RESUMO
INTRODUÇÃO
ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS OU EPA DO INGLÊS ENTRUSTABLE PROFESSIONAL ACTIVITIES SÃO ATIVIDADES ESSENCIAIS NA PRÁTICA PROFISSIONAL QUE PODEM SER CONFIADAS A UM ESTAGIÁRIO OU RESIDENTE, ASSIM QUE ELE DEMONSTRE CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES SEM SUPERVISÃO E FORAM DESCRITAS PRIMEIRAMENTE POR OLLE TEN CATE EM 2005. AS EPA SÃO PRÁTICAS QUE PODEM SER APRENDIDAS, OBSERVADAS E AVALIADAS EM UM DETERMINADO CONTEXTO, CENÁRIO OU PRAZO QUE DEMANDEM DIVERSAS AÇÕES. DESTA FORMA, A CADA NÍVEL DE FORMAÇÃO, O ESTAGIÁRIO OU RESIDENTE DEVERÁ DESENVOLVER UM CONJUNTO ESPECÍFICOS DE AÇÕES, INICIANDO COM SUPERVISÃO DIRETA, E PROGRESSIVAMENTE ATÉ FINALIZAR A GRADUAÇÃO OU RESIDÊNCIA EXECUTAR DE FORMA INDEPENDENTE.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
O HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE INICIOU NO ANO DE 2019, UMA FORMAÇÃO PARA PRECEPTORES E GESTORES DE RESIDÊNCIA E DE EDUCAÇÃO PERMANENTE POR TODO BRASIL. FORAM SELECIONADOS PRECEPTORES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA GRADE DOURADOS-HU-UFGD E DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE COMPREENDENDO AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, ENASF/AP E CENTROS DE ESPECIALIDADES. ALÉM DE OFERECER A FORMAÇÃO PARA PRECEPTORIA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS, AO FINAL FOI PROPOSTO O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NAS RESIDÊNCIAS.
DESENVOLVIMENTO
O PROJETO DE INTERVENÇÃO TEVE COMO FOCO AS RESIDÊNCIAS DA LINHA DE CUIDADO MATERNO-INFANTIL (MÉDICA EM GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA, MÉDICA EM PEDIATRIA, MULTIPROFISSIONAL MATERNO INFANTIL E UNIPROFISSIONAL EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA), SENDO UM DOS GRANDES DESAFIOS, PROMOVER A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E AS PRÁTICAS COLABORATIVAS NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA. FORAM ELENCADOS CENÁRIOS DE PRÁTICA QUE RECEBESSEM AO MENOS DOIS PROGRAMAS RESIDÊNCIAS PARA INICIAR A CONSTRUÇÃO DA MATRIZ EPA.
INTERVENÇÃO
FORAM SELECIONADOS ALGUNS PRECEPTORES (MEDICINA, ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO) QUE NÃO ESTAVAM REALIZANDO A ESPECIALIZAÇÃO, MAS QUE ATUAM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE NAS RESIDÊNCIAS DE CONCENTRAÇÃO UNIPROFISSIONAL E MULTIPROFISSIONAL NO HU-UFGD E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. OS CENÁRIOS DE PRÁTICA SELECIONADOS FORAM: CENTRO OBSTÉTRICO, PRONTO ATENDIMENTO GINECOLÓGICO E OBSTÉTRICO-PAGO, ALOJAMENTO CONJUNTO E UBSF CACHOEIRINHA.
APÓS A SELEÇÃO DOS PRECEPTORES, FOI REALIZADA UMA OFICINA COM OS MESMOS PARA APRESENTAÇÃO DA MATRIZ EPA E SUA FINALIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. A PARTIR DESTA OFICINA, CADA PRECEPTOR REALIZOU, EM SEU CENÁRIO DE PRÁTICA, O PREENCHIMENTO DE DUAS MATRIZES, SENDO A PRIMEIRA COM TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO RESIDENTE E OS RESPECTIVOS NÍVEIS DE SUPERVISÃO, A SEGUNDA PLANILHA CONTENDO A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES, DIVIDIDAS EM OITO SEÇÕES: TÍTULO, ESPECIFICAÇÕES E LIMITAÇÕES, RISCOS POTENCIAIS EM CASO DE FALHA, LIGAÇÕES COM UMA ESCALA DE COMPETÊNCIAS, CONHECIMENTO, HABILIDADES, ATITUDES E EXPERIÊNCIA, FONTES DE INFORMAÇÕES QUE AUXILIEM AS DECISÕES DE ATRIBUIÇÃO, NÍVEL DE SUPERVISÃO ESPERADO PARA CADA ATIVIDADE.
CADA PRECEPTOR DEVERIA APLICAR A MATRIZ EPA COM UM RESIDENTE DA SUA ÊNFASE DE ATUAÇÃO DE MANEIRA A DEMONSTRAR A EFETIVIDADE DESSE NOVO MODELO PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE E PARA FINALIZAR O RESIDENTE ESCREVIA AO FINAL UM RELATO AVALIANDO A EXPERIÊNCIA.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
PERCEBEMOS A POTÊNCIA DA MATRIZ EPA PARA PROMOVER MOVIMENTO DE REFLEXÃO DOS PRECEPTORES SOBRE AS AÇÕES DOS RESIDENTES NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA.