Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

INSTRUMENTOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS) É ENTENDIDA COMO UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM COLETIVA E COMPARTILHADA NO TRABALHO, REALIZADA A PARTIR DA REALIDADE DAS PESSOAS E DAS INSTITUIÇÕES, OU SEJA, AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS, OS SEUS CONHECIMENTOS E OS PROBLEMAS LOCAIS SÃO FOCO DE ATENÇÃO. NESTE SENTIDO, É IMPORTANTE A GARANTIA DO PLANEJAMENTO E A GESTÃO ADEQUADA DAS AÇÕES DE EPS PARA AUMENTAR A RESOLUBILIDADE DE MEDIDAS PACTUADAS E IMPLEMENTADAS NO SUS. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA QUE OBJETIVOU IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EPS, TENDO COMO REFERÊNCIA OS ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS DA ÁREA DA SAÚDE, NO CONTEXTO BRASILEIRO. ASSIM, FORAM REALIZADAS PESQUISAS NAS BASES DE DADOS LILACS E SCIELO, EM FEVEREIRO DE 2020, UTILIZANDO AS PALAVRAS-CHAVE “EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE”, “MONITORAMENTO” E “AVALIAÇÃO”, E FOI EMPREGADO OS FILTROS: ARTIGOS, TEXTOS COMPLETOS, LÍNGUA PORTUGUESA, PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. AS BUSCAS RESULTARAM EM 20 ARTIGOS NA BASE DE DADOS LILACS E 21 TEXTOS NA SCIELO, PORÉM, APÓS A LEITURA DAS PUBLICAÇÕES, APENAS 5 ARTIGOS FORAM CONSIDERADOS, POIS OS DEMAIS ERAM ITENS REPETIDOS OU NÃO SE RELACIONAVAM AO OBJETIVO DA PESQUISA. OS RESULTADOS DO ESTUDO INDICAM UM DESCONHECIMENTO SOBRE O QUE SIGNIFICA REALMENTE EPS. ELA É VISTA COMO SINÔNIMO DE TREINAMENTO, CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA, E AINDA DESENVOLVIDA PELA LÓGICA DE HIERARQUIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO DA TOMADA DE DECISÃO. OS TIPOS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO EMPREGADOS AINDA ESTÃO LIGADOS AO CARÁTER TÉCNICO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS (TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, CARGA HORÁRIA, PÚBLICO-ALVO, ETC). NÃO HÁ TENTATIVAS DE SE AVALIAR A EFETIVIDADE DAS AÇÕES, NEM OS RESULTADOS ALCANÇADOS OU MUDANÇAS PROMOVIDAS EM MÉDIO OU LONGO PRAZO. EVIDENCIA-SE TAMBÉM, UMA CARÊNCIA DE LITERATURA SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EPS E POUCOS INSTRUMENTOS ESPECÍFICOS PARA TAL. QUANDO EXISTE A TENTATIVA DE REALIZAR O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EPS, PERCEBE-SE A PREDOMINÂNCIA DA EXECUÇÃO DESSES PROCESSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA, SENDO QUE O INSTRUMENTO UTILIZADO É A AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (AMAQ). PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE TRABALHO QUE RESGATEM E FORTALEÇAM OS ASPECTOS DO PLANEJAMENTO COLETIVO E GESTÃO PARTICIPATIVA DAS AÇÕES DE EPS, DESDE O NÍVEL FEDERAL ATÉ O MUNICIPAL, GARANTINDO NÃO SÓ A IMPLEMENTAÇÃO DESTA LÓGICA DE TRABALHO, MAS TAMBÉM INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS DIVERSOS NÍVEIS GOVERNAMENTAIS DE ESTRATÉGIAS PARA MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE EPS.

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