Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

PRÁTICAS QUE SE TRANSFORMAM NA CONEXÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E A PESQUISA-INTERVENÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, PESQUISA-INTERVENÇÃO, HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE, APOIO INSTITUCIONAL, ANÁLISE INSTITUCIONAL Resumo ET 02 - Eixo Atenção
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: NO CONTEXTO ATUAL BRASILEIRO O FORTALECIMENTO DE PRÁTICAS COLETIVAS QUE SE APOIEM EM PROCESSOS DEMOCRÁTICOS, INCLUSIVOS E QUE VALORIZEM TODOS OS SUJEITOS, É NECESSÁRIO. ESTES SÃO PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS DE POLÍTICAS COMO A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE (PNH), PROMOÇÃO DA SAÚDE (PNPS) E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS). A PROPOSIÇÃO DE PESQUISAS VOLTADAS A ELUCIDAR COMO SE TECEM ESTAS POLÍTICAS NAS PRÁTICAS DE CUIDADO, GESTÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE, TAMBÉM PRECISAM SE ANCORAR NESTES PRESSUPOSTOS. A PESQUISA-INTERVENÇÃO CONCEBIDA COMO “PESQUISA-COM” TEM SE MOSTRADO IMPRESCINDÍVEL PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E FOMENTO DE PARCERIAS. OBJETIVO: APONTAR MOVIMENTOS PRODUZIDOS POR UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO, COMO POSSIBILIDADE DE AÇÃO QUE PRODUZ DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. MATERIAIS E MÉTODOS: TRATA-SE PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO PESQUISA-INTERVENÇÃO, REALIZADA JUNTO A 24 MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA PERTENCENTES A UM DEPARTAMENTO REGIONAL DE SAÚDE (DRS), TENDO COMO PARTICIPANTES 35 ARTICULADORES DE EPS E APOIADORES DA PNH. UTILIZOU O REFERENCIAL TEÓRICO DA ANÁLISE INSTITUCIONAL, LINHA SOCIOCLÍNICA. RESULTADO: ESTÃO APRESENTADOS DADOS RELATIVOS À VIVÊNCIA DE INTERVENÇÃO REALIZADA EM QUATRO MUNICÍPIOS, EM QUE EQUIPES PARTIRIAM DE PROBLEMAS DISCUTIDOS COM A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO PARA ENFRENTÁ-LOS. OS MUNICÍPIOS FORAM ESCOLHIDOS A PARTIR DE CRITÉRIOS CONSTRUÍDOS PREVIAMENTE. OS PESQUISADORES, ARTICULADORES E APOIADORES CONTRIBUÍRAM NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO JUNTO ÀS EQUIPES ESCOLHIDAS, PELA LEITURA DO CONTEXTO. EM MÉDIA, ACONTECERAM CINCO ENCONTROS COM DUAS HORAS E MEIA. EM DOIS MUNICÍPIOS A VIVÊNCIA FOI PRESENCIAL E NOS OUTROS DOIS A VIVÊNCIA FOI REMOTA, SENDO, AS EQUIPES NA UNIDADE DE SAÚDE COM SEUS APOIADORES/ARTICULADORES E OS PESQUISADORES PARTICIPANDO POR ACESSO REMOTO. OS PROBLEMAS ESCOLHIDOS FORAM: ACOMPANHAMENTO DE HIPERTENSOS/DIABÉTICOS EM PERÍODO PANDÊMICO; CONSTRUÇÃO DE REDE DE CUIDADOS PARA FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE; DIFICULDADES NA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO EM PERÍODO PANDÊMICO; DIFICULDADES COM A RECEPÇÃO DA UNIDADE; FALTA DE CONDIÇÕES DE MATERIAL E MEDICAMENTOS PARA AUMENTAR A RESOLUTIVIDADE DO CUIDADO DA EQUIPE. A VIVÊNCIA CONTRIBUIU PARA QUE UMA EQUIPE SE APROXIMASSE DA GESTÃO, SENDO POSSÍVEL RESSIGNIFICAR A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DE UM E DO OUTRO. EM UM DOS MUNICÍPIOS, A ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES QUE EMERGIRAM SOBRE O “PROBLEMA COM A RECEPÇÃO" CONDUZIU O COLETIVO A PENSAR O PROBLEMA COMO UM ANALISADOR DOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE. EM OUTRO, AS DISCUSSÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO, LEVARAM AS EQUIPES A PERCEBER O QUANTO SE AFASTAVAM DOS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA ATENÇÃO BÁSICA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É POSSÍVEL A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DEMOCRÁTICAS, DIALÓGICAS E REFLEXIVA QUANDO SE ANCORA NOS PRESSUPOSTOS DA EPS E A PESQUISA-COM. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EMERGE DO COTIDIANO DO TRABALHO. AS EQUIPES SE APROXIMARAM DE NOVAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DO CUIDADO E GESTÃO, ASSIM COMO DE ESPAÇOS DE REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO. QUANDO GESTORES SE ABREM PARA ESTA VIVÊNCIA PODEM SE BENEFICIAR DA COPRODUÇÃO. FORTALECEM-SE EQUIPES, PRODUZ-SE CONHECIMENTO, GANHAM OS USUÁRIOS EM QUALIDADE E O SUS CRESCE E SE FORTALECE COMO MAIOR CONQUISTA DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO DO POVO BRASILEIRO.

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