Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: DANÇA, METODOLOGIA DE PROJETOS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7894
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1729
    "inscrito_id" => 5524
    "titulo" => "REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A  DANÇA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Educação Física, no âmbito das linguagens, como componente curricular na escola trata pedagogicamente conteúdos que são citados nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (MEC, 2006) tais como jogos, esportes, danças, ginásticas, lutas, dentre outros. Esse estudo focaliza o trato pedagógico da Dança no ensino médio, de forma a refletir sua vivência para além do conhecimento técnico e das coreografias em datas festivas, muitas vezes descontextualizadas no processo de aprendizagem. Na visão de Marques (2012), o que ainda se observa é que professores e alunos acreditam que a dança não seja para todos e relacionam a dança ao balé e ao espetáculo. No ensino médio, o ensino da dança deve fundamentar-se em metodologias que sejam norteadas pela problematização, autonomia e senso crítico. Daí, a conduta de estudo em valer-se da metodologia de projeto para tratar a dança no ensino médio. O presente estudo teve como objetivo apontar e discutir possibilidades de ensino da dança, no ensino médio, a partir da metodologia de projetos nas aulas de Educação Física escolar. O estudo de natureza qualitativa, caracteriza-se como trabalho de campo do tipo descritivo, utilizou o caderno de campo, como instrumento de coleta de dados, o projeto educativo e o material produzido pelos alunos como fontes de dados. A proposição de tratar a dança nas aulas de Educação Física por meio de projetos de fato é um desafio, pois requer uma mudança de pensamento e conduta de toda a comunidade escolar: alunos, professores, gestores, etc sobre uma concepção inovadora do ensinar e do aprender, como trata (FINCK, 2010)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "DANÇA, METODOLOGIA DE PROJETOS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_38_29_idinscrito_5524_ba1d722dc591a4beeb5d5e2cc91f0a3b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELE TRINDADE CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "IZABELE TRINDADE"
    "autor_email" => "izabeletcaldas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7894
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1729
    "inscrito_id" => 5524
    "titulo" => "REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A  DANÇA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Educação Física, no âmbito das linguagens, como componente curricular na escola trata pedagogicamente conteúdos que são citados nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (MEC, 2006) tais como jogos, esportes, danças, ginásticas, lutas, dentre outros. Esse estudo focaliza o trato pedagógico da Dança no ensino médio, de forma a refletir sua vivência para além do conhecimento técnico e das coreografias em datas festivas, muitas vezes descontextualizadas no processo de aprendizagem. Na visão de Marques (2012), o que ainda se observa é que professores e alunos acreditam que a dança não seja para todos e relacionam a dança ao balé e ao espetáculo. No ensino médio, o ensino da dança deve fundamentar-se em metodologias que sejam norteadas pela problematização, autonomia e senso crítico. Daí, a conduta de estudo em valer-se da metodologia de projeto para tratar a dança no ensino médio. O presente estudo teve como objetivo apontar e discutir possibilidades de ensino da dança, no ensino médio, a partir da metodologia de projetos nas aulas de Educação Física escolar. O estudo de natureza qualitativa, caracteriza-se como trabalho de campo do tipo descritivo, utilizou o caderno de campo, como instrumento de coleta de dados, o projeto educativo e o material produzido pelos alunos como fontes de dados. A proposição de tratar a dança nas aulas de Educação Física por meio de projetos de fato é um desafio, pois requer uma mudança de pensamento e conduta de toda a comunidade escolar: alunos, professores, gestores, etc sobre uma concepção inovadora do ensinar e do aprender, como trata (FINCK, 2010)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "DANÇA, METODOLOGIA DE PROJETOS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_38_29_idinscrito_5524_ba1d722dc591a4beeb5d5e2cc91f0a3b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELE TRINDADE CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "IZABELE TRINDADE"
    "autor_email" => "izabeletcaldas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Educação Física, no âmbito das linguagens, como componente curricular na escola trata pedagogicamente conteúdos que são citados nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (MEC, 2006) tais como jogos, esportes, danças, ginásticas, lutas, dentre outros. Esse estudo focaliza o trato pedagógico da Dança no ensino médio, de forma a refletir sua vivência para além do conhecimento técnico e das coreografias em datas festivas, muitas vezes descontextualizadas no processo de aprendizagem. Na visão de Marques (2012), o que ainda se observa é que professores e alunos acreditam que a dança não seja para todos e relacionam a dança ao balé e ao espetáculo. No ensino médio, o ensino da dança deve fundamentar-se em metodologias que sejam norteadas pela problematização, autonomia e senso crítico. Daí, a conduta de estudo em valer-se da metodologia de projeto para tratar a dança no ensino médio. O presente estudo teve como objetivo apontar e discutir possibilidades de ensino da dança, no ensino médio, a partir da metodologia de projetos nas aulas de Educação Física escolar. O estudo de natureza qualitativa, caracteriza-se como trabalho de campo do tipo descritivo, utilizou o caderno de campo, como instrumento de coleta de dados, o projeto educativo e o material produzido pelos alunos como fontes de dados. A proposição de tratar a dança nas aulas de Educação Física por meio de projetos de fato é um desafio, pois requer uma mudança de pensamento e conduta de toda a comunidade escolar: alunos, professores, gestores, etc sobre uma concepção inovadora do ensinar e do aprender, como trata (FINCK, 2010).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.