Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

AÇÃO EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, SAÚDE MENTAL, MEDITAÇÃO, Resumo ET 01 - Eixo ensino
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79044
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 835
    "titulo" => """
      AÇÃO EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA \r\n
      ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => """
      INTRODUÇÃO: A PANDEMIA DA COVID-19 AFETOU A POPULAÇÃO MUNDIALMENTE. O MEDO DE SE \r\n
      CONTAMINAR, AS INCERTEZAS SOBRE O FUTURO, O ESTRESSE ECONÔMICO E O ISOLAMENTO SOCIAL CONTRIBUÍRAM \r\n
      PARA O APARECIMENTO DE SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E DISTÚRBIOS DO SONO. NESSE CONTEXTO, A \r\n
      MEDITAÇÃO, PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR INSTITUCIONALIZADA PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE \r\n
      (SUS), PODE AJUDAR NA REDUÇÃO DO ESTRESSE, NA MELHORIA DA QUALIDADE DO SONO, MAIOR BEM-ESTAR \r\n
      FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: TRATA-SE DE UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA \r\n
      DE CINCO ACADÊMICAS DO 3º. SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE \r\n
      DOURADOS (UFGD) DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA \r\n
      COMUNIDADE. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) ALTOS DO MONTE \r\n
      ALEGRE, EM DOURADOS-MS. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS VISITAS DOMICILIARES, OBSERVAÇÃO DOS \r\n
      ATENDIMENTOS NA UNIDADE E DISCUSSÃO DOS PROBLEMAS COM A EQUIPE DE SAÚDE LOCAL. A PARTIR DAS \r\n
      NECESSIDADES ENCONTRADAS, DESENVOLVEU-SE UM PROJETO PARA ESTIMULAR A PRÁTICA DE MEDITAÇÃO E \r\n
      ELABORADO UM CARTAZ PARA ESCLARECER OS USUÁRIOS SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UBS. \r\n
      DESENVOLVIMENTO: NAS VISITAS DOMICILIARES, PERCEBERAM-SE MUITOS PACIENTES COM SINTOMAS DE \r\n
      ANSIEDADE, DEPRESSÃO E SENTIMENTO DE SOLIDÃO. A MAIORIA ERA IDOSOS, APOSENTADOS OU PESSOAS \r\n
      AFASTADAS DOS SEUS TRABALHOS EM DECORRÊNCIA DE PROBLEMAS DE SAÚDE. OUTRA PROBLEMÁTICA NA REGIÃO \r\n
      ERA A FALTA DE INFORMAÇÃO QUANTO AOS SERVIÇOS DA UBS. INTERVENÇÕES: O PROJETO OPTOU POR DIVULGAR \r\n
      E ESTIMULAR A MEDITAÇÃO GUIADA, DE MODO COMPLEMENTAR AO TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO \r\n
      MÉDICO. A MEDITAÇÃO OCORREU EM DOIS DIAS, NO TURNO MATUTINO E FOI DIVULGADA NA UBS E PELOS\r\n
      AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS). HOUVE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS \r\n
      (ALIMENTAÇÃO, PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, ACOMPANHAMENTO MÉDICO) E SOBRE A MEDITAÇÃO \r\n
      (O QUE É PRÁTICA, HISTÓRICO E BENEFÍCIOS). EM SEGUIDA, FOI REALIZADA A MEDITAÇÃO GUIADA PELAS \r\n
      ACADÊMICAS E POR UMA PROFISSIONAL DA ÁREA. LOGO APÓS, DESENVOLVEU-SE UMA RODA DE CONVERSA, EM \r\n
      QUE OS PARTICIPANTES RELATARAM ESTADO DE MAIOR TRANQUILIDADE, RELAXAMENTO, PAZ E ATÉ DE EMOÇÃO, \r\n
      EVIDENCIANDO OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO. PARA DAR CONTINUIDADE A ESSA AÇÃO, AS ESTUDANTES \r\n
      ELABORARAM UM VÍDEO INFORMATIVO SOBRE VIDA SAUDÁVEL E COM A MEDITAÇÃO GUIADA, A FIM DE QUE A \r\n
      POPULAÇÃO CONSIGA PRATICAR EM CASA. O VÍDEO FOI DIVULGADO DURANTE A AÇÃO PRESENCIAL E TAMBÉM \r\n
      EM UM CARTAZ NA UBS COM O LINK E “QRCODE”. POR FIM, NA PORTA DE ENTRADA FOI COLOCADO UM CARTAZ \r\n
      SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UBS, COM INFORMAÇÕES DA UBS (ENDEREÇO, TELEFONE, HORÁRIO), DOS \r\n
      SERVIÇOS MATUTINOS E VESPERTINOS E OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA O ATENDIMENTO DO USUÁRIO.\r\n
      CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ACOMPANHAMENTO DA ROTINA DA UBS E A APLICAÇÃO DO PROJETO TIVERAM \r\n
      GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PESSOAL DAS ESTUDANTES, DESTACANDO A RELEVÂNCIA \r\n
      DA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE DO SERVIÇO. DESSA FORMA, EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO \r\n
      PRECOCE ENTRE OS ACADÊMICOS DE MEDICINA E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
      """
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, SAÚDE MENTAL, MEDITAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID835_16112021113820.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA BORGES DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ISADORA"
    "autor_email" => "isadorabbrito@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFGD- UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79044
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 835
    "titulo" => """
      AÇÃO EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA \r\n
      ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => """
      INTRODUÇÃO: A PANDEMIA DA COVID-19 AFETOU A POPULAÇÃO MUNDIALMENTE. O MEDO DE SE \r\n
      CONTAMINAR, AS INCERTEZAS SOBRE O FUTURO, O ESTRESSE ECONÔMICO E O ISOLAMENTO SOCIAL CONTRIBUÍRAM \r\n
      PARA O APARECIMENTO DE SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E DISTÚRBIOS DO SONO. NESSE CONTEXTO, A \r\n
      MEDITAÇÃO, PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR INSTITUCIONALIZADA PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE \r\n
      (SUS), PODE AJUDAR NA REDUÇÃO DO ESTRESSE, NA MELHORIA DA QUALIDADE DO SONO, MAIOR BEM-ESTAR \r\n
      FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: TRATA-SE DE UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA \r\n
      DE CINCO ACADÊMICAS DO 3º. SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE \r\n
      DOURADOS (UFGD) DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA \r\n
      COMUNIDADE. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) ALTOS DO MONTE \r\n
      ALEGRE, EM DOURADOS-MS. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS VISITAS DOMICILIARES, OBSERVAÇÃO DOS \r\n
      ATENDIMENTOS NA UNIDADE E DISCUSSÃO DOS PROBLEMAS COM A EQUIPE DE SAÚDE LOCAL. A PARTIR DAS \r\n
      NECESSIDADES ENCONTRADAS, DESENVOLVEU-SE UM PROJETO PARA ESTIMULAR A PRÁTICA DE MEDITAÇÃO E \r\n
      ELABORADO UM CARTAZ PARA ESCLARECER OS USUÁRIOS SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UBS. \r\n
      DESENVOLVIMENTO: NAS VISITAS DOMICILIARES, PERCEBERAM-SE MUITOS PACIENTES COM SINTOMAS DE \r\n
      ANSIEDADE, DEPRESSÃO E SENTIMENTO DE SOLIDÃO. A MAIORIA ERA IDOSOS, APOSENTADOS OU PESSOAS \r\n
      AFASTADAS DOS SEUS TRABALHOS EM DECORRÊNCIA DE PROBLEMAS DE SAÚDE. OUTRA PROBLEMÁTICA NA REGIÃO \r\n
      ERA A FALTA DE INFORMAÇÃO QUANTO AOS SERVIÇOS DA UBS. INTERVENÇÕES: O PROJETO OPTOU POR DIVULGAR \r\n
      E ESTIMULAR A MEDITAÇÃO GUIADA, DE MODO COMPLEMENTAR AO TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO \r\n
      MÉDICO. A MEDITAÇÃO OCORREU EM DOIS DIAS, NO TURNO MATUTINO E FOI DIVULGADA NA UBS E PELOS\r\n
      AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS). HOUVE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS \r\n
      (ALIMENTAÇÃO, PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, ACOMPANHAMENTO MÉDICO) E SOBRE A MEDITAÇÃO \r\n
      (O QUE É PRÁTICA, HISTÓRICO E BENEFÍCIOS). EM SEGUIDA, FOI REALIZADA A MEDITAÇÃO GUIADA PELAS \r\n
      ACADÊMICAS E POR UMA PROFISSIONAL DA ÁREA. LOGO APÓS, DESENVOLVEU-SE UMA RODA DE CONVERSA, EM \r\n
      QUE OS PARTICIPANTES RELATARAM ESTADO DE MAIOR TRANQUILIDADE, RELAXAMENTO, PAZ E ATÉ DE EMOÇÃO, \r\n
      EVIDENCIANDO OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO. PARA DAR CONTINUIDADE A ESSA AÇÃO, AS ESTUDANTES \r\n
      ELABORARAM UM VÍDEO INFORMATIVO SOBRE VIDA SAUDÁVEL E COM A MEDITAÇÃO GUIADA, A FIM DE QUE A \r\n
      POPULAÇÃO CONSIGA PRATICAR EM CASA. O VÍDEO FOI DIVULGADO DURANTE A AÇÃO PRESENCIAL E TAMBÉM \r\n
      EM UM CARTAZ NA UBS COM O LINK E “QRCODE”. POR FIM, NA PORTA DE ENTRADA FOI COLOCADO UM CARTAZ \r\n
      SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UBS, COM INFORMAÇÕES DA UBS (ENDEREÇO, TELEFONE, HORÁRIO), DOS \r\n
      SERVIÇOS MATUTINOS E VESPERTINOS E OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA O ATENDIMENTO DO USUÁRIO.\r\n
      CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ACOMPANHAMENTO DA ROTINA DA UBS E A APLICAÇÃO DO PROJETO TIVERAM \r\n
      GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PESSOAL DAS ESTUDANTES, DESTACANDO A RELEVÂNCIA \r\n
      DA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE DO SERVIÇO. DESSA FORMA, EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO \r\n
      PRECOCE ENTRE OS ACADÊMICOS DE MEDICINA E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
      """
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, SAÚDE MENTAL, MEDITAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID835_16112021113820.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA BORGES DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ISADORA"
    "autor_email" => "isadorabbrito@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFGD- UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: A PANDEMIA DA COVID-19 AFETOU A POPULAÇÃO MUNDIALMENTE. O MEDO DE SE CONTAMINAR, AS INCERTEZAS SOBRE O FUTURO, O ESTRESSE ECONÔMICO E O ISOLAMENTO SOCIAL CONTRIBUÍRAM PARA O APARECIMENTO DE SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E DISTÚRBIOS DO SONO. NESSE CONTEXTO, A MEDITAÇÃO, PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR INSTITUCIONALIZADA PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), PODE AJUDAR NA REDUÇÃO DO ESTRESSE, NA MELHORIA DA QUALIDADE DO SONO, MAIOR BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: TRATA-SE DE UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE CINCO ACADÊMICAS DO 3º. SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA COMUNIDADE. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) ALTOS DO MONTE ALEGRE, EM DOURADOS-MS. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS VISITAS DOMICILIARES, OBSERVAÇÃO DOS ATENDIMENTOS NA UNIDADE E DISCUSSÃO DOS PROBLEMAS COM A EQUIPE DE SAÚDE LOCAL. A PARTIR DAS NECESSIDADES ENCONTRADAS, DESENVOLVEU-SE UM PROJETO PARA ESTIMULAR A PRÁTICA DE MEDITAÇÃO E ELABORADO UM CARTAZ PARA ESCLARECER OS USUÁRIOS SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UBS. DESENVOLVIMENTO: NAS VISITAS DOMICILIARES, PERCEBERAM-SE MUITOS PACIENTES COM SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E SENTIMENTO DE SOLIDÃO. A MAIORIA ERA IDOSOS, APOSENTADOS OU PESSOAS AFASTADAS DOS SEUS TRABALHOS EM DECORRÊNCIA DE PROBLEMAS DE SAÚDE. OUTRA PROBLEMÁTICA NA REGIÃO ERA A FALTA DE INFORMAÇÃO QUANTO AOS SERVIÇOS DA UBS. INTERVENÇÕES: O PROJETO OPTOU POR DIVULGAR E ESTIMULAR A MEDITAÇÃO GUIADA, DE MODO COMPLEMENTAR AO TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO MÉDICO. A MEDITAÇÃO OCORREU EM DOIS DIAS, NO TURNO MATUTINO E FOI DIVULGADA NA UBS E PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS). HOUVE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS (ALIMENTAÇÃO, PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, ACOMPANHAMENTO MÉDICO) E SOBRE A MEDITAÇÃO (O QUE É PRÁTICA, HISTÓRICO E BENEFÍCIOS). EM SEGUIDA, FOI REALIZADA A MEDITAÇÃO GUIADA PELAS ACADÊMICAS E POR UMA PROFISSIONAL DA ÁREA. LOGO APÓS, DESENVOLVEU-SE UMA RODA DE CONVERSA, EM QUE OS PARTICIPANTES RELATARAM ESTADO DE MAIOR TRANQUILIDADE, RELAXAMENTO, PAZ E ATÉ DE EMOÇÃO, EVIDENCIANDO OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO. PARA DAR CONTINUIDADE A ESSA AÇÃO, AS ESTUDANTES ELABORARAM UM VÍDEO INFORMATIVO SOBRE VIDA SAUDÁVEL E COM A MEDITAÇÃO GUIADA, A FIM DE QUE A POPULAÇÃO CONSIGA PRATICAR EM CASA. O VÍDEO FOI DIVULGADO DURANTE A AÇÃO PRESENCIAL E TAMBÉM EM UM CARTAZ NA UBS COM O LINK E “QRCODE”. POR FIM, NA PORTA DE ENTRADA FOI COLOCADO UM CARTAZ SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UBS, COM INFORMAÇÕES DA UBS (ENDEREÇO, TELEFONE, HORÁRIO), DOS SERVIÇOS MATUTINOS E VESPERTINOS E OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA O ATENDIMENTO DO USUÁRIO. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ACOMPANHAMENTO DA ROTINA DA UBS E A APLICAÇÃO DO PROJETO TIVERAM GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PESSOAL DAS ESTUDANTES, DESTACANDO A RELEVÂNCIA DA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE DO SERVIÇO. DESSA FORMA, EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PRECOCE ENTRE OS ACADÊMICOS DE MEDICINA E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.