Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

O DESIGN THINKING NA FORMAÇÃO DE RESIDENTES DE FARMÁCIA EM CENÁRIOS DE ENSINO EM SAÚDE

Palavra-chaves: DESIGN THINKING, FARMÁCIA, RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL, EMPATIA, Resumo ET 01 - Eixo ensino
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: O DESIGN THINKING (DT) VEM SENDO AMPLAMENTE UTILIZADO NA GESTÃO DE CUIDADOS EM SAÚDE PARA PROVER SOLUÇÕES INOVADORAS E MELHORAR A EFICÁCIA DOS SERVIÇOS ATRAVÉS DE ABORDAGENS CRIATIVAS E CENTRADAS NO SER HUMANO. NOS ÚLTIMOS ANOS, VÁRIOS ESTUDOS MOSTRARAM QUE O DT ATENDE AS DEMANDAS DE SAÚDE E PODE PROMOVER MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS POSITIVAS EM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. OBJETIVOS: NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER A FASE DE IMPLEMENTAÇÃO DO DT EM UMA FARMÁCIA HOSPITALAR, A PARTIR DA AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS RESIDENTES DO SETOR. MÉTODOS: TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A AMOSTRA FOI CONSTITUÍDA POR 7 PARTICIPANTES, RESIDENTES DO PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, MATRICULADOS NO ANO DE 2020. FOI REALIZADA UM ESTUDO PRELIMINAR ACERCA DAS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS DO SETOR, ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES DIÁRIAS DOS AUTORES E BUSCAS NA LITERATURA. EM SEGUIDA, AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS, NO PERÍODO DE MARÇO A ABRIL DE 2021, UTILIZANDO UM QUESTIONÁRIO ONLINE, CONTENDO AS SEGUINTES VARIÁVEIS: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, OCUPACIONAL, PERSPECTIVAS FUTURAS E EMOCIONAL. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS E EM SEGUIDA, ELABORADO UM MAPA DA EMPATIA (ME) COM SEIS DIFERENTES REFLEXÕES: O QUE ELE ESCUTA, VÊ, PENSA E SENTE, FALA E FAZ, DORES, GANHOS. RESULTADOS: DOS 7 ENTREVISTADOS, 57,1% NÃO POSSUEM PÓS GRADUAÇÃO, 70% SÃO BRANCOS, SEM FILHOS, COM PREDOMINÂNCIA DO SEXO FEMININO 85,7% E 57,1% RESIDIAM COM AMIGOS E/OU FAMÍLIA. EM RELAÇÃO AOS DESAFIOS ENCONTRADOS NA FARMÁCIA HOSPITALAR, O MAIOR PERCENTUAL FOI A FALTA DE RECONHECIMENTO (57,1%), SEGUIDO DA SOBRECARGA DE TRABALHO (28,6%), AINDA ASSIM, 70% PRETENDEM ATUAR NESTA MESMA ÁREA. ALÉM DISSO, 42,9% CONSIDERAM O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA RESIDÊNCIA COMO 8 E 26,6% PRETENDEM MELHORAR A COMUNICAÇÃO DURANTE A EVOLUÇÃO PROFISSIONAL. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE AS REDES SOCIAIS, OBSERVOU-SE QUE: INSTAGRAM E FACEBOOK FORAM OS MAIS RELATADOS, JÁ O CONTEÚDO DE BUSCA FOI VARIADO. SOBRE OS INDICADORES EMOCIONAIS, DESTACA-SE QUE 40% CONSIDERAM QUE A FELICIDADE É ESTAR BEM COM O QUE SE TEM E 60% TEM MEDO DO DESEMPREGO E DA COMPETITIVIDADE DE MERCADO APÓS A RESIDÊNCIA. POR MEIO DESTES DADOS, O ME RESULTOU EM UMA REPRESENTAÇÃO FICTÍCIA DA PERSONA DO SETOR, DESTACANDO AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: ALTO PERFIL DE RESOLUTIVIDADE, COMUNICAÇÃO, REALIZAÇÃO PROFISSIONAL E NECESSIDADE DE COLABORAÇÃO DA EQUIPE, BEM COMO DE RECURSOS MATERIAIS. CONCLUSÃO: A PARTIR DESSES RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER AS DIFERENTES PERCEPÇÕES E CARACTERÍSTICAS DOS ENTREVISTADOS, FACILITANDO A IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES DESSE PÚBLICO ESTUDADO. NOVOS ESTUDOS DEVEM SER REALIZADOS PARA AVALIAR OS RESULTADOS DO USO DO INSTRUMENTO, EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA E À POSSIBILIDADE DE SUA UTILIZAÇÃO POR OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE.

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