Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: INTERNATO NÃO MÉDICO, EQUIPE DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE, PAPEL PROFISSIONAL, INTEGRALIDADE EM SAÚDE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Resumo ET 01 - Eixo ensino
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: A RESIDÊNCIA É UMA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, DESTINADA A PROFISSIONAIS DA SAÚDE CARACTERIZADA POR ENSINO EM SERVIÇO, CONSIDERADA COM UMA DAS MAIS EFICAZES FORMAS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, TRANSFORMANDO O PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO E GESTÃO EM SAÚDE1, 2. CRIADA A PARTIR DA PROMULGAÇÃO DA LEI N°11.129 DE 2005, AS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS CONSTITUEM EM UMA ESTRATÉGICA NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A SAÚDE, CONSONANTES COM OS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE², SOBRETUDO NO QUE SE DIZ RESPEITO À INTEGRALIDADE DA ASSISTÊNCIA QUE SE FAZ POR MEIO DO TRABALHO MULTIPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR. CONSIDERANDO SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS, PRETENDE-SE COM ESSE TRABALHO, DESCREVER A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA TUTORIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, VERSANDO ACERCA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZADO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR, QUE OCORREU ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E ABRIL DE 2019. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: EM DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL E O PAPEL DE CADA PROFISSIONAL, FOI SUGERIDA A REALIZAÇÃO DE OFICINAS OU AULAS QUE ABORDASSEM OS PRINCIPAIS DISPOSITIVOS UTILIZADOS POR CADA DISCIPLINA E O MODO COMO MANUSEÁ-LOS. ALÉM DISSO, FORAM LEVANTADAS AS PRINCIPAIS DÚVIDAS DOS INTEGRANTES EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DE CADA PROFISSÃO. A TUTORA DIVIDIU A TURMA POR CATEGORIA PROFISSIONAL E AQUELAS CATEGORIAS QUE POSSUÍAM MAIOR NÚMERO DE PROFISSIONAIS, FORAM DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS. POSTERIORMENTE, ESTRATIFICOU-SE OS TEMAS (SUGERIDOS PELA EQUIPE) E OS DIAS DAS APRESENTAÇÕES. POR MEIO DE UMA FICHA DE PLANEJAMENTO, CADA GRUPO DESCREVEU TODO O PLANO DE AULA, O TEMPO DE DURAÇÃO E OS MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS. POSTERIORMENTE A TUTORA REALIZOU AS RESERVAS DE SALAS NA UNIVERSIDADE OU HOSPITAL, BEM COMO OS MATERIAIS. AS TEMÁTICAS EXPLORADAS FORAM: TERAPIA INFUSIONAL E MANUSEIO DE DISPOSITIVOS INVASIVOS (ENFERMEIROS); VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA E MANOBRAS DE REEXPANSÃO PULMONAR (FISIOTERAPEUTAS); FIXAÇÃO DE FRATURA DE FACE (DENTISTA); TRAQUEOSTOMIA E VÁLVULA FONATÓRIA (FONOAUDIÓLOGA); NUTRIÇÃO ENTERAL CASEIRA (NUTRICIONISTA); ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA (TERAPIA OCUPACIONAL); PROCEDIMENTOS RELACIONADOS A PACIENTES DESCONHECIDOS (SERVIÇO SOCIAL) E; COMUNICAÇÃO ENTRE EQUIPES E ENTRE PROFISSIONAL/PACIENTE (PSICÓLOGA). MEDIANTE AS TEMÁTICAS, CADA CATEGORIA PROFISSIONAL SE ORGANIZOU E LANÇOU MÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ABRANGENTES, ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA. A TUTORA FOI FACILITADORA E INCORPOROU PAPEL COADJUVANTE, FAZENDO DOS MEMBROS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL OS PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: COM ESSA PROPOSTA METODOLÓGICA O RESIDENTE TEVE A OPORTUNIDADE DE MANUSEAR CADA DISPOSITIVO UTILIZADO NA PRÁTICA DIÁRIA DE PROFISSIONAIS DE OUTRAS ÁREAS E ENTENDER O PROCESSO DE TRABALHO DE CADA MEMBRO DA EQUIPE. ALÉM DISSO, AS OFICINAS E AULAS CONTRIBUÍRAM PARA O FORTALECIMENTO TANTO DAS ORIENTAÇÕES DE ALTA HOSPITALAR QUANTO PARA AS ORIENTAÇÕES NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO DOMICILIAR, UMA VEZ QUE FORNECEU SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO PACIENTE E SEUS CUIDADORES. CONCLUI-SE QUE AS ATIVIDADES AGREGARAM VALOR AOS RESIDENTES E FAVORECERAM NO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS NO QUE CONCERNE O PAPEL PROFISSIONAL DE CADA UM, DE MODO A PROMOVER UMA ABORDAGEM INTEGRAL, INTERDISCIPLINAR E HUMANIZADA.

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