SAÚDE DISCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79108 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 588 "titulo" => "SAÚDE DISCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO" "resumo" => "O CENÁRIO GLOBAL DESENCADEADO PELA PANDEMIA NO INÍCIO DO ANO DE 2020 REPERCUTIU EM VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, GRADATIVAMENTE FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A ACENTUAÇÃO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO PARA A CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES. ALÉM DOS PROBLEMAS SOBRE METODOLOGIAS E ACESSO AO ENSINO, TAMBÉM EMERGIRAM PREOCUPAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES NO DECORRER DO PERCURSO DE AULAS REMOTAS, OU SEJA, NÃO PRESENCIAIS. NESTA DIREÇÃO E UTILIZANDO-SE DO PRECEITO TEÓRICO DA SAÚDE EM SUA CONCEPÇÃO AMPLIADA E DA PROMOÇÃO DE SAÚDE COMO POLÍTICA INDISPENSÁVEL AO ESCOLAR, A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO QUANTIFICAR E QUALIFICAR ELEMENTOS DE SAÚDE QUE PUDESSEM INTERFERIR NO PROCESSO DE ÊXITO DOS ESTUDANTES NO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. COMO FERRAMENTA PARA COLETA DOS DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ONLINE VIA GOOGLE FORMULÁRIO COM 299 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. O QUESTIONÁRIO FOI CONSTRUÍDO ATRAVÉS DE UMA ADAPTAÇÃO DO GLOBAL STUDENT HEALTH SURVEY (GSHS, 2009) E DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR (PENSE - IBGE/MEC), AMBOS UTILIZADOS EM LARGA ESCALA PARA CONFERIR INFORMAÇÕES SOBRE A SAÚDE DE ESTUDANTES. O PERÍODO DE COLETA COINCIDIU COM PARTE DO INTERSTÍCIO DAS AULAS REMOTAS, SENDO COLHIDAS ENTRE AGOSTO E SETEMBRO DE 2021. DENTRE OS PRINCIPAIS GRUPOS DE QUESTÕES CONTIDAS NO QUESTIONÁRIO DESTACAM-SE: ATIVIDADE FÍSICA, ALIMENTAÇÃO, SAÚDE MENTAL, IMAGEM CORPORAL E QUALIDADE DO SONO. AINDA QUE ESTEJA EM ETAPA FINAL DE ANÁLISE, OS DADOS APONTAM PARA QUESTÕES PREOCUPANTES DE SAÚDE GERADAS AOS ESCOLARES DURANTE O PERÍODO DE AULAS EM REGIME DOMICILIAR. 69,6% (208) DOS ESTUDANTES INFORMARAM QUE SE SENTIAM UM POUCO OU MUITO MAIS FELIZES ANTES DO ISOLAMENTO SOCIAL; 46,5% (139) ALEGARAM SE SENTIR MUITO PRESSIONADOS EMOCIONALMENTE PARA CUMPRIR COM AS TAREFAS ESCOLARES; 55,9% (167) SE MOSTRARAM DESANIMADOS OU MUITO DESANIMADOS NAQUELE MOMENTO DO ANO LETIVO; SOBRE SER OU NÃO FISICAMENTE ATIVO, 53,8% (161) INFORMARAM QUE NÃO PRATICAM PELO MENOS 60 MINUTOS DIÁRIOS DE ATIVIDADE FÍSICA; EM RELAÇÃO A QUALIDADE DO SONO, 61,8% (185) APONTAM QUE POSSUEM SONO REGULAR OU RUIM; SOBRE A PERCEPÇÃO DO PESO CORPORAL, 29,4% (88) SE CONSIDERAM GORDOS OU MUITO GORDOS, ENQUANTO 70,6% (211) ENTENDEM SER MAGROS, MUITO MAGROS OU COM O PESO NORMAL. PARTE DOS DADOS PRELIMINARES CORROBORAM COM OS RESULTADOS ENCONTRADOS NA PESQUISA DESENVOLVIDA PELA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS EM PARCERIA COM A UNESCO DO BRASIL, EM QUE PELO MENOS A METADE DOS 14.285 DOCENTES QUESTIONADOS TIVERAM A PERCEPÇÃO DE PERDAS NOS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM E NOS FATORES PSICOSSOCIAIS ASSOCIADOS COM ANSIEDADE E DEPRESSÃO JUNTO AOS ESTUDANTES. COMO CONSIDERAÇÕES TRANSITÓRIAS E IDENTIFICANDO OS INDÍCIOS DE COMPROMETIMENTO NA SAÚDE DOS ESTUDANTES NO CONTEXTO ESTUDADO, ENTENDE-SE, QUE O ENSINO REMOTO NECESSITA DE UM ACOMPANHAMENTO PARA ALÉM DOS ASPECTOS TECNOLÓGICOS E DE ACESSO AO ENSINO DE QUALIDADE. A PROMOÇÃO DA SAÚDE DISCENTE DEVE SER CONSIDERADA ETAPA CONSTITUTIVA DO PROCESSO EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE VULNERABILIDADES NOS DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE DO ESCOLAR PODEM COMPROMETER SIGNIFICATIVAMENTE A APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "SAÚDE DISCENTE, ENSINO REMOTO, PROMOÇÃO DA SAÚDE, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID588_28102021231430.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO SKOWRONSKI" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelosko@gmail.com" "autor_ies" => "IFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79108 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 588 "titulo" => "SAÚDE DISCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO" "resumo" => "O CENÁRIO GLOBAL DESENCADEADO PELA PANDEMIA NO INÍCIO DO ANO DE 2020 REPERCUTIU EM VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, GRADATIVAMENTE FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A ACENTUAÇÃO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO PARA A CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES. ALÉM DOS PROBLEMAS SOBRE METODOLOGIAS E ACESSO AO ENSINO, TAMBÉM EMERGIRAM PREOCUPAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES NO DECORRER DO PERCURSO DE AULAS REMOTAS, OU SEJA, NÃO PRESENCIAIS. NESTA DIREÇÃO E UTILIZANDO-SE DO PRECEITO TEÓRICO DA SAÚDE EM SUA CONCEPÇÃO AMPLIADA E DA PROMOÇÃO DE SAÚDE COMO POLÍTICA INDISPENSÁVEL AO ESCOLAR, A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO QUANTIFICAR E QUALIFICAR ELEMENTOS DE SAÚDE QUE PUDESSEM INTERFERIR NO PROCESSO DE ÊXITO DOS ESTUDANTES NO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. COMO FERRAMENTA PARA COLETA DOS DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ONLINE VIA GOOGLE FORMULÁRIO COM 299 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. O QUESTIONÁRIO FOI CONSTRUÍDO ATRAVÉS DE UMA ADAPTAÇÃO DO GLOBAL STUDENT HEALTH SURVEY (GSHS, 2009) E DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR (PENSE - IBGE/MEC), AMBOS UTILIZADOS EM LARGA ESCALA PARA CONFERIR INFORMAÇÕES SOBRE A SAÚDE DE ESTUDANTES. O PERÍODO DE COLETA COINCIDIU COM PARTE DO INTERSTÍCIO DAS AULAS REMOTAS, SENDO COLHIDAS ENTRE AGOSTO E SETEMBRO DE 2021. DENTRE OS PRINCIPAIS GRUPOS DE QUESTÕES CONTIDAS NO QUESTIONÁRIO DESTACAM-SE: ATIVIDADE FÍSICA, ALIMENTAÇÃO, SAÚDE MENTAL, IMAGEM CORPORAL E QUALIDADE DO SONO. AINDA QUE ESTEJA EM ETAPA FINAL DE ANÁLISE, OS DADOS APONTAM PARA QUESTÕES PREOCUPANTES DE SAÚDE GERADAS AOS ESCOLARES DURANTE O PERÍODO DE AULAS EM REGIME DOMICILIAR. 69,6% (208) DOS ESTUDANTES INFORMARAM QUE SE SENTIAM UM POUCO OU MUITO MAIS FELIZES ANTES DO ISOLAMENTO SOCIAL; 46,5% (139) ALEGARAM SE SENTIR MUITO PRESSIONADOS EMOCIONALMENTE PARA CUMPRIR COM AS TAREFAS ESCOLARES; 55,9% (167) SE MOSTRARAM DESANIMADOS OU MUITO DESANIMADOS NAQUELE MOMENTO DO ANO LETIVO; SOBRE SER OU NÃO FISICAMENTE ATIVO, 53,8% (161) INFORMARAM QUE NÃO PRATICAM PELO MENOS 60 MINUTOS DIÁRIOS DE ATIVIDADE FÍSICA; EM RELAÇÃO A QUALIDADE DO SONO, 61,8% (185) APONTAM QUE POSSUEM SONO REGULAR OU RUIM; SOBRE A PERCEPÇÃO DO PESO CORPORAL, 29,4% (88) SE CONSIDERAM GORDOS OU MUITO GORDOS, ENQUANTO 70,6% (211) ENTENDEM SER MAGROS, MUITO MAGROS OU COM O PESO NORMAL. PARTE DOS DADOS PRELIMINARES CORROBORAM COM OS RESULTADOS ENCONTRADOS NA PESQUISA DESENVOLVIDA PELA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS EM PARCERIA COM A UNESCO DO BRASIL, EM QUE PELO MENOS A METADE DOS 14.285 DOCENTES QUESTIONADOS TIVERAM A PERCEPÇÃO DE PERDAS NOS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM E NOS FATORES PSICOSSOCIAIS ASSOCIADOS COM ANSIEDADE E DEPRESSÃO JUNTO AOS ESTUDANTES. COMO CONSIDERAÇÕES TRANSITÓRIAS E IDENTIFICANDO OS INDÍCIOS DE COMPROMETIMENTO NA SAÚDE DOS ESTUDANTES NO CONTEXTO ESTUDADO, ENTENDE-SE, QUE O ENSINO REMOTO NECESSITA DE UM ACOMPANHAMENTO PARA ALÉM DOS ASPECTOS TECNOLÓGICOS E DE ACESSO AO ENSINO DE QUALIDADE. A PROMOÇÃO DA SAÚDE DISCENTE DEVE SER CONSIDERADA ETAPA CONSTITUTIVA DO PROCESSO EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE VULNERABILIDADES NOS DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE DO ESCOLAR PODEM COMPROMETER SIGNIFICATIVAMENTE A APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "SAÚDE DISCENTE, ENSINO REMOTO, PROMOÇÃO DA SAÚDE, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID588_28102021231430.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO SKOWRONSKI" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelosko@gmail.com" "autor_ies" => "IFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }