PAPO DE MESTRANDO: A CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79094 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 361 "titulo" => "PAPO DE MESTRANDO: A CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO REMOTO NA ÁREA DA SAÚDE TEM SE MOSTRADO CADA DIA MAIS EFICIENTE POR POSSIBILITAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE TEMÁTICAS DE FORMA CRIATIVA E DINÂMICA. AS REVISTAS ELETRÔNICAS, TIPO NEWSLETTER, SÃO RECURSOS DE BAIXO CUSTO, FÁCIL ACESSO E COM GRANDE POTENCIAL INFORMATIVO. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: ESTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE, NA DISCIPLINA DE CURRÍCULO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE, NO ANO DE 2021. A TURMA DE 44 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM SETE GRUPOS, SENDO SOLICITADO A CONSTRUÇÃO DE DOIS CARDS OU DOIS SLIDES EDUCATIVOS, OU ESQUEMA VISUAL DE ATÉ UMA PÁGINA SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, APÓS A REALIZAÇÃO DE LEITURAS INDIVIDUAIS E POSTERIORMENTE COLETIVAS. APÓS A DISCUSSÃO EM GRUPO, SURGIU O “PAPO DE MESTRANDO”, A NEWSLETTER OFICIAL DA TURMA. ESSE BOLETIM INFORMATIVO TEVE COMO PROPÓSITO A APRESENTAÇÃO DE TEMAS PARA DISCUSSÃO SOBRE OS MAIS DIVERSOS CONTEXTOS, A SABER: ANDRAGOGIA; A DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURRÍCULO; A INTERSEÇÃO ENTRE PROFISSÕES DA SAÚDE, ENTRE OUTROS. DESENVOLVIMENTO: PARA ELABORAÇÃO DA NEWSLETTER O GRUPO REALIZAVA REUNIÕES EM PLATAFORMAS DE ENCONTROS VIRTUAIS, ONDE ERAM DISCUTIDOS OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE A TEMÁTICA PROPOSTA PELOS PROFESSORES A SEREM APRESENTADOS À TURMA NOS ENCONTROS SÍNCRONOS. ESTE TAMBÉM ERA O MOMENTO NO QUAL ACONTECIA A SELEÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E VÍDEOS QUE ERAM COMPARTILHADOS EM CADA EDIÇÃO ATRAVÉS DO USO DE QRCODES. INTERVENÇÕES: O USO DE RECURSOS DIGITAIS QUE PERMITEM A AMPLA DIVULGAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE TEMÁTICAS NA ÁREA DA SAÚDE É ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO NO QUAL NOS ENCONTRAMOS. A PARTIR DESTA EXPERIÊNCIA PERCEBEMOS QUE A NEWSLETTER CONSTITUI UM INSTRUMENTO POTENTE NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL. CONCLUSÃO: EM TEMPOS ONDE INFORMAR E LEVAR EMPODERAMENTO EM SAÚDE DE FORMA SEGURA DIANTE DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS MUNDIAIS EM QUE SE FAZ NECESSÁRIO O ISOLAMENTO SOCIAL SURGE A NECESSIDADE DE REINVENTAR OS RECURSOS JÁ TÃO BEM COMPROVADOS E UTILIZADOS POR SUA EFICÁCIA TANTO NO AMBIENTE PROFISSIONAL COMO NO ACADÊMICO, A EXEMPLO DAS RODAS DE CONVERSA, EXPOSIÇÕES E ENCONTROS COLETIVOS. O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES NOS MOVEM NO SENTIDO DE TRANSFORMAR ESSAS PRÁTICAS A FIM DE NÃO SÓ ATENDER OS OBJETIVOS DESEJADOS, COMO TAMBÉM DE APRIMORAR E ADAPTAR OS MEIOS. SUPERAR ESSES DESAFIOS TEM EXIGIDO A REUNIÃO DE SABERES E COMPETÊNCIAS, MAS TAMBÉM DE CRIATIVIDADE, OBJETIVIDADE E EMOÇÃO, OS QUAIS FORAM REUNIDOS NA CONSTRUÇÃO DA NEWSLETTER, QUE AGREGADA AO TRABALHO EM EQUIPE, POSSIBILITOU A APRENDIZAGEM COLETIVA." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID361_16112021225637.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE IGNÁCIO REBELLO" "autor_nome_curto" => "MARCELLE" "autor_email" => "marcelleignacio@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79094 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 361 "titulo" => "PAPO DE MESTRANDO: A CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO REMOTO NA ÁREA DA SAÚDE TEM SE MOSTRADO CADA DIA MAIS EFICIENTE POR POSSIBILITAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE TEMÁTICAS DE FORMA CRIATIVA E DINÂMICA. AS REVISTAS ELETRÔNICAS, TIPO NEWSLETTER, SÃO RECURSOS DE BAIXO CUSTO, FÁCIL ACESSO E COM GRANDE POTENCIAL INFORMATIVO. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: ESTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE, NA DISCIPLINA DE CURRÍCULO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE, NO ANO DE 2021. A TURMA DE 44 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM SETE GRUPOS, SENDO SOLICITADO A CONSTRUÇÃO DE DOIS CARDS OU DOIS SLIDES EDUCATIVOS, OU ESQUEMA VISUAL DE ATÉ UMA PÁGINA SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, APÓS A REALIZAÇÃO DE LEITURAS INDIVIDUAIS E POSTERIORMENTE COLETIVAS. APÓS A DISCUSSÃO EM GRUPO, SURGIU O “PAPO DE MESTRANDO”, A NEWSLETTER OFICIAL DA TURMA. ESSE BOLETIM INFORMATIVO TEVE COMO PROPÓSITO A APRESENTAÇÃO DE TEMAS PARA DISCUSSÃO SOBRE OS MAIS DIVERSOS CONTEXTOS, A SABER: ANDRAGOGIA; A DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURRÍCULO; A INTERSEÇÃO ENTRE PROFISSÕES DA SAÚDE, ENTRE OUTROS. DESENVOLVIMENTO: PARA ELABORAÇÃO DA NEWSLETTER O GRUPO REALIZAVA REUNIÕES EM PLATAFORMAS DE ENCONTROS VIRTUAIS, ONDE ERAM DISCUTIDOS OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE A TEMÁTICA PROPOSTA PELOS PROFESSORES A SEREM APRESENTADOS À TURMA NOS ENCONTROS SÍNCRONOS. ESTE TAMBÉM ERA O MOMENTO NO QUAL ACONTECIA A SELEÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E VÍDEOS QUE ERAM COMPARTILHADOS EM CADA EDIÇÃO ATRAVÉS DO USO DE QRCODES. INTERVENÇÕES: O USO DE RECURSOS DIGITAIS QUE PERMITEM A AMPLA DIVULGAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE TEMÁTICAS NA ÁREA DA SAÚDE É ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO NO QUAL NOS ENCONTRAMOS. A PARTIR DESTA EXPERIÊNCIA PERCEBEMOS QUE A NEWSLETTER CONSTITUI UM INSTRUMENTO POTENTE NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL. CONCLUSÃO: EM TEMPOS ONDE INFORMAR E LEVAR EMPODERAMENTO EM SAÚDE DE FORMA SEGURA DIANTE DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS MUNDIAIS EM QUE SE FAZ NECESSÁRIO O ISOLAMENTO SOCIAL SURGE A NECESSIDADE DE REINVENTAR OS RECURSOS JÁ TÃO BEM COMPROVADOS E UTILIZADOS POR SUA EFICÁCIA TANTO NO AMBIENTE PROFISSIONAL COMO NO ACADÊMICO, A EXEMPLO DAS RODAS DE CONVERSA, EXPOSIÇÕES E ENCONTROS COLETIVOS. O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES NOS MOVEM NO SENTIDO DE TRANSFORMAR ESSAS PRÁTICAS A FIM DE NÃO SÓ ATENDER OS OBJETIVOS DESEJADOS, COMO TAMBÉM DE APRIMORAR E ADAPTAR OS MEIOS. SUPERAR ESSES DESAFIOS TEM EXIGIDO A REUNIÃO DE SABERES E COMPETÊNCIAS, MAS TAMBÉM DE CRIATIVIDADE, OBJETIVIDADE E EMOÇÃO, OS QUAIS FORAM REUNIDOS NA CONSTRUÇÃO DA NEWSLETTER, QUE AGREGADA AO TRABALHO EM EQUIPE, POSSIBILITOU A APRENDIZAGEM COLETIVA." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID361_16112021225637.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE IGNÁCIO REBELLO" "autor_nome_curto" => "MARCELLE" "autor_email" => "marcelleignacio@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }