INTRODUÇÃO: EM MAIO DE 2019 FOI REALIZADA A 72ª ASSEMBLEIA MUNDIAL DA SAÚDE PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) QUE DEFINIU O DIA 17 DE SETEMBRO COMO O DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE. PARA COMEMORAR ESSE DIA, FOI REALIZADO UM EVENTO EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR NO RIO DE JANEIRO, QUE TEVE POR OBJETIVO DESENVOLVER O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS PROFISSIONAIS SOBRE O TEMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS. DESCRIÇÃO DO CASO/EXPERIÊNCIA: TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, TENDO COMO BASE OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS COMO METODOLOGIAS ATIVAS. DESENVOLVIMENTO: O EVENTO OCORREU EM 2 DIAS NO PERÍODO DA TARDE ENTRE 15 ÀS 17 HORAS, RESULTANDO EM 150 PARTICIPANTES/PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR LOCALIZADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. AS DINÂMICAS APRESENTADAS FORAM DIFERENCIADAS CONFORME ESTANDE/META DE SEGURANÇA DO PACIENTE, EM QUE O PARTICIPANTE DEVERIA COMEÇAR NA META 1 E SEGUIR ATÉ A META 6 PARA DEPOIS PARTICIPAR DO QUIZ E GANHAR O BRINDE CONFORME A SUA ESCOLHA. DENTRE AS ATIVIDADES LÚDICAS FORAM A ESCOLHA DE CARTAS COM NOME DE MEDICAMENTOS E SEUS RESPECTIVOS PARES COM GRAFIAS APARENTES PARA EVITAR TROCA DE NOMES; MARCAÇÃO DE LATERALIDADE NO DESENHO DE UM BONECO QUE SERIA EXEMPLO DE UM PACIENTE NO ESTANDE DE CIRURGIA SEGURA, NA META 5 TEVE UMA CAIXA PRETA COM LUZ NEGRA E PRODUTO QUE OS PARTICIPANTES UTILIZARAM PARA FAZER A TÉCNICA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CONFORME DESCRITO PELA PALESTRANTE, PARA VER SE A REALIZAÇÃO DA TÉCNICA DESSES PROFISSIONAIS ESTAVA SENDO EFICAZ; RESPOSTAS DE QUIZ ATRAVÉS DO GIRO DA ROLETA PARA DESCOBRIR QUAL META SERIA QUESTIONADA; ESCOLHA DE BEXIGAS DE AR COM PERGUNTAS DENTRO PARA SER FEITAS AOS PARTICIPANTES SOBRE AS METAS. AO FINAL DA GINCANA, FORAM DISTRIBUÍDOS BRINDES COMO POTES QUE SIMULAVAM MEDICAMENTO, CUBO COM AS 6 METAS COM BOMBOM DENTRO, GARRAFAS DENTRE OUTROS QUE ERAM ESCOLHIDOS AO FINAL DESSE MINI CIRCUITO. INTERVENÇÕES: FOI POSSÍVEL DESENVOLVER O TEMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE, ABORDANDO AS METAS INTERNACIONAIS DE FORMA LÚDICA. ASSIM, FAVORECEU DE UMA FORMA NÃO TRADICIONAL O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS PROFISSIONAIS ACERCA DAS METAS INTERNACIONAIS. DESSA FORMA, A EDUCAÇÃO CONTINUADA DA INSTITUIÇÃO PÔDE DESENVOLVER DE UMA FORMA MENOS TRADICIONAL A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO COMO FORMA DE TREINAMENTO. ALÉM DISSO, GEROU OUTROS BENEFÍCIOS COM ESSAS DINÂMICAS, POIS PROPORCIONOU AUMENTAR O VÍNCULO INSTITUCIONAL E PESSOAL ENTRE OS PROFISSIONAIS DA UNIDADE E INCENTIVAR A CULTURA DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL. CONSIDERAÇÕES FINAIS: PORTANTO, EM VISTA DO EVENTO OCORRIDO, PODE SER OBSERVADO QUE, POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS, PODE-SE, ALÉM DE DIVERTIR, FAVORECER O APRENDIZADO DOS PARTICIPANTES. TAMBÉM PODE PROPORCIONAR UM AMBIENTE MAIS LEVE, ACOLHEDOR E SEGURO PARA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR. COM ISSO, AUMENTA O VÍNCULO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE E GERA-SE CONCOMITANTEMENTE O CONHECIMENTO E AUMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA HOSPITALAR.