Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

TUBERCULOSE E BUSCA ATIVA: UMA AÇÃO EDUCATIVA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS

Palavra-chaves: TUBERCULOSE, EDUCAÇÃO PERMANENTE, ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, , Resumo ET 01 - Eixo ensino
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: A TUBERCULOSE É A INFECÇÃO BACTERIANA MAIS MORTAL DO MUNDO, QUE AFETA OS PULMÕES E EVENTUALMENTE OUTROS ÓRGÃOS, SUBSTANCIALMENTE EM INDIVÍDUOS IMUNODEPRIMIDOS. NO DISTRITO DA BRASILÂNDIA, NA CIDADE DE SÃO PAULO, OCORRERAM 34 MORTES PELA DOENÇA ENTRE 2015 E 2018, SENDO QUE A EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) ASSISTE A SAÚDE DE INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS, INCLUINDO O ACOMPANHAMENTO DE ALGUNS AGRAVOS À SAÚDE, COMO A TUBERCULOSE. A DESCOBERTA DE UM NOVO CASO É POSSÍVEL POR MEIO DA ‘’BUSCA ATIVA’’, QUE ENGLOBA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOENÇA, A DETECÇÃO PRECOCE DOS SINTOMAS E EXAME DE ESCARRO. A PARTIR DO DIAGNÓSTICO POSITIVO, FAZ-SE O ACOMPANHAMENTO DO INDIVÍDUO E MEMBROS DA FAMÍLIA, DESTACANDO O TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) QUE REALIZAM VISITAS DOMICILIARES, DESSA FORMA, MUITAS VEZES SÃO ESTES PROFISSIONAIS QUE DETECTAM POSSÍVEIS NOVOS CASOS E ACOMPANHAM TODO O TRATAMENTO. DESCRIÇÃO DO CASO: O PRESENTE TRABALHO JUSTIFICA-SE EM UMA AÇÃO EDUCATIVA, CARACTERIZADA POR EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS ACS, CUJO TEMA FOI TUBERCULOSE. A PROPOSTA ERA OFERECER UMA REVISÃO DE CONCEITOS DA DOENÇA, SINTOMAS, TRATAMENTO E PRINCIPALMENTE A DETECÇÃO PRECOCE POR MEIO DA BUSCA ATIVA, COM A FINALIDADE DE ATUALIZAR OS ACS POR MEIO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA “BUSCA ATIVA” PARA DETECÇÃO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA TUBERCULOSE. DESENVOLVIMENTO: FOI FEITO UM ESTUDO DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, REALIZADO POR ALUNOS DE ENFERMAGEM DURANTE O ESTÁGIO DE ENSINO CLÍNICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, NO DISTRITO DA BRASILÂNDIA, NA CIDADE DE SÃO PAULO, EM OUTUBRO DE 2020, ONDE DESENVOLVEU-SE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM UM TOTAL DE 30 ACS, COM O TEMA TUBERCULOSE. UTILIZOU-SE COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA: AULA EXPOSITIVA DIALOGADA COM APLICAÇÃO DE UM JOGO INTERATIVO, A FIM DE OBSERVAR QUAIS AS MAIORES DÚVIDAS EXISTENTES POR PARTE DOS ACS. INTERVENÇÕES: DOS 30 ACS, 50% RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO REFERENTE AO TEMA TUBERCULOSE, 80% DOS AGENTES SABEM OS SINTOMAS E TRATAMENTO, 73% DOMINAM AS FORMAS DE PREVENÇÃO DA DOENÇA, 53% CONHECEM A ETIOLOGIA DA DOENÇA E 27% CONSEGUEM IDENTIFICAR UM SINTOMÁTICO RESPIRATÓRIO. PORÉM 67% DESCONHECEM TODAS AS ETAPAS DA BUSCA ATIVA DA TUBERCULOSE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: AUTENTICOU-SE A RELEVÂNCIA DA AÇÃO EDUCATIVA AOS ACS, VISTO QUE ESSES ESTÃO EM CONTATO DIRETO COM A POPULAÇÃO PELAS VISITAS DOMICILIARES E ATUAM EM UMA REGIÃO ENDÊMICA. A ATIVIDADE FOI DE EXTREMA CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL PARA OS AGENTES, UMA VEZ QUE MAIS DA METADE DESCONHECIA TODAS AS ETAPAS QUE COMPÕEM A ATIVIDADE DA BUSCA ATIVA. ALÉM DISSO, A AÇÃO PROPORCIONOU AOS DISCENTES, FUTUROS ENFERMEIROS (AS) A TROCA DE INFORMAÇÕES, EXPERIÊNCIAS E A OPORTUNIDADE DE VALORIZAR OS ACS, CUJO TRABALHO ENVOLVE O CUIDADO E A DEDICAÇÃO PARA DIMINUIR FATORES DE RISCO, AUMENTAR A ADESÃO AO TRATAMENTO E VALIDAÇÃO DA GRAVIDADE DA TUBERCULOSE.

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