Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO TEÓRICO/PRÁTICO PARA PUERICULTURA DO PRÉ ESCOLAR NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PRÉ ESCOLAR, DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM, PUERICULTURA, ATENÇÃO BÁSICA, Resumo ET 01 - Eixo ensino
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79067
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 723
    "titulo" => """
      DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO TEÓRICO/PRÁTICO \r\n
      PARA PUERICULTURA DO PRÉ ESCOLAR NA ATENÇÃO \r\n
      BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => """
      INTRODUÇÃO: A DEFINIÇÃO DO PRÉ ESCOLAR CARACTERIZA-SE NA FAIXA ETÁRIA DE 2 À 6 ANOS DE IDADE, POIS \r\n
      OCORRE RÁPIDO DESENVOLVIMENTO ANATOMO-FISIOLÓGICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL. PODE SER \r\n
      IMPLEMENTADO ESTÍMULOS E SOLICITAÇÕES ADEQUADOS PARA QUE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES E \r\n
      COMPETÊNCIAS ESPERADAS EM CADA FASE DE CRESCIMENTO, ALIADO A SEU PROGRESSO CONTEXTUALIZADO. \r\n
      TODO ESSE DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL E COGNITIVO REFLETE NAS AÇÕES FUTURAS DE CIDADANIA E \r\n
      EVOLUÇÃO ESCOLAR DA CRIANÇA. DESCRIÇÃO DO CASO/ EXPERIÊNCIA: PARA PROMOVER UM MAIOR APORTE NA \r\n
      PUERICULTURA PARA A FAIXA ETÁRIA DO PRÉ ESCOLAR, PENSAMOS NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO \r\n
      TEÓRICO/PRÁTICO, POIS JULGAMOS SER DE GRANDE BENEFÍCIO PARA A ASSISTÊNCIA COM A CRIANÇA POR UM \r\n
      OLHAR DE MODO INDIVIDUAL, ONDE PODERÁ PRESTAR MAIS ATENÇÃO NAS PECULIARIDADES E INTERCORRÊNCIAS \r\n
      DA MESMA. DESENVOLVIMENTO: FORAM REALIZADAS PESQUISAS DE SUPORTE TEÓRICO, NO PERÍODO DE \r\n
      AGOSTO DE 2020 A MARÇO DE 2021, RELACIONADAS ÀS CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA, PROCESSOS DE \r\n
      EDUCAÇÃO EM SAÚDE INTEGRAL, DIRECIONADOS AOS DIAGNÓSTICOS E PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM NA \r\n
      SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DE ACORDO COM A CIPE (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL \r\n
      PARA A PRATICA DE ENFERMAGEM) NA PUERICULTURA, E CIAP (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO \r\n
      PRIMÁRIA) NO PEC (PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NA PUERICULTURA). ESSES CONHECIMENTOS \r\n
      POSSIBILITARAM A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO TEÓRICO/PRÁTICO, NO QUAL A PARTE TEÓRICA ABORDOU OS \r\n
      SEGUINTES TEMAS: O PRÉ ESCOLAR; PUERICULTURA DO PRÉ ESCOLAR NA ATENÇÃO BÁSICA; E SAE/CIPE E O \r\n
      PEC. NA PARTE PRÁTICA FORAM CONSTRUÍDOS POSSÍVEIS DIAGNÓSTICOS QUE PODERIAM ACOMETER ESSA FAIXA \r\n
      ETÁRIA, SEGUIDO DE SUAS RESPECTIVAS INTERVENÇÕES, RELACIONADOS AS ÁREAS BÁSICAS DE PROMOÇÃO A \r\n
      SAÚDE DO PRÉ ESCOLAR (CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO, ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO, ELIMINAÇÃO, \r\n
      HIGIENE, RELAÇÃO FAMILIAR E SOCIAL, E INTERCORRÊNCIAS CLINICAS). NO TOTAL FORAM ELABORADOS 75 \r\n
      DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DE ACORDO COM A CIPE, CORRELACIONADOS\r\n
      COM DIAGNÓSTICOS DA CIAP, ALÉM DE INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM DE ACORDO COM A CIPE.\r\n
      INTERVENÇÃO: ESSE INSTRUMENTO POSTERIORMENTE PODERÁ SER DISTRIBUÍDO NAS UNIDADES BÁSICAS QUE \r\n
      ATENDEM PUERICULTURA, NO MUNICÍPIO QUE FOI REALIZADO ESSE PROJETO, POR MEIO DA EDUCAÇÃO \r\n
      PERMANENTE DA SECRETARIA DE SAÚDE NOS ANOS SUBSEQUENTES, SUGERIDOS PARA 2022 E 2023. ESPERA-SE PROMOVER SUPORTE TEÓRICO E PRÁTICO PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, ALÉM DE UM CATÁLOGO \r\n
      COM POSSÍVEIS OCORRÊNCIAS E SUAS INTERVENÇÕES NESSA FAIXA ETÁRIA, FACILITANDO A COMUNICAÇÃO ENTRE \r\n
      PROFISSIONAIS E A OBTENÇÃO DE DADOS IMPORTANTES NA SAÚDE INTEGRAL E ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES \r\n
      DETECTADAS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O USO DO INSTRUMENTO FACILITADOR PODERÁ ESTIMULAR A \r\n
      PARTICIPAÇÃO E FACILITAR O PROCESSO DE TRABALHO DOS ENFERMEIROS, UMA VEZ QUE É UM INSTRUMENTO \r\n
      ACESSÍVEL E PODE SER ACESSADO DURANTE A ROTINA DE TRABALHO, CASO SURJA DÚVIDAS SOBRE A TEMÁTICA. \r\n
      ALÉM DE IMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DO ACADÊMICO NAS QUESTÕES IMPORTANTES DE SAE PARA A \r\n
      ENFERMAGEM.
      """
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "PRÉ ESCOLAR, DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM, PUERICULTURA, ATENÇÃO BÁSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID723_07112021151436.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELLYN ALVES SCHAUTZ"
    "autor_nome_curto" => "EVE"
    "autor_email" => "evellynschautz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79067
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 723
    "titulo" => """
      DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO TEÓRICO/PRÁTICO \r\n
      PARA PUERICULTURA DO PRÉ ESCOLAR NA ATENÇÃO \r\n
      BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => """
      INTRODUÇÃO: A DEFINIÇÃO DO PRÉ ESCOLAR CARACTERIZA-SE NA FAIXA ETÁRIA DE 2 À 6 ANOS DE IDADE, POIS \r\n
      OCORRE RÁPIDO DESENVOLVIMENTO ANATOMO-FISIOLÓGICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL. PODE SER \r\n
      IMPLEMENTADO ESTÍMULOS E SOLICITAÇÕES ADEQUADOS PARA QUE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES E \r\n
      COMPETÊNCIAS ESPERADAS EM CADA FASE DE CRESCIMENTO, ALIADO A SEU PROGRESSO CONTEXTUALIZADO. \r\n
      TODO ESSE DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL E COGNITIVO REFLETE NAS AÇÕES FUTURAS DE CIDADANIA E \r\n
      EVOLUÇÃO ESCOLAR DA CRIANÇA. DESCRIÇÃO DO CASO/ EXPERIÊNCIA: PARA PROMOVER UM MAIOR APORTE NA \r\n
      PUERICULTURA PARA A FAIXA ETÁRIA DO PRÉ ESCOLAR, PENSAMOS NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO \r\n
      TEÓRICO/PRÁTICO, POIS JULGAMOS SER DE GRANDE BENEFÍCIO PARA A ASSISTÊNCIA COM A CRIANÇA POR UM \r\n
      OLHAR DE MODO INDIVIDUAL, ONDE PODERÁ PRESTAR MAIS ATENÇÃO NAS PECULIARIDADES E INTERCORRÊNCIAS \r\n
      DA MESMA. DESENVOLVIMENTO: FORAM REALIZADAS PESQUISAS DE SUPORTE TEÓRICO, NO PERÍODO DE \r\n
      AGOSTO DE 2020 A MARÇO DE 2021, RELACIONADAS ÀS CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA, PROCESSOS DE \r\n
      EDUCAÇÃO EM SAÚDE INTEGRAL, DIRECIONADOS AOS DIAGNÓSTICOS E PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM NA \r\n
      SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DE ACORDO COM A CIPE (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL \r\n
      PARA A PRATICA DE ENFERMAGEM) NA PUERICULTURA, E CIAP (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO \r\n
      PRIMÁRIA) NO PEC (PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NA PUERICULTURA). ESSES CONHECIMENTOS \r\n
      POSSIBILITARAM A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO TEÓRICO/PRÁTICO, NO QUAL A PARTE TEÓRICA ABORDOU OS \r\n
      SEGUINTES TEMAS: O PRÉ ESCOLAR; PUERICULTURA DO PRÉ ESCOLAR NA ATENÇÃO BÁSICA; E SAE/CIPE E O \r\n
      PEC. NA PARTE PRÁTICA FORAM CONSTRUÍDOS POSSÍVEIS DIAGNÓSTICOS QUE PODERIAM ACOMETER ESSA FAIXA \r\n
      ETÁRIA, SEGUIDO DE SUAS RESPECTIVAS INTERVENÇÕES, RELACIONADOS AS ÁREAS BÁSICAS DE PROMOÇÃO A \r\n
      SAÚDE DO PRÉ ESCOLAR (CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO, ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO, ELIMINAÇÃO, \r\n
      HIGIENE, RELAÇÃO FAMILIAR E SOCIAL, E INTERCORRÊNCIAS CLINICAS). NO TOTAL FORAM ELABORADOS 75 \r\n
      DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DE ACORDO COM A CIPE, CORRELACIONADOS\r\n
      COM DIAGNÓSTICOS DA CIAP, ALÉM DE INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM DE ACORDO COM A CIPE.\r\n
      INTERVENÇÃO: ESSE INSTRUMENTO POSTERIORMENTE PODERÁ SER DISTRIBUÍDO NAS UNIDADES BÁSICAS QUE \r\n
      ATENDEM PUERICULTURA, NO MUNICÍPIO QUE FOI REALIZADO ESSE PROJETO, POR MEIO DA EDUCAÇÃO \r\n
      PERMANENTE DA SECRETARIA DE SAÚDE NOS ANOS SUBSEQUENTES, SUGERIDOS PARA 2022 E 2023. ESPERA-SE PROMOVER SUPORTE TEÓRICO E PRÁTICO PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, ALÉM DE UM CATÁLOGO \r\n
      COM POSSÍVEIS OCORRÊNCIAS E SUAS INTERVENÇÕES NESSA FAIXA ETÁRIA, FACILITANDO A COMUNICAÇÃO ENTRE \r\n
      PROFISSIONAIS E A OBTENÇÃO DE DADOS IMPORTANTES NA SAÚDE INTEGRAL E ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES \r\n
      DETECTADAS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O USO DO INSTRUMENTO FACILITADOR PODERÁ ESTIMULAR A \r\n
      PARTICIPAÇÃO E FACILITAR O PROCESSO DE TRABALHO DOS ENFERMEIROS, UMA VEZ QUE É UM INSTRUMENTO \r\n
      ACESSÍVEL E PODE SER ACESSADO DURANTE A ROTINA DE TRABALHO, CASO SURJA DÚVIDAS SOBRE A TEMÁTICA. \r\n
      ALÉM DE IMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DO ACADÊMICO NAS QUESTÕES IMPORTANTES DE SAE PARA A \r\n
      ENFERMAGEM.
      """
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "PRÉ ESCOLAR, DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM, PUERICULTURA, ATENÇÃO BÁSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID723_07112021151436.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELLYN ALVES SCHAUTZ"
    "autor_nome_curto" => "EVE"
    "autor_email" => "evellynschautz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: A DEFINIÇÃO DO PRÉ ESCOLAR CARACTERIZA-SE NA FAIXA ETÁRIA DE 2 À 6 ANOS DE IDADE, POIS OCORRE RÁPIDO DESENVOLVIMENTO ANATOMO-FISIOLÓGICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL. PODE SER IMPLEMENTADO ESTÍMULOS E SOLICITAÇÕES ADEQUADOS PARA QUE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESPERADAS EM CADA FASE DE CRESCIMENTO, ALIADO A SEU PROGRESSO CONTEXTUALIZADO. TODO ESSE DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL E COGNITIVO REFLETE NAS AÇÕES FUTURAS DE CIDADANIA E EVOLUÇÃO ESCOLAR DA CRIANÇA. DESCRIÇÃO DO CASO/ EXPERIÊNCIA: PARA PROMOVER UM MAIOR APORTE NA PUERICULTURA PARA A FAIXA ETÁRIA DO PRÉ ESCOLAR, PENSAMOS NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO TEÓRICO/PRÁTICO, POIS JULGAMOS SER DE GRANDE BENEFÍCIO PARA A ASSISTÊNCIA COM A CRIANÇA POR UM OLHAR DE MODO INDIVIDUAL, ONDE PODERÁ PRESTAR MAIS ATENÇÃO NAS PECULIARIDADES E INTERCORRÊNCIAS DA MESMA. DESENVOLVIMENTO: FORAM REALIZADAS PESQUISAS DE SUPORTE TEÓRICO, NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2020 A MARÇO DE 2021, RELACIONADAS ÀS CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA, PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE INTEGRAL, DIRECIONADOS AOS DIAGNÓSTICOS E PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM NA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DE ACORDO COM A CIPE (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PRATICA DE ENFERMAGEM) NA PUERICULTURA, E CIAP (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA) NO PEC (PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NA PUERICULTURA). ESSES CONHECIMENTOS POSSIBILITARAM A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO TEÓRICO/PRÁTICO, NO QUAL A PARTE TEÓRICA ABORDOU OS SEGUINTES TEMAS: O PRÉ ESCOLAR; PUERICULTURA DO PRÉ ESCOLAR NA ATENÇÃO BÁSICA; E SAE/CIPE E O PEC. NA PARTE PRÁTICA FORAM CONSTRUÍDOS POSSÍVEIS DIAGNÓSTICOS QUE PODERIAM ACOMETER ESSA FAIXA ETÁRIA, SEGUIDO DE SUAS RESPECTIVAS INTERVENÇÕES, RELACIONADOS AS ÁREAS BÁSICAS DE PROMOÇÃO A SAÚDE DO PRÉ ESCOLAR (CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO, ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO, ELIMINAÇÃO, HIGIENE, RELAÇÃO FAMILIAR E SOCIAL, E INTERCORRÊNCIAS CLINICAS). NO TOTAL FORAM ELABORADOS 75 DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DE ACORDO COM A CIPE, CORRELACIONADOS COM DIAGNÓSTICOS DA CIAP, ALÉM DE INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM DE ACORDO COM A CIPE. INTERVENÇÃO: ESSE INSTRUMENTO POSTERIORMENTE PODERÁ SER DISTRIBUÍDO NAS UNIDADES BÁSICAS QUE ATENDEM PUERICULTURA, NO MUNICÍPIO QUE FOI REALIZADO ESSE PROJETO, POR MEIO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DA SECRETARIA DE SAÚDE NOS ANOS SUBSEQUENTES, SUGERIDOS PARA 2022 E 2023. ESPERA-SE PROMOVER SUPORTE TEÓRICO E PRÁTICO PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, ALÉM DE UM CATÁLOGO COM POSSÍVEIS OCORRÊNCIAS E SUAS INTERVENÇÕES NESSA FAIXA ETÁRIA, FACILITANDO A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS E A OBTENÇÃO DE DADOS IMPORTANTES NA SAÚDE INTEGRAL E ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DETECTADAS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O USO DO INSTRUMENTO FACILITADOR PODERÁ ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO E FACILITAR O PROCESSO DE TRABALHO DOS ENFERMEIROS, UMA VEZ QUE É UM INSTRUMENTO ACESSÍVEL E PODE SER ACESSADO DURANTE A ROTINA DE TRABALHO, CASO SURJA DÚVIDAS SOBRE A TEMÁTICA. ALÉM DE IMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DO ACADÊMICO NAS QUESTÕES IMPORTANTES DE SAE PARA A ENFERMAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.