O PERFIL PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO PERMANENTE: RESULTADOS DA REDE UNA-SUS DE 2008 A 2021
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79088 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 481 "titulo" => "O PERFIL PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO PERMANENTE: RESULTADOS DA REDE UNA-SUS DE 2008 A 2021" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA TÊM SIDO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, OPORTUNIZANDO A ATUALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, CUJO TEMPO É, NA MAIORIA DAS VEZES, ESCASSO PARA A REALIZAÇÃO DE UM CURSO PRESENCIAL, SOBRETUDO AQUELES RESIDENTES EM REGIÕES REMOTAS. NESSE SENTIDO, O SISTEMA UNA-SUS FOI INSTITUÍDO, COMPOSTO DE UMA REDE DE 35 INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CREDENCIADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, RESPONSÁVEIS PELA OFERTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EM RESPOSTA ÀS DEMANDAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. OBJETIVO: O OBJETIVO DESSE ESTUDO, DE NATUREZA QUANTITATIVA, É TRAÇAR O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICOS, QUE BUSCARAM SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM OFERTAS PRODUZIDAS PELO UNA-SUS, ENTRE OS ANOS DE 2008 E 2021. METODOLOGIA: FORAM EXTRAÍDOS OS DADOS REFERENTES À MATRÍCULA NOS CURSOS E AO PERFIL DOS USUÁRIOS DO SISTEMA UNA-SUS NA PLATAFORMA AROUCA, UTILIZANDO-SE COMO FILTRO O GRAU ACADÊMICO DOS PROFISSIONAIS CADASTRADOS, CONSIDERANDO-SE TODO O PERÍODO DE OFERTA DO SISTEMA UNA-SUS, EM SEGUIDA ANALISADOS POR ESTATÍSTICA DESCRITIVA. RESULTADOS: HOUVE UM TOTAL DE 6.914,206 PROFISSIONAIS MATRICULADOS NO PERÍODO DO ESTUDO, ORIUNDOS DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS, SENDO SP (10.9%), MG (8.9%), RJ (7.0%), PE (6.3%), BA (6.0%) E CE (6.0%) OS MAIS ASSOCIADOS. A MÉDIA DE IDADE DOS PROFISSIONAIS É DE 36.4 ANOS. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR QUE MAIS OFERTARAM CURSOS SÃO A UFPEL (59.0%), SEGUIDO DA UFSC (21.8%), FIOCRUZ BRASÍLIA (10.1%), UERJ (4.0%) E UFMA (2.6%). AS PROFISSÕES MAIS PRESENTES FORAM ‘ESTUDANTES’ (18.5%), SEGUIDOS DE ‘ENFERMEIROS’ (17.2%), ‘TÉCNICOS DE ENFERMAGEM’ (15.0%), ‘OUTROS’ (11.0%) E ‘MÉDICOS’ (7.9%). QUANTO À RAÇA, ‘BRANCOS’ REPRESENTAM 33.1%, SEGUIDOS DE ‘PARDOS’ (22.6%), ‘SEM INFORMAÇÃO’ (24.4%) E ‘AMARELOS’ (14.5%). OS CURSOS MAIS PROCURADOS SÃO ‘ABORDAGEM DOMICILIAR EM CUIDADOS PALIATIVOS INTERDISCIPLINAR’ (24.6%), ‘ABORDAGEM DO SOBREPESO E OBESIDADE NA APS’ (21.8%), ‘ABORDAGEM DOMICILIAR EM SITUAÇÕES CLÍNICAS COMUNS EM IDOSOS – ENFERMAGEM’ (17.0%), ‘ABORDAGEM DAS SÍNDROMES GERIÁTRICAS E CUIDADOS PALIATIVOS NA APS’ (10.1%) E ‘ABORDAGEM DOMICILIAR EM SITUAÇÕES CLÍNICAS COMUNS EM IDOSOS – MEDICINA’ (8.1%). CONCLUSÃO: O SISTEMA UNA-SUS É UM ATOR-CHAVE NA QUALIFICAÇÃO DOS DENTISTAS, POR MEIO DE SEUS CURSOS OFERTADOS À DISTÂNCIA E DE MANEIRA GRATUITA, SENDO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ DE CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E CONTRIBUINDO PARA MELHORIAS NOS SERVIÇOS OFERTADOS PELO SUS." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PERMANENTE, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, SUS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID481_28102021205020.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ MIGUEL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ OLIVEIRA" "autor_email" => "josueoliberi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79088 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 481 "titulo" => "O PERFIL PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO PERMANENTE: RESULTADOS DA REDE UNA-SUS DE 2008 A 2021" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA TÊM SIDO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, OPORTUNIZANDO A ATUALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, CUJO TEMPO É, NA MAIORIA DAS VEZES, ESCASSO PARA A REALIZAÇÃO DE UM CURSO PRESENCIAL, SOBRETUDO AQUELES RESIDENTES EM REGIÕES REMOTAS. NESSE SENTIDO, O SISTEMA UNA-SUS FOI INSTITUÍDO, COMPOSTO DE UMA REDE DE 35 INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CREDENCIADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, RESPONSÁVEIS PELA OFERTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EM RESPOSTA ÀS DEMANDAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. OBJETIVO: O OBJETIVO DESSE ESTUDO, DE NATUREZA QUANTITATIVA, É TRAÇAR O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICOS, QUE BUSCARAM SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM OFERTAS PRODUZIDAS PELO UNA-SUS, ENTRE OS ANOS DE 2008 E 2021. METODOLOGIA: FORAM EXTRAÍDOS OS DADOS REFERENTES À MATRÍCULA NOS CURSOS E AO PERFIL DOS USUÁRIOS DO SISTEMA UNA-SUS NA PLATAFORMA AROUCA, UTILIZANDO-SE COMO FILTRO O GRAU ACADÊMICO DOS PROFISSIONAIS CADASTRADOS, CONSIDERANDO-SE TODO O PERÍODO DE OFERTA DO SISTEMA UNA-SUS, EM SEGUIDA ANALISADOS POR ESTATÍSTICA DESCRITIVA. RESULTADOS: HOUVE UM TOTAL DE 6.914,206 PROFISSIONAIS MATRICULADOS NO PERÍODO DO ESTUDO, ORIUNDOS DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS, SENDO SP (10.9%), MG (8.9%), RJ (7.0%), PE (6.3%), BA (6.0%) E CE (6.0%) OS MAIS ASSOCIADOS. A MÉDIA DE IDADE DOS PROFISSIONAIS É DE 36.4 ANOS. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR QUE MAIS OFERTARAM CURSOS SÃO A UFPEL (59.0%), SEGUIDO DA UFSC (21.8%), FIOCRUZ BRASÍLIA (10.1%), UERJ (4.0%) E UFMA (2.6%). AS PROFISSÕES MAIS PRESENTES FORAM ‘ESTUDANTES’ (18.5%), SEGUIDOS DE ‘ENFERMEIROS’ (17.2%), ‘TÉCNICOS DE ENFERMAGEM’ (15.0%), ‘OUTROS’ (11.0%) E ‘MÉDICOS’ (7.9%). QUANTO À RAÇA, ‘BRANCOS’ REPRESENTAM 33.1%, SEGUIDOS DE ‘PARDOS’ (22.6%), ‘SEM INFORMAÇÃO’ (24.4%) E ‘AMARELOS’ (14.5%). OS CURSOS MAIS PROCURADOS SÃO ‘ABORDAGEM DOMICILIAR EM CUIDADOS PALIATIVOS INTERDISCIPLINAR’ (24.6%), ‘ABORDAGEM DO SOBREPESO E OBESIDADE NA APS’ (21.8%), ‘ABORDAGEM DOMICILIAR EM SITUAÇÕES CLÍNICAS COMUNS EM IDOSOS – ENFERMAGEM’ (17.0%), ‘ABORDAGEM DAS SÍNDROMES GERIÁTRICAS E CUIDADOS PALIATIVOS NA APS’ (10.1%) E ‘ABORDAGEM DOMICILIAR EM SITUAÇÕES CLÍNICAS COMUNS EM IDOSOS – MEDICINA’ (8.1%). CONCLUSÃO: O SISTEMA UNA-SUS É UM ATOR-CHAVE NA QUALIFICAÇÃO DOS DENTISTAS, POR MEIO DE SEUS CURSOS OFERTADOS À DISTÂNCIA E DE MANEIRA GRATUITA, SENDO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ DE CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E CONTRIBUINDO PARA MELHORIAS NOS SERVIÇOS OFERTADOS PELO SUS." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PERMANENTE, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, SUS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID481_28102021205020.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ MIGUEL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ OLIVEIRA" "autor_email" => "josueoliberi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }