Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLETINDO SOBRE A IMERSÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS-PB NO UNIVERSO DA CIBERCULTURA

Palavra-chaves: CIBERCULTURA, TICS, NATIVOS E MIGRANTES DIGITAIS Comunicação Oral (CO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Vivemos em uma era cada vez mais digital. As práticas e saberes estão sendo cada vez delineados pelo universo da cibercultura. Mas será que as unidades escolares da educação básica das redes municipal de Patos-PB vivenciam, de fato, este universo ciber? Como professores e alunos participam deste contexto? Como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) contribui para isso? Considerando tais problemáticas, o objetivo geral deste trabalho é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa de campo, que intenta analisar como quatro instituições públicas educacionais pesquisadas no município de Patos estão sendo inseridas no contexto da cibercultura, identificando como professores e alunos participam desse processo. Dessa forma, justifica-se como necessário entender e analisar todas essas questões abordadas neste trabalho, a fim de verificar se as escolas estão inseridas no universo da cibercultura. Para tanto, foi estruturado um estudo de caso explicativo, conforme propõe Gil (2008) no qual houve aplicação de questionários e visitas aos laboratórios de informática das unidades escolares investigadas, além da realização de entrevistas com gestores e profissionais responsáveis pelo referido programa em Patos. Posteriormente, foram construídas análises qualitativas, inter-relacionando os perfis quantitativos às reflexões teóricas discutidas no decorrer desta pesquisa.Tendo em vista tais objetivos e encaminhamentos científicos, espera-se que este estudo permita não só conhecermos a realidade da informática nas escolas de uma importante cidade paraibana e sua imersão na cibercultura, bem como discutir responsabilidades, causas e possibilidades para a efetivação do universo ciber na educação, pensando na importância da atuação dos educadores para efetivação da inclusão digital.

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