INTRODUÇÃO: A DEFINIÇÃO DO PRÉ ESCOLAR CARACTERIZA-SE NA FAIXA ETÁRIA DE 2 À 6 ANOS DE IDADE, POIS
OCORRE RÁPIDO DESENVOLVIMENTO ANATOMO-FISIOLÓGICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL. PODE SER
IMPLEMENTADO ESTÍMULOS E SOLICITAÇÕES ADEQUADOS PARA QUE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS ESPERADAS EM CADA FASE DE CRESCIMENTO, ALIADO A SEU PROGRESSO CONTEXTUALIZADO.
TODO ESSE DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL E COGNITIVO REFLETE NAS AÇÕES FUTURAS DE CIDADANIA E
EVOLUÇÃO ESCOLAR DA CRIANÇA. DESCRIÇÃO DO CASO/ EXPERIÊNCIA: PARA PROMOVER UM MAIOR APORTE NA
PUERICULTURA PARA A FAIXA ETÁRIA DO PRÉ ESCOLAR, PENSAMOS NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO
TEÓRICO/PRÁTICO, POIS JULGAMOS SER DE GRANDE BENEFÍCIO PARA A ASSISTÊNCIA COM A CRIANÇA POR UM
OLHAR DE MODO INDIVIDUAL, ONDE PODERÁ PRESTAR MAIS ATENÇÃO NAS PECULIARIDADES E INTERCORRÊNCIAS
DA MESMA. DESENVOLVIMENTO: FORAM REALIZADAS PESQUISAS DE SUPORTE TEÓRICO, NO PERÍODO DE
AGOSTO DE 2020 A MARÇO DE 2021, RELACIONADAS ÀS CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA, PROCESSOS DE
EDUCAÇÃO EM SAÚDE INTEGRAL, DIRECIONADOS AOS DIAGNÓSTICOS E PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM NA
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DE ACORDO COM A CIPE (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL
PARA A PRATICA DE ENFERMAGEM) NA PUERICULTURA, E CIAP (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO
PRIMÁRIA) NO PEC (PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NA PUERICULTURA). ESSES CONHECIMENTOS
POSSIBILITARAM A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO TEÓRICO/PRÁTICO, NO QUAL A PARTE TEÓRICA ABORDOU OS
SEGUINTES TEMAS: O PRÉ ESCOLAR; PUERICULTURA DO PRÉ ESCOLAR NA ATENÇÃO BÁSICA; E SAE/CIPE E O
PEC. NA PARTE PRÁTICA FORAM CONSTRUÍDOS POSSÍVEIS DIAGNÓSTICOS QUE PODERIAM ACOMETER ESSA FAIXA
ETÁRIA, SEGUIDO DE SUAS RESPECTIVAS INTERVENÇÕES, RELACIONADOS AS ÁREAS BÁSICAS DE PROMOÇÃO A
SAÚDE DO PRÉ ESCOLAR (CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO, ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO, ELIMINAÇÃO,
HIGIENE, RELAÇÃO FAMILIAR E SOCIAL, E INTERCORRÊNCIAS CLINICAS). NO TOTAL FORAM ELABORADOS 75
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DE ACORDO COM A CIPE, CORRELACIONADOS
COM DIAGNÓSTICOS DA CIAP, ALÉM DE INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM DE ACORDO COM A CIPE.
INTERVENÇÃO: ESSE INSTRUMENTO POSTERIORMENTE PODERÁ SER DISTRIBUÍDO NAS UNIDADES BÁSICAS QUE
ATENDEM PUERICULTURA, NO MUNICÍPIO QUE FOI REALIZADO ESSE PROJETO, POR MEIO DA EDUCAÇÃO
PERMANENTE DA SECRETARIA DE SAÚDE NOS ANOS SUBSEQUENTES, SUGERIDOS PARA 2022 E 2023. ESPERA-SE PROMOVER SUPORTE TEÓRICO E PRÁTICO PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, ALÉM DE UM CATÁLOGO
COM POSSÍVEIS OCORRÊNCIAS E SUAS INTERVENÇÕES NESSA FAIXA ETÁRIA, FACILITANDO A COMUNICAÇÃO ENTRE
PROFISSIONAIS E A OBTENÇÃO DE DADOS IMPORTANTES NA SAÚDE INTEGRAL E ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES
DETECTADAS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O USO DO INSTRUMENTO FACILITADOR PODERÁ ESTIMULAR A
PARTICIPAÇÃO E FACILITAR O PROCESSO DE TRABALHO DOS ENFERMEIROS, UMA VEZ QUE É UM INSTRUMENTO
ACESSÍVEL E PODE SER ACESSADO DURANTE A ROTINA DE TRABALHO, CASO SURJA DÚVIDAS SOBRE A TEMÁTICA.
ALÉM DE IMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DO ACADÊMICO NAS QUESTÕES IMPORTANTES DE SAE PARA A
ENFERMAGEM.