Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

AVALIAÇÃO DA VISÃO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PERÍODOS PRÉ E PÓS-PANDÊMICOS

Palavra-chaves: SERVIÇOS DE SAÚDE ESCOLAR, ACUIDADE VISUAL, COVID-19, , Resumo ET 02 - Eixo Atenção
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

RESUMO: INSTITUÍDO POR MEIO DO DECRETO PRESIDENCIAL Nº 6.286, DE 5/12/2007, O PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA (PSE) TEM COMO META A PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE DOS EDUCANDOS, VISANDO ASSISTIR O VULNERABILIZADO E ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. ENTRE OS TRABALHADOS DESENVOLVIDOS NAS EQUIPES INTERSETORIAIS (SAÚDE X ESCOLA) DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE VISUAL. A PERDA DA ACUIDADE VISUAL PODE SER CAUSADA POR FATORES BIOLÓGICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS, SENDO EVIDENTE A LEVIANDADE FRENTE AO PROBLEMA. A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL TEVE INÍCIO EM 26 DE FEVEREIRO DE 2020 CONFORME DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, SABE-SE QUE APESAR DE TODO O ESFORÇO DA EQUIPE INTERSETORIAL, O EXAME CLÍNICO DOS ALUNOS SE TORNOU DIFICULTOSO PELA AUSÊNCIA DO ENSINO PRESENCIAL E A INSTITUIÇÃO DA VIA REMOTA. A PROPOSTA TEM COMO MÉTODO RELATAR E REALIZAR UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS ENCONTRADOS DE AVALIAÇÃO VISUAL DOS EDUCANDOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DOURADOS, MS ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2021. PARA O EXAME VISUAL UTILIZOU-SE A ESCALA DE SNELLEN, A QUAL APRESENTA LINHAS DE OPTÓTIPOS CORRESPONDENTES AOS VALORES DE 0,1 A 1,0, PERMITINDO POR MEIO DESTA UMA AVALIAÇÃO INICIAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS DE REFRAÇÃO (<0,7), SENDO NECESSÁRIO QUE ESTES SEJAM INVESTIGADOS PELA ESPECIALIDADE DA OFTALMOLOGIA. QUANTO AOS ACHADOS, VERIFICOU-SE QUE EM 2019, DO TOTAL DE 533 EDUCANDOS, TODOS FORAM EXAMINADOS (100%), SENDO ENCAMINHADOS PARA OFTALMOLOGIA CERCA DE 38%. JÁ EM 2021, DO TOTAL DE 527 ESTUDANTES MATRICULADOS, A AVALIAÇÃO FOI POSSÍVEL SER REALIZADA EM APENAS 331 EDUCANDOS, SENDO ENCAMINHADOS PARA A ESPECIALIDADE 36%. CONSIDERANDO PERÍODO PRÉ PANDÊMICO (2019), FORAM REALIZADOS 201 ENCAMINHAMENTOS PARA OFTALMOLOGIA, DESTES, 4% ENXERGARAM ENTRE 0,1 À 0,3, 20% OBTIVERAM VALORES ENTRE 0,4 À 0,6 E 76% ACIMA DE 0,7 NA ESCALA, O QUE CONTRASTA COM OS DADOS ENCONTRADOS NO PERÍODO PÓS PANDEMIA, ONDE 120 EDUCANDOS FORAM ENCAMINHADOS, SENDO QUE 11% ENXERGARAM ENTRE 0,1 A 0,3 NO TESTE, 43% ENTRE 0,4 A 0,6, E SOMENTE 46% DO TOTAL ACIMA DE 0,7. ACRESCENTA-SE QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NÃO SENDO POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DO TESTE, SÃO AUTOMATICAMENTE ENCAMINHADOS PARA AVALIAÇÃO COM OFTALMOLOGISTA. VALE RESSALTAR QUE EM 2019 A EQUIPE NÃO AVALIOU PERCEPÇÃO DE CORES, JÁ EM 2021 FOI REALIZADA, TENDO A DETECÇÃO DE UM CASO DE DALTONISMO. PERCEBE-SE QUE OS EXAMES VISUAIS FORAM DRASTICAMENTE REDUZIDOS NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO DEVIDO SISTEMA HÍBRIDO E REMOTO DE ENSINO, CITA-SE NESTE O FATO DE QUE VÁRIOS EDUCANDOS JÁ NÃO SE ENCONTRAVAM RESIDINDO NO MUNICÍPIO, AO MESMO TEMPO QUE, FICA EVIDENTE O AUMENTO SIGNIFICATIVO DOS CASOS DE ALTERAÇÕES VISUAIS NOS DISCENTES APÓS PERÍODO PANDÊMICO E RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL. É FATO QUE JUNTO AO ENSINO REMOTO, RESTRIÇÃO DE ÁREAS DE LAZER E SOCIALIZAÇÃO, HOUVE AUMENTO EXPRESSIVO DO USO DE TELAS (TELEVISÃO, COMPUTADORES, CELULARES E OUTROS DISPOSITIVOS MÓVEIS), NO ENTANTO FAZ-SE NECESSÁRIO MAIS PESQUISAS RELACIONADAS AO TEMA PARA INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS ETIOLÓGICAS. ASSIM, É PRIMORDIAL QUE HAJA MAIOR OFERTA DE ESPECIALISTAS E ÓRTESES PARA A VISÃO, BEM COMO SUA ACESSIBILIDADE AOS ESTUDANTES.

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