Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO PAPO CABEÇA: PALESTRAS EDUCATIVAS COMO INTERVENÇÕES SOCIAIS EM ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO FORMAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PALESTRAS, PROJETO Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de divulgar as atividades que vêm sendo desenvolvidas desde novembro de 2013 pelo Projeto de Extensão, vinculado a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Campina Grande, denominado de Papo Cabeça, coordenado pelo psicólogo Eugênio Felipe. O projeto em questão visa contribuir para o desenvolvimento de debates, conversas e exposições sobre temáticas diversas em instituições de educação formal e não formal estimulando os alunos e a comunidade em geral para desenvolverem um senso crítico e consciente sobre o papel de cada indivíduo na sociedade a qual estamos inseridos. O projeto descreve-se como atividades voltadas para jovens, estas pautadas na troca de ideias e informações. O processo se dá pelo ensino/aprendizagem interativo, dinâmico e não autoritário, visando desenvolver o olhar para o lado humanístico da sociedade e o despertar do desejo por uma profissão, por um objetivo, por uma vida melhor. Ao desenvolver esses temas logo no início da juventude pode-se esperar que estes jovens, ao saírem do ambiente escolar e se deparem com o mundo, tenham a capacidade de fazer escolhas sábias. Dessa maneira acredita-se que pelo que vêem e ouvem nas palestras e na sala de aula, o mundo da criminalidade possa seduzir menos, pois há um leque de opções que encaminham para o sucesso profissional e pessoal. Os jovens palestrantes são alunos de qualquer curso de graduação e instituição de ensino superior da cidade de Campina Grande (PB), e a oportunidade de participar do projeto serve não apenas para enriquecimento curricular, mas também para desenvolver ações para uma melhor apresentação diante de públicos diversos, capacidade de lidar e administrar grupos com diferentes realidades, aprimorar a capacidade de convencer e estimular o público para o debate de ideias.

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