Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE UMA RESIDENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DA PESQUISA DE CAMPO NO EPI-SUS.

Palavra-chaves: INQUÉRITO DE SAÚDE, RELATÓRIO DE CAMPO, LEVANTAMENTOS DE SAÚDE, , Resumo ET 01 - Eixo ensino
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA DE CAMPO GRANDE (SESAU) EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), ESTÁ PAUTADO NA EDUCAÇÃO EM SERVIÇO, QUE ALÉM DO EXERCÍCIO ASSISTENCIAL REALIZADO NAS UNIDADES DE SAÚDE, POSSIBILITA POR MEIO DOS ESTÁGIOS EXTERNOS, A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM DIVERSOS SEGMENTOS DA SAÚDE PÚBLICA, VIABILIZANDO A AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA APLICADA AOS SERVIÇOS DO SUS (EPI-SUS) VISA A QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS ESFERAS DAS SECRETARIAS NO ÂMBITO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE, A FIM DE PROMOVER O FORTALECIMENTO DAS INTERVENÇÕES EM VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. A VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROPÕE A REORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EM SAÚDE, AUXILIANDO A EPIDEMIOLOGIA PARA PERCEPÇÃO DAS CAUSAS E DETERMINANTES DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. A ATUAÇÃO INTERPROFISSIONAL PRESENTE NOS DOIS PROGRAMAS SUPRACITADOS OPORTUNIZA UM AMBIENTE IDEAL PARA A APROXIMAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE DIFERENTES SEGMENTOS DA SAÚDE PÚBLICA, O QUE FORTALECE A PROMOÇÃO À SAÚDE E A INTERDISCIPLINARIDADE DAS AÇÕES NO ÂMBITO DO SUS. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A EXPERIÊNCIA RELATA A PARTICIPAÇÃO DE UMA RESIDENTE CIRURGIÃ-DENTISTA DO PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA, QUE TEVE A OPORTUNIDADE DE CUMPRIR ESTÁGIO ELETIVO NO ESCRITÓRIO TÉCNICO DA FIOCRUZ-MS, NO PERÍODO DE 13 A 29 DE OUTUBRO DE 2021, EM UMA DAS INICIATIVAS EDUCACIONAIS OFERTADAS PELA INSTITUIÇÃO. O MÓDULO DA PESQUISA DE CAMPO DO PROGRAMA EPI-SUS INTERMEDIÁRIO, TEM COMO OBJETIVO APRIMORAR E CAPACITAR PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E FOI ACOMPANHADO PELA RESIDENTE, JUNTAMENTE COM OS DEMAIS ALUNOS DO CURSO. ESSA VIVÊNCIA POSSIBILITOU A EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE MANEJAR EM SUA ESSÊNCIA OS CONCEITOS TEÓRICOS APLICADOS NA EPIDEMIOLOGIA DE CAMPO E NA CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO. DESENVOLVIMENTO: A GRADE CURRICULAR DO PROJETO JÁ SE ENCONTRAVA EM SEU SÉTIMO MÓDULO PELOS CURSISTAS REGULARES, HOUVE A OPORTUNIDADE DE SEIS DIAS DE IMERSÃO NO PROGRAMA, SENDO REALIZADOS NOS PRIMEIROS DOIS DIAS ALINHAMENTO DO PROJETO DA PESQUISA E AMBIENTAÇÃO NO TERRITÓRIO; NO TERCEIRO DIA FOI EXECUTADO A PESQUISA DE CAMPO NO TERRITÓRIO, SENDO PACTUADO O PREENCHIMENTO DE 16 QUESTIONÁRIOS A CADA INTEGRANTE, COM 40 QUESTÕES RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS PREVENTIVAS DO SEGUNDO ANO DE PANDEMIA NO BRASIL; NOS QUARTO E QUINTO DIA FORAM PROCESSADOS AS ANÁLISES DOS DADOS OBTIDOS E O SEXTO DIA FOI DESTINADO PARA O FECHAMENTO DA ATIVIDADE COM A APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PARA AS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A INTEGRAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS ATUANTES NA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS E ESTADUAIS COM A RESIDENTE, POSSIBILITOU A TROCA DE EXPERIÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS. ALÉM DISSO, A PROFISSIONAL ENVOLVEU-SE EM PROCESSOS DE TRABALHO DISTINTOS DO SEU HABITUAL, E GUIADA A REFLEXÕES REFERENTES À IMPORTÂNCIA DA VIGILÂNCIA E OS SEUS DESDOBRAMENTOS, PERMITINDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS A SEREM MULTIPLICADOS COM OS PROFISSIONAIS DO SEU PROGRAMA DE RESIDÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

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