Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

SAÚDE DISCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO

Palavra-chaves: SAÚDE DISCENTE, ENSINO REMOTO, PROMOÇÃO DA SAÚDE, PANDEMIA, Resumo ET 01 - Eixo ensino
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

O CENÁRIO GLOBAL DESENCADEADO PELA PANDEMIA NO INÍCIO DO ANO DE 2020 REPERCUTIU EM VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, GRADATIVAMENTE FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A ACENTUAÇÃO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO PARA A CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES. ALÉM DOS PROBLEMAS SOBRE METODOLOGIAS E ACESSO AO ENSINO, TAMBÉM EMERGIRAM PREOCUPAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES NO DECORRER DO PERCURSO DE AULAS REMOTAS, OU SEJA, NÃO PRESENCIAIS. NESTA DIREÇÃO E UTILIZANDO-SE DO PRECEITO TEÓRICO DA SAÚDE EM SUA CONCEPÇÃO AMPLIADA E DA PROMOÇÃO DE SAÚDE COMO POLÍTICA INDISPENSÁVEL AO ESCOLAR, A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO QUANTIFICAR E QUALIFICAR ELEMENTOS DE SAÚDE QUE PUDESSEM INTERFERIR NO PROCESSO DE ÊXITO DOS ESTUDANTES NO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. COMO FERRAMENTA PARA COLETA DOS DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ONLINE VIA GOOGLE FORMULÁRIO COM 299 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. O QUESTIONÁRIO FOI CONSTRUÍDO ATRAVÉS DE UMA ADAPTAÇÃO DO GLOBAL STUDENT HEALTH SURVEY (GSHS, 2009) E DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR (PENSE - IBGE/MEC), AMBOS UTILIZADOS EM LARGA ESCALA PARA CONFERIR INFORMAÇÕES SOBRE A SAÚDE DE ESTUDANTES. O PERÍODO DE COLETA COINCIDIU COM PARTE DO INTERSTÍCIO DAS AULAS REMOTAS, SENDO COLHIDAS ENTRE AGOSTO E SETEMBRO DE 2021. DENTRE OS PRINCIPAIS GRUPOS DE QUESTÕES CONTIDAS NO QUESTIONÁRIO DESTACAM-SE: ATIVIDADE FÍSICA, ALIMENTAÇÃO, SAÚDE MENTAL, IMAGEM CORPORAL E QUALIDADE DO SONO. AINDA QUE ESTEJA EM ETAPA FINAL DE ANÁLISE, OS DADOS APONTAM PARA QUESTÕES PREOCUPANTES DE SAÚDE GERADAS AOS ESCOLARES DURANTE O PERÍODO DE AULAS EM REGIME DOMICILIAR. 69,6% (208) DOS ESTUDANTES INFORMARAM QUE SE SENTIAM UM POUCO OU MUITO MAIS FELIZES ANTES DO ISOLAMENTO SOCIAL; 46,5% (139) ALEGARAM SE SENTIR MUITO PRESSIONADOS EMOCIONALMENTE PARA CUMPRIR COM AS TAREFAS ESCOLARES; 55,9% (167) SE MOSTRARAM DESANIMADOS OU MUITO DESANIMADOS NAQUELE MOMENTO DO ANO LETIVO; SOBRE SER OU NÃO FISICAMENTE ATIVO, 53,8% (161) INFORMARAM QUE NÃO PRATICAM PELO MENOS 60 MINUTOS DIÁRIOS DE ATIVIDADE FÍSICA; EM RELAÇÃO A QUALIDADE DO SONO, 61,8% (185) APONTAM QUE POSSUEM SONO REGULAR OU RUIM; SOBRE A PERCEPÇÃO DO PESO CORPORAL, 29,4% (88) SE CONSIDERAM GORDOS OU MUITO GORDOS, ENQUANTO 70,6% (211) ENTENDEM SER MAGROS, MUITO MAGROS OU COM O PESO NORMAL. PARTE DOS DADOS PRELIMINARES CORROBORAM COM OS RESULTADOS ENCONTRADOS NA PESQUISA DESENVOLVIDA PELA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS EM PARCERIA COM A UNESCO DO BRASIL, EM QUE PELO MENOS A METADE DOS 14.285 DOCENTES QUESTIONADOS TIVERAM A PERCEPÇÃO DE PERDAS NOS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM E NOS FATORES PSICOSSOCIAIS ASSOCIADOS COM ANSIEDADE E DEPRESSÃO JUNTO AOS ESTUDANTES. COMO CONSIDERAÇÕES TRANSITÓRIAS E IDENTIFICANDO OS INDÍCIOS DE COMPROMETIMENTO NA SAÚDE DOS ESTUDANTES NO CONTEXTO ESTUDADO, ENTENDE-SE, QUE O ENSINO REMOTO NECESSITA DE UM ACOMPANHAMENTO PARA ALÉM DOS ASPECTOS TECNOLÓGICOS E DE ACESSO AO ENSINO DE QUALIDADE. A PROMOÇÃO DA SAÚDE DISCENTE DEVE SER CONSIDERADA ETAPA CONSTITUTIVA DO PROCESSO EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE VULNERABILIDADES NOS DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE DO ESCOLAR PODEM COMPROMETER SIGNIFICATIVAMENTE A APRENDIZAGEM.

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