Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

APLICAÇÃO DE BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS QUE DESENVOLVEM O EQUILÍBRIO COM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A APAE

Palavra-chaves: ENFERMEIRO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, JOGOS, BRINCADEIRAS, Resumo ET 01 - Eixo ensino
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79047
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 516
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS QUE DESENVOLVEM O EQUILÍBRIO COM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A APAE"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO VEM GRADUALMENTE SENDO INSERIDA NA PRÁTICA ASSISTENCIAL ÀS CRIANÇAS E COM ELA INÚMEROS BENEFÍCIOS DESTA VIVÊNCIA SE CONSOLIDAM NO CONTEXTO DO CUIDADO. OS ENFERMEIROS O TÊM UTILIZADO NÃO SÓ COMO UM MEIO DE ALÍVIO PARA AS QUESTÕES IMPOSTAS PELA DOENÇA, MAS TAMBÉM COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO, PELA QUAL PODEM DAR OU RECEBER INFORMAÇÕES DO QUE AS SITUAÇÕES SIGNIFICAM PARA AS CRIANÇAS E O QUE ESTÃO COMPREENDENDO DELAS, COMO TAMBÉM DESENVOLVER HABILIDADES DE EXPRESSÃO CORPORAL E EQUILÍBRIO. OBJETIVOU-SE COM ESSE ESTUDO DESCREVER A APLICAÇÃO DE BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS QUE DESENVOLVEM O EQUILÍBRIO COM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A APAE. AVALIAMOS A HIPÓTESE DE QUE O DESENVOLVIMENTO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO QUE DESENVOLVE O EQUILÍBRIO É ESTRATÉGICO PARA FACILITAR O ATO DE EXPRESSÃO CORPORAIS. ESTE TRABALHO SURGIU PARA COMPOR A DISCIPLINA DE PRÁTICA CLÍNICA NO PROCESSO DE CUIDAR DA SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE, NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI O DESENVOLVIMENTO DE TRÊS BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS, PARA AUXILIAR A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA APAE DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA, A ENSINAR A CRIANÇA COM TEA, A UTILIZAR SUA MECÂNICA CORPORAL E EQUILÍBRIO, CONFECCIONADOS À PARTIR DE MATERIAIS RECICLADOS DE FÁCIL REPRODUÇÃO, COMO EVA, CD, BOLA DE GUDE, COLA QUENTE, CAIXA DE PAPELÃO, PAPELÃO, COPO PLÁSTICO E BASE DE MADEIRA. COMO RESULTADO FOI APLICADO TRÊS BRINQUEDOS, O PEÃO, LABIRINTO E JOGO DE BASQUETE. O PEÃO, A CRIANÇA DEVE SER CONVIDADA A RODAR O PEÃO E A OBSERVAR SEU MOVIMENTO. APÓS TENTAR REPRODUZIR COM SEU CORPO, RODANDO EM UM PÉ. A OUTRA POSSIBILIDADE É CRIAR DESAFIOS PARA AVALIAR QUAL PARTICIPANTE CONSEGUE RODAR O PEÃO POR UM TEMPO MAIOR. O LABIRINTO A CRIANÇA PEGA O LABIRINTO E TENTA MOVER SEUS BRAÇOS PARA QUE A BOLA PASSE PELO PERCURSO E ENCONTRE A SAÍDA, DESSA FORMA A CRIANÇA ESTÁ SENDO CONVIDADA A DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EQUILÍBRIO E CONCENTRAÇÃO. O JOGO DE BASQUETE A CRIANÇA É CONVIDADA A JOGAR A BOLA NA CESTA E SUA PONTUAÇÃO SERÁ CONTATA, PODENDO TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS DE SOMA, MAIOR E MENOR, EQUILÍBRIO, CONCENTRAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA. DURANTE A APLICAÇÃO FOI POSSÍVEL OBSERVAR COMO AS CRIANÇAS AO VER O BRINQUEDO ADAPTA, DENTRO DE SEU POTENCIAL DE ENTENDIMENTO E DESENVOLVIMENTO E APÓS AO DEMOSTRAR COMO DEVE SER A BRINCADEIRA, TAMBÉM APRENDE E DESENVOLVE A HABILIDADE ESPERADA. APÓS DESPERTAR O INTERESSE DA CRIANÇA, HOUVE A POSSIBILIDADE DO TRABALHO EM GRUPO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERAÇÃO SOCIAL. PODEMOS CONCLUIR QUE OS BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS AUXILIAM A CRIAÇÃO DE VÍNCULO COM AS CRIANÇAS ATENDIDAS NA APAE, POSSIBILITANDO NOVOS APRENDIZADOS, PODENDO DESENVOLVER O EQUILÍBRIO ATRAVÉS DE BRINQUEDOS DE FÁCIL REPRODUÇÃO."
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "ENFERMEIRO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, JOGOS, BRINCADEIRAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID516_28102021160529.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OBERDAN LOPES NOGUES JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OBERDAN"
    "autor_email" => "OBERSOFTEC@YAHOO.COM.BR"
    "autor_ies" => "UNIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79047
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 516
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS QUE DESENVOLVEM O EQUILÍBRIO COM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A APAE"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO VEM GRADUALMENTE SENDO INSERIDA NA PRÁTICA ASSISTENCIAL ÀS CRIANÇAS E COM ELA INÚMEROS BENEFÍCIOS DESTA VIVÊNCIA SE CONSOLIDAM NO CONTEXTO DO CUIDADO. OS ENFERMEIROS O TÊM UTILIZADO NÃO SÓ COMO UM MEIO DE ALÍVIO PARA AS QUESTÕES IMPOSTAS PELA DOENÇA, MAS TAMBÉM COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO, PELA QUAL PODEM DAR OU RECEBER INFORMAÇÕES DO QUE AS SITUAÇÕES SIGNIFICAM PARA AS CRIANÇAS E O QUE ESTÃO COMPREENDENDO DELAS, COMO TAMBÉM DESENVOLVER HABILIDADES DE EXPRESSÃO CORPORAL E EQUILÍBRIO. OBJETIVOU-SE COM ESSE ESTUDO DESCREVER A APLICAÇÃO DE BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS QUE DESENVOLVEM O EQUILÍBRIO COM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A APAE. AVALIAMOS A HIPÓTESE DE QUE O DESENVOLVIMENTO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO QUE DESENVOLVE O EQUILÍBRIO É ESTRATÉGICO PARA FACILITAR O ATO DE EXPRESSÃO CORPORAIS. ESTE TRABALHO SURGIU PARA COMPOR A DISCIPLINA DE PRÁTICA CLÍNICA NO PROCESSO DE CUIDAR DA SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE, NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI O DESENVOLVIMENTO DE TRÊS BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS, PARA AUXILIAR A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA APAE DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA, A ENSINAR A CRIANÇA COM TEA, A UTILIZAR SUA MECÂNICA CORPORAL E EQUILÍBRIO, CONFECCIONADOS À PARTIR DE MATERIAIS RECICLADOS DE FÁCIL REPRODUÇÃO, COMO EVA, CD, BOLA DE GUDE, COLA QUENTE, CAIXA DE PAPELÃO, PAPELÃO, COPO PLÁSTICO E BASE DE MADEIRA. COMO RESULTADO FOI APLICADO TRÊS BRINQUEDOS, O PEÃO, LABIRINTO E JOGO DE BASQUETE. O PEÃO, A CRIANÇA DEVE SER CONVIDADA A RODAR O PEÃO E A OBSERVAR SEU MOVIMENTO. APÓS TENTAR REPRODUZIR COM SEU CORPO, RODANDO EM UM PÉ. A OUTRA POSSIBILIDADE É CRIAR DESAFIOS PARA AVALIAR QUAL PARTICIPANTE CONSEGUE RODAR O PEÃO POR UM TEMPO MAIOR. O LABIRINTO A CRIANÇA PEGA O LABIRINTO E TENTA MOVER SEUS BRAÇOS PARA QUE A BOLA PASSE PELO PERCURSO E ENCONTRE A SAÍDA, DESSA FORMA A CRIANÇA ESTÁ SENDO CONVIDADA A DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EQUILÍBRIO E CONCENTRAÇÃO. O JOGO DE BASQUETE A CRIANÇA É CONVIDADA A JOGAR A BOLA NA CESTA E SUA PONTUAÇÃO SERÁ CONTATA, PODENDO TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS DE SOMA, MAIOR E MENOR, EQUILÍBRIO, CONCENTRAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA. DURANTE A APLICAÇÃO FOI POSSÍVEL OBSERVAR COMO AS CRIANÇAS AO VER O BRINQUEDO ADAPTA, DENTRO DE SEU POTENCIAL DE ENTENDIMENTO E DESENVOLVIMENTO E APÓS AO DEMOSTRAR COMO DEVE SER A BRINCADEIRA, TAMBÉM APRENDE E DESENVOLVE A HABILIDADE ESPERADA. APÓS DESPERTAR O INTERESSE DA CRIANÇA, HOUVE A POSSIBILIDADE DO TRABALHO EM GRUPO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERAÇÃO SOCIAL. PODEMOS CONCLUIR QUE OS BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS AUXILIAM A CRIAÇÃO DE VÍNCULO COM AS CRIANÇAS ATENDIDAS NA APAE, POSSIBILITANDO NOVOS APRENDIZADOS, PODENDO DESENVOLVER O EQUILÍBRIO ATRAVÉS DE BRINQUEDOS DE FÁCIL REPRODUÇÃO."
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "ENFERMEIRO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, JOGOS, BRINCADEIRAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID516_28102021160529.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OBERDAN LOPES NOGUES JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OBERDAN"
    "autor_email" => "OBERSOFTEC@YAHOO.COM.BR"
    "autor_ies" => "UNIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

A UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO VEM GRADUALMENTE SENDO INSERIDA NA PRÁTICA ASSISTENCIAL ÀS CRIANÇAS E COM ELA INÚMEROS BENEFÍCIOS DESTA VIVÊNCIA SE CONSOLIDAM NO CONTEXTO DO CUIDADO. OS ENFERMEIROS O TÊM UTILIZADO NÃO SÓ COMO UM MEIO DE ALÍVIO PARA AS QUESTÕES IMPOSTAS PELA DOENÇA, MAS TAMBÉM COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO, PELA QUAL PODEM DAR OU RECEBER INFORMAÇÕES DO QUE AS SITUAÇÕES SIGNIFICAM PARA AS CRIANÇAS E O QUE ESTÃO COMPREENDENDO DELAS, COMO TAMBÉM DESENVOLVER HABILIDADES DE EXPRESSÃO CORPORAL E EQUILÍBRIO. OBJETIVOU-SE COM ESSE ESTUDO DESCREVER A APLICAÇÃO DE BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS QUE DESENVOLVEM O EQUILÍBRIO COM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A APAE. AVALIAMOS A HIPÓTESE DE QUE O DESENVOLVIMENTO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO QUE DESENVOLVE O EQUILÍBRIO É ESTRATÉGICO PARA FACILITAR O ATO DE EXPRESSÃO CORPORAIS. ESTE TRABALHO SURGIU PARA COMPOR A DISCIPLINA DE PRÁTICA CLÍNICA NO PROCESSO DE CUIDAR DA SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE, NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI O DESENVOLVIMENTO DE TRÊS BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS, PARA AUXILIAR A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA APAE DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA, A ENSINAR A CRIANÇA COM TEA, A UTILIZAR SUA MECÂNICA CORPORAL E EQUILÍBRIO, CONFECCIONADOS À PARTIR DE MATERIAIS RECICLADOS DE FÁCIL REPRODUÇÃO, COMO EVA, CD, BOLA DE GUDE, COLA QUENTE, CAIXA DE PAPELÃO, PAPELÃO, COPO PLÁSTICO E BASE DE MADEIRA. COMO RESULTADO FOI APLICADO TRÊS BRINQUEDOS, O PEÃO, LABIRINTO E JOGO DE BASQUETE. O PEÃO, A CRIANÇA DEVE SER CONVIDADA A RODAR O PEÃO E A OBSERVAR SEU MOVIMENTO. APÓS TENTAR REPRODUZIR COM SEU CORPO, RODANDO EM UM PÉ. A OUTRA POSSIBILIDADE É CRIAR DESAFIOS PARA AVALIAR QUAL PARTICIPANTE CONSEGUE RODAR O PEÃO POR UM TEMPO MAIOR. O LABIRINTO A CRIANÇA PEGA O LABIRINTO E TENTA MOVER SEUS BRAÇOS PARA QUE A BOLA PASSE PELO PERCURSO E ENCONTRE A SAÍDA, DESSA FORMA A CRIANÇA ESTÁ SENDO CONVIDADA A DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EQUILÍBRIO E CONCENTRAÇÃO. O JOGO DE BASQUETE A CRIANÇA É CONVIDADA A JOGAR A BOLA NA CESTA E SUA PONTUAÇÃO SERÁ CONTATA, PODENDO TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS DE SOMA, MAIOR E MENOR, EQUILÍBRIO, CONCENTRAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA. DURANTE A APLICAÇÃO FOI POSSÍVEL OBSERVAR COMO AS CRIANÇAS AO VER O BRINQUEDO ADAPTA, DENTRO DE SEU POTENCIAL DE ENTENDIMENTO E DESENVOLVIMENTO E APÓS AO DEMOSTRAR COMO DEVE SER A BRINCADEIRA, TAMBÉM APRENDE E DESENVOLVE A HABILIDADE ESPERADA. APÓS DESPERTAR O INTERESSE DA CRIANÇA, HOUVE A POSSIBILIDADE DO TRABALHO EM GRUPO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERAÇÃO SOCIAL. PODEMOS CONCLUIR QUE OS BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS AUXILIAM A CRIAÇÃO DE VÍNCULO COM AS CRIANÇAS ATENDIDAS NA APAE, POSSIBILITANDO NOVOS APRENDIZADOS, PODENDO DESENVOLVER O EQUILÍBRIO ATRAVÉS DE BRINQUEDOS DE FÁCIL REPRODUÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.