EXPERIÊNCIA E SENTIDO: UM RELATO SOBRE A FORMAÇÃO EM STRICTO SENSO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7282 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1787 "inscrito_id" => 146 "titulo" => "EXPERIÊNCIA E SENTIDO: UM RELATO SOBRE A FORMAÇÃO EM STRICTO SENSO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente estudo é um relato de experiência que visa refletir a condição do professor, enquanto aluno do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissionalizante em Formação de Professores, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba. Nesse contexto, o trabalho pretende evidenciar as contribuições e os desafios da formação em stricto senso, que transformar o professor em pesquisador de sua própria prática. As estratégias formativas dos professores do referido programa nos ajuda a pensar na história do professor, de suas memórias, e do seu engajamento, de sua socialização com os outros e de seus problemas. Com base em Charlot (2013) Gatti (2013), Arroyo (2001) e Larrosa (2002), o relato evidencia como a formação nos ajuda a desenvolver uma nova percepção de ensino e de educação, contribuindo para a construção de um novo profissional que investiga e intervém de modo a transmutar a realidade na qual ele está inserido. A metodologia é de cunho qualitativo, e nessa forma de organizar a pesquisa o estudioso precisa ter a capacidade de diálogo com a realidade, ou seja, possuir a capacidade de elaborar a partir das discussões com os teóricos, uma reflexão sobre a teoria, de uni saber e mudar, no plano da prática (DEMO, 2006). O estudo optou em realizar um relato de experiência, gênero pertencente ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, por valorizar o conhecimento experiencial e enfatizar o papel importante do leitor na geração desse conhecimento (ANDRÉ, 1984). Nesse sentido, as situações que geraram este relato ocorreram no período de março a agosto de 2014, nas interações presenciais e a distancia com os professores e alunos do referido programa de pós-graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EXPERIÊNCIA/SENTIDO, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_38_18_idinscrito_146_aa57109f1aa7ae108a930a062ae5f5f9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE FARIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaelgeografopb@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7282 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1787 "inscrito_id" => 146 "titulo" => "EXPERIÊNCIA E SENTIDO: UM RELATO SOBRE A FORMAÇÃO EM STRICTO SENSO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente estudo é um relato de experiência que visa refletir a condição do professor, enquanto aluno do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissionalizante em Formação de Professores, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba. Nesse contexto, o trabalho pretende evidenciar as contribuições e os desafios da formação em stricto senso, que transformar o professor em pesquisador de sua própria prática. As estratégias formativas dos professores do referido programa nos ajuda a pensar na história do professor, de suas memórias, e do seu engajamento, de sua socialização com os outros e de seus problemas. Com base em Charlot (2013) Gatti (2013), Arroyo (2001) e Larrosa (2002), o relato evidencia como a formação nos ajuda a desenvolver uma nova percepção de ensino e de educação, contribuindo para a construção de um novo profissional que investiga e intervém de modo a transmutar a realidade na qual ele está inserido. A metodologia é de cunho qualitativo, e nessa forma de organizar a pesquisa o estudioso precisa ter a capacidade de diálogo com a realidade, ou seja, possuir a capacidade de elaborar a partir das discussões com os teóricos, uma reflexão sobre a teoria, de uni saber e mudar, no plano da prática (DEMO, 2006). O estudo optou em realizar um relato de experiência, gênero pertencente ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, por valorizar o conhecimento experiencial e enfatizar o papel importante do leitor na geração desse conhecimento (ANDRÉ, 1984). Nesse sentido, as situações que geraram este relato ocorreram no período de março a agosto de 2014, nas interações presenciais e a distancia com os professores e alunos do referido programa de pós-graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EXPERIÊNCIA/SENTIDO, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_38_18_idinscrito_146_aa57109f1aa7ae108a930a062ae5f5f9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE FARIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaelgeografopb@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }