Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 177
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MEIO RURAL: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO GRUPO ESCOLAR SÃO TOMÉ EM SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA-PB.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ZONA RURAL, METODOLOGIA Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO: A Educação do Campo agrupa variadas práticas dentre elas a educação ambiental e outros aspectos da educação do campo. A educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos. As oficinas de aprendizagem são uma nova metodologia de ensino, no qual o educador é um facilitador, orientador e mediador do processo de aprendizagem, estimulando em sala de aula a vivência de situações semelhantes àquelas que os educandos vão encontrar na vida real e no mercado de trabalho, mediante desafios de aprendizagem, construído coletivamente. Estes são responsáveis pelo seu processo de aprendizado, assumindo uma postura ativa e investigativa, construindo seu conhecimento em equipes de estudo e pesquisa. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências de oficinas com educandos da EJA no grupo escolar São Tomé, zona rural de São Sebastião de lagoa de Roça–PB. As oficinas visam desenvolver junto com os educandos competências que colaborem para a articulação entre os conhecimentos ambientais e as práticas ecologicamente corretas de reutilização, reciclagem e reaproveitamento. METODOLOGIA: As oficinas desenvolve -se nas seguintes etapas: Para a realização das oficinas é solicitado que os alunos tragam para de suas residências óleo usado. Inicialmente com a intervenção ambiental sobre a temática são realizados questionamentos referentes às concepções dos alunos acerca da educação ambiental e da relação entre os termos reciclagem, reutilização e reaproveitamento enquanto conceitos; demonstração do processo ensinando todas as etapas para o reaproveitamento dos materiais; discussão das ideias (interesse e motivação) expostas na oficina. RESULTADOS: As oficinas ministrados buscam mostrar as transformações e impactos dos resíduos sólidos ao meio ambiente. Com o reaproveitamento do óleo usado, o resultado obtido é o “sabão ecológico”. Estas práticas pedagógicas possibilitam aos educandos a oportunidade de relacionar a preservação ambiental com o reaproveitamento do óleo que normalmente é descartado de maneira indevida causando degradação ao meio ambiente. CONCLUSÃO: Os movimentos sociais, entendendo a educação ambiental como um processo instituinte de novas relações dos homens entre si e com a natureza. Oportunizando a vivência com situações concretas e significativas, mudando o foco tradicional da aprendizagem ocorrendo a apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.