MATRIZ EPA-FERRAMENTA PARA FORMAÇÂO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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AS EPA SÃO PRÁTICAS QUE PODEM SER APRENDIDAS, OBSERVADAS E AVALIADAS EM UM DETERMINADO CONTEXTO, CENÁRIO OU PRAZO QUE DEMANDEM DIVERSAS AÇÕES. DESTA FORMA, A CADA NÍVEL DE FORMAÇÃO, O ESTAGIÁRIO OU RESIDENTE DEVERÁ DESENVOLVER UM CONJUNTO ESPECÍFICOS DE AÇÕES, INICIANDO COM SUPERVISÃO DIRETA, E PROGRESSIVAMENTE ATÉ FINALIZAR A GRADUAÇÃO OU RESIDÊNCIA EXECUTAR DE FORMA INDEPENDENTE.\r\n DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA\r\n O HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE INICIOU NO ANO DE 2019, UMA FORMAÇÃO PARA PRECEPTORES E GESTORES DE RESIDÊNCIA E DE EDUCAÇÃO PERMANENTE POR TODO BRASIL. FORAM SELECIONADOS PRECEPTORES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA GRADE DOURADOS-HU-UFGD E DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE COMPREENDENDO AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, ENASF/AP E CENTROS DE ESPECIALIDADES. ALÉM DE OFERECER A FORMAÇÃO PARA PRECEPTORIA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS, AO FINAL FOI PROPOSTO O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NAS RESIDÊNCIAS. \r\n DESENVOLVIMENTO\r\n O PROJETO DE INTERVENÇÃO TEVE COMO FOCO AS RESIDÊNCIAS DA LINHA DE CUIDADO MATERNO-INFANTIL (MÉDICA EM GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA, MÉDICA EM PEDIATRIA, MULTIPROFISSIONAL MATERNO INFANTIL E UNIPROFISSIONAL EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA), SENDO UM DOS GRANDES DESAFIOS, PROMOVER A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E AS PRÁTICAS COLABORATIVAS NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA. FORAM ELENCADOS CENÁRIOS DE PRÁTICA QUE RECEBESSEM AO MENOS DOIS PROGRAMAS RESIDÊNCIAS PARA INICIAR A CONSTRUÇÃO DA MATRIZ EPA. \r\n INTERVENÇÃO\r\n FORAM SELECIONADOS ALGUNS PRECEPTORES (MEDICINA, ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO) QUE NÃO ESTAVAM REALIZANDO A ESPECIALIZAÇÃO, MAS QUE ATUAM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE NAS RESIDÊNCIAS DE CONCENTRAÇÃO UNIPROFISSIONAL E MULTIPROFISSIONAL NO HU-UFGD E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. 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A PARTIR DESTA OFICINA, CADA PRECEPTOR REALIZOU, EM SEU CENÁRIO DE PRÁTICA, O PREENCHIMENTO DE DUAS MATRIZES, SENDO A PRIMEIRA COM TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO RESIDENTE E OS RESPECTIVOS NÍVEIS DE SUPERVISÃO, A SEGUNDA PLANILHA CONTENDO A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES, DIVIDIDAS EM OITO SEÇÕES: TÍTULO, ESPECIFICAÇÕES E LIMITAÇÕES, RISCOS POTENCIAIS EM CASO DE FALHA, LIGAÇÕES COM UMA ESCALA DE COMPETÊNCIAS, CONHECIMENTO, HABILIDADES, ATITUDES E EXPERIÊNCIA, FONTES DE INFORMAÇÕES QUE AUXILIEM AS DECISÕES DE ATRIBUIÇÃO, NÍVEL DE SUPERVISÃO ESPERADO PARA CADA ATIVIDADE. \r\n CADA PRECEPTOR DEVERIA APLICAR A MATRIZ EPA COM UM RESIDENTE DA SUA ÊNFASE DE ATUAÇÃO DE MANEIRA A DEMONSTRAR A EFETIVIDADE DESSE NOVO MODELO PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE E PARA FINALIZAR O RESIDENTE ESCREVIA AO FINAL UM RELATO AVALIANDO A EXPERIÊNCIA. \r\n CONSIDERAÇÕES FINAIS\r\n PERCEBEMOS A POTÊNCIA DA MATRIZ EPA PARA PROMOVER MOVIMENTO DE REFLEXÃO DOS PRECEPTORES SOBRE AS AÇÕES DOS RESIDENTES NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA. 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