágio Supervisionado, observamos uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com base na etnografia da educação, partindo do princípio de que o estágio supervisionado deve atentar para a formação acadêmica como um meio de observação, reflexão e, sobretudo, de pesquisa. Para tanto, fundamentamo-nos nas reflexões contidas nos documentos oficiais acerca do ensino de língua, como também, sobre a necessidade de integração, no âmbito escolar, das múltiplas linguagens existentes, considerando-se o novo perfil do aluno do Ensino Médio. Além disso, respaldamo-nos em teóricos como Soares (2000), Marcuschi (2008), Bortoni-Ricardo (2008), Dionísio & Vasconcelos (2013), dentre outros, discorrendo sobre a leitura e sua aplicabilidade no ensino de língua, o trabalho com gêneros textuais, o professor enquanto pesquisador e a abordagem de textos multimodais na sala de aula. Entende-se que a leitura deve ser vista como uma prática social, capaz de possibilitar aos sujeitos o reconhecimento da dinamicidade da língua, que é por natureza argumentativa. 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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Partindo do pressuposto de que as práticas escolares estão atreladas ao fazer docente, importa ressaltar a relevância da busca constante de inovações, por parte dos educadores. Nesse sentido, o presente trabalho pretende refletir acerca das práticas de ensino, bem como verificar quais estratégias de leitura são utilizadas para a interpretação de textos, literários ou não literários no Ensino Médio. Objetivamos, ainda, demonstrar como certos conteúdos de língua portuguesa podem ser abordados em sala de aula, a partir de uma proposta de intervenção referente à leitura de textos multimodais, com a finalidade de desenvolver no aluno a potencialidade de posicionar-se criticamente frente ao lido. Durante a componente curricular Estágio Supervisionado, observamos uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com base na etnografia da educação, partindo do princípio de que o estágio supervisionado deve atentar para a formação acadêmica como um meio de observação, reflexão e, sobretudo, de pesquisa. Para tanto, fundamentamo-nos nas reflexões contidas nos documentos oficiais acerca do ensino de língua, como também, sobre a necessidade de integração, no âmbito escolar, das múltiplas linguagens existentes, considerando-se o novo perfil do aluno do Ensino Médio. Além disso, respaldamo-nos em teóricos como Soares (2000), Marcuschi (2008), Bortoni-Ricardo (2008), Dionísio & Vasconcelos (2013), dentre outros, discorrendo sobre a leitura e sua aplicabilidade no ensino de língua, o trabalho com gêneros textuais, o professor enquanto pesquisador e a abordagem de textos multimodais na sala de aula. Entende-se que a leitura deve ser vista como uma prática social, capaz de possibilitar aos sujeitos o reconhecimento da dinamicidade da língua, que é por natureza argumentativa. Verificamos, assim, a pertinência das estratégias de leitura na formação critica do aluno, podendo refletir no cotidiano social do mesmo.

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