Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

PAPO DE MESTRANDO: A CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO, Resumo ET 01 - Eixo ensino
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79094
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 361
    "titulo" => "PAPO DE MESTRANDO: A CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO REMOTO NA ÁREA DA SAÚDE TEM SE MOSTRADO CADA DIA MAIS EFICIENTE POR POSSIBILITAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE TEMÁTICAS DE FORMA CRIATIVA E DINÂMICA. AS REVISTAS ELETRÔNICAS, TIPO NEWSLETTER, SÃO RECURSOS DE BAIXO CUSTO, FÁCIL ACESSO E COM GRANDE POTENCIAL INFORMATIVO. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA:  ESTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE, NA DISCIPLINA DE CURRÍCULO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE, NO ANO DE 2021. A TURMA DE 44 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM SETE GRUPOS, SENDO SOLICITADO A CONSTRUÇÃO DE DOIS CARDS OU DOIS SLIDES EDUCATIVOS, OU ESQUEMA VISUAL DE ATÉ UMA PÁGINA SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, APÓS A REALIZAÇÃO DE LEITURAS INDIVIDUAIS E POSTERIORMENTE COLETIVAS. APÓS A DISCUSSÃO EM GRUPO, SURGIU O “PAPO DE MESTRANDO”, A NEWSLETTER OFICIAL DA TURMA. ESSE BOLETIM INFORMATIVO TEVE COMO PROPÓSITO A APRESENTAÇÃO DE TEMAS PARA DISCUSSÃO SOBRE OS MAIS DIVERSOS CONTEXTOS, A SABER: ANDRAGOGIA; A DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURRÍCULO; A INTERSEÇÃO ENTRE PROFISSÕES DA SAÚDE, ENTRE OUTROS. DESENVOLVIMENTO: PARA ELABORAÇÃO DA NEWSLETTER O GRUPO REALIZAVA REUNIÕES EM PLATAFORMAS DE ENCONTROS VIRTUAIS, ONDE ERAM DISCUTIDOS OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE A TEMÁTICA PROPOSTA PELOS PROFESSORES A SEREM APRESENTADOS À TURMA NOS ENCONTROS SÍNCRONOS. ESTE TAMBÉM ERA O MOMENTO NO QUAL ACONTECIA A SELEÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E VÍDEOS QUE ERAM COMPARTILHADOS EM CADA EDIÇÃO ATRAVÉS DO USO DE QRCODES. INTERVENÇÕES: O USO DE RECURSOS DIGITAIS QUE PERMITEM A AMPLA DIVULGAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE TEMÁTICAS NA ÁREA DA SAÚDE É ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO NO QUAL NOS ENCONTRAMOS. A PARTIR DESTA EXPERIÊNCIA PERCEBEMOS QUE A NEWSLETTER CONSTITUI UM INSTRUMENTO POTENTE NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL. CONCLUSÃO: EM TEMPOS ONDE INFORMAR E LEVAR EMPODERAMENTO EM SAÚDE DE FORMA SEGURA DIANTE DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS MUNDIAIS EM QUE SE FAZ NECESSÁRIO O ISOLAMENTO SOCIAL SURGE A NECESSIDADE DE REINVENTAR OS RECURSOS JÁ TÃO BEM COMPROVADOS E UTILIZADOS POR SUA EFICÁCIA TANTO NO AMBIENTE PROFISSIONAL COMO NO ACADÊMICO, A EXEMPLO DAS RODAS DE CONVERSA, EXPOSIÇÕES E ENCONTROS COLETIVOS. O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES NOS MOVEM NO SENTIDO DE TRANSFORMAR ESSAS PRÁTICAS A FIM DE NÃO SÓ ATENDER OS OBJETIVOS DESEJADOS, COMO TAMBÉM DE APRIMORAR E ADAPTAR OS MEIOS. SUPERAR ESSES DESAFIOS TEM EXIGIDO A REUNIÃO DE SABERES E COMPETÊNCIAS, MAS TAMBÉM DE CRIATIVIDADE, OBJETIVIDADE E EMOÇÃO, OS QUAIS FORAM REUNIDOS NA CONSTRUÇÃO DA NEWSLETTER, QUE AGREGADA AO TRABALHO EM EQUIPE, POSSIBILITOU A APRENDIZAGEM COLETIVA."
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID361_16112021225637.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLE IGNÁCIO REBELLO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLE"
    "autor_email" => "marcelleignacio@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79094
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 361
    "titulo" => "PAPO DE MESTRANDO: A CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO REMOTO NA ÁREA DA SAÚDE TEM SE MOSTRADO CADA DIA MAIS EFICIENTE POR POSSIBILITAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE TEMÁTICAS DE FORMA CRIATIVA E DINÂMICA. AS REVISTAS ELETRÔNICAS, TIPO NEWSLETTER, SÃO RECURSOS DE BAIXO CUSTO, FÁCIL ACESSO E COM GRANDE POTENCIAL INFORMATIVO. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA:  ESTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE, NA DISCIPLINA DE CURRÍCULO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE, NO ANO DE 2021. A TURMA DE 44 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM SETE GRUPOS, SENDO SOLICITADO A CONSTRUÇÃO DE DOIS CARDS OU DOIS SLIDES EDUCATIVOS, OU ESQUEMA VISUAL DE ATÉ UMA PÁGINA SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, APÓS A REALIZAÇÃO DE LEITURAS INDIVIDUAIS E POSTERIORMENTE COLETIVAS. APÓS A DISCUSSÃO EM GRUPO, SURGIU O “PAPO DE MESTRANDO”, A NEWSLETTER OFICIAL DA TURMA. ESSE BOLETIM INFORMATIVO TEVE COMO PROPÓSITO A APRESENTAÇÃO DE TEMAS PARA DISCUSSÃO SOBRE OS MAIS DIVERSOS CONTEXTOS, A SABER: ANDRAGOGIA; A DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURRÍCULO; A INTERSEÇÃO ENTRE PROFISSÕES DA SAÚDE, ENTRE OUTROS. DESENVOLVIMENTO: PARA ELABORAÇÃO DA NEWSLETTER O GRUPO REALIZAVA REUNIÕES EM PLATAFORMAS DE ENCONTROS VIRTUAIS, ONDE ERAM DISCUTIDOS OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE A TEMÁTICA PROPOSTA PELOS PROFESSORES A SEREM APRESENTADOS À TURMA NOS ENCONTROS SÍNCRONOS. ESTE TAMBÉM ERA O MOMENTO NO QUAL ACONTECIA A SELEÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E VÍDEOS QUE ERAM COMPARTILHADOS EM CADA EDIÇÃO ATRAVÉS DO USO DE QRCODES. INTERVENÇÕES: O USO DE RECURSOS DIGITAIS QUE PERMITEM A AMPLA DIVULGAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE TEMÁTICAS NA ÁREA DA SAÚDE É ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO NO QUAL NOS ENCONTRAMOS. A PARTIR DESTA EXPERIÊNCIA PERCEBEMOS QUE A NEWSLETTER CONSTITUI UM INSTRUMENTO POTENTE NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL. CONCLUSÃO: EM TEMPOS ONDE INFORMAR E LEVAR EMPODERAMENTO EM SAÚDE DE FORMA SEGURA DIANTE DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS MUNDIAIS EM QUE SE FAZ NECESSÁRIO O ISOLAMENTO SOCIAL SURGE A NECESSIDADE DE REINVENTAR OS RECURSOS JÁ TÃO BEM COMPROVADOS E UTILIZADOS POR SUA EFICÁCIA TANTO NO AMBIENTE PROFISSIONAL COMO NO ACADÊMICO, A EXEMPLO DAS RODAS DE CONVERSA, EXPOSIÇÕES E ENCONTROS COLETIVOS. O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES NOS MOVEM NO SENTIDO DE TRANSFORMAR ESSAS PRÁTICAS A FIM DE NÃO SÓ ATENDER OS OBJETIVOS DESEJADOS, COMO TAMBÉM DE APRIMORAR E ADAPTAR OS MEIOS. SUPERAR ESSES DESAFIOS TEM EXIGIDO A REUNIÃO DE SABERES E COMPETÊNCIAS, MAS TAMBÉM DE CRIATIVIDADE, OBJETIVIDADE E EMOÇÃO, OS QUAIS FORAM REUNIDOS NA CONSTRUÇÃO DA NEWSLETTER, QUE AGREGADA AO TRABALHO EM EQUIPE, POSSIBILITOU A APRENDIZAGEM COLETIVA."
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID361_16112021225637.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLE IGNÁCIO REBELLO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLE"
    "autor_email" => "marcelleignacio@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO REMOTO NA ÁREA DA SAÚDE TEM SE MOSTRADO CADA DIA MAIS EFICIENTE POR POSSIBILITAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE TEMÁTICAS DE FORMA CRIATIVA E DINÂMICA. AS REVISTAS ELETRÔNICAS, TIPO NEWSLETTER, SÃO RECURSOS DE BAIXO CUSTO, FÁCIL ACESSO E COM GRANDE POTENCIAL INFORMATIVO. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: ESTE ESTUDO RELATA A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UMA NEWSLETTER NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE, NA DISCIPLINA DE CURRÍCULO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE, NO ANO DE 2021. A TURMA DE 44 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM SETE GRUPOS, SENDO SOLICITADO A CONSTRUÇÃO DE DOIS CARDS OU DOIS SLIDES EDUCATIVOS, OU ESQUEMA VISUAL DE ATÉ UMA PÁGINA SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, APÓS A REALIZAÇÃO DE LEITURAS INDIVIDUAIS E POSTERIORMENTE COLETIVAS. APÓS A DISCUSSÃO EM GRUPO, SURGIU O “PAPO DE MESTRANDO”, A NEWSLETTER OFICIAL DA TURMA. ESSE BOLETIM INFORMATIVO TEVE COMO PROPÓSITO A APRESENTAÇÃO DE TEMAS PARA DISCUSSÃO SOBRE OS MAIS DIVERSOS CONTEXTOS, A SABER: ANDRAGOGIA; A DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURRÍCULO; A INTERSEÇÃO ENTRE PROFISSÕES DA SAÚDE, ENTRE OUTROS. DESENVOLVIMENTO: PARA ELABORAÇÃO DA NEWSLETTER O GRUPO REALIZAVA REUNIÕES EM PLATAFORMAS DE ENCONTROS VIRTUAIS, ONDE ERAM DISCUTIDOS OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE A TEMÁTICA PROPOSTA PELOS PROFESSORES A SEREM APRESENTADOS À TURMA NOS ENCONTROS SÍNCRONOS. ESTE TAMBÉM ERA O MOMENTO NO QUAL ACONTECIA A SELEÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E VÍDEOS QUE ERAM COMPARTILHADOS EM CADA EDIÇÃO ATRAVÉS DO USO DE QRCODES. INTERVENÇÕES: O USO DE RECURSOS DIGITAIS QUE PERMITEM A AMPLA DIVULGAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE TEMÁTICAS NA ÁREA DA SAÚDE É ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO NO QUAL NOS ENCONTRAMOS. A PARTIR DESTA EXPERIÊNCIA PERCEBEMOS QUE A NEWSLETTER CONSTITUI UM INSTRUMENTO POTENTE NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL. CONCLUSÃO: EM TEMPOS ONDE INFORMAR E LEVAR EMPODERAMENTO EM SAÚDE DE FORMA SEGURA DIANTE DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS MUNDIAIS EM QUE SE FAZ NECESSÁRIO O ISOLAMENTO SOCIAL SURGE A NECESSIDADE DE REINVENTAR OS RECURSOS JÁ TÃO BEM COMPROVADOS E UTILIZADOS POR SUA EFICÁCIA TANTO NO AMBIENTE PROFISSIONAL COMO NO ACADÊMICO, A EXEMPLO DAS RODAS DE CONVERSA, EXPOSIÇÕES E ENCONTROS COLETIVOS. O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES NOS MOVEM NO SENTIDO DE TRANSFORMAR ESSAS PRÁTICAS A FIM DE NÃO SÓ ATENDER OS OBJETIVOS DESEJADOS, COMO TAMBÉM DE APRIMORAR E ADAPTAR OS MEIOS. SUPERAR ESSES DESAFIOS TEM EXIGIDO A REUNIÃO DE SABERES E COMPETÊNCIAS, MAS TAMBÉM DE CRIATIVIDADE, OBJETIVIDADE E EMOÇÃO, OS QUAIS FORAM REUNIDOS NA CONSTRUÇÃO DA NEWSLETTER, QUE AGREGADA AO TRABALHO EM EQUIPE, POSSIBILITOU A APRENDIZAGEM COLETIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.