REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7894 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1729 "inscrito_id" => 5524 "titulo" => "REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Educação Física, no âmbito das linguagens, como componente curricular na escola trata pedagogicamente conteúdos que são citados nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (MEC, 2006) tais como jogos, esportes, danças, ginásticas, lutas, dentre outros. Esse estudo focaliza o trato pedagógico da Dança no ensino médio, de forma a refletir sua vivência para além do conhecimento técnico e das coreografias em datas festivas, muitas vezes descontextualizadas no processo de aprendizagem. Na visão de Marques (2012), o que ainda se observa é que professores e alunos acreditam que a dança não seja para todos e relacionam a dança ao balé e ao espetáculo. No ensino médio, o ensino da dança deve fundamentar-se em metodologias que sejam norteadas pela problematização, autonomia e senso crítico. Daí, a conduta de estudo em valer-se da metodologia de projeto para tratar a dança no ensino médio. O presente estudo teve como objetivo apontar e discutir possibilidades de ensino da dança, no ensino médio, a partir da metodologia de projetos nas aulas de Educação Física escolar. O estudo de natureza qualitativa, caracteriza-se como trabalho de campo do tipo descritivo, utilizou o caderno de campo, como instrumento de coleta de dados, o projeto educativo e o material produzido pelos alunos como fontes de dados. A proposição de tratar a dança nas aulas de Educação Física por meio de projetos de fato é um desafio, pois requer uma mudança de pensamento e conduta de toda a comunidade escolar: alunos, professores, gestores, etc sobre uma concepção inovadora do ensinar e do aprender, como trata (FINCK, 2010)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "DANÇA, METODOLOGIA DE PROJETOS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_38_29_idinscrito_5524_ba1d722dc591a4beeb5d5e2cc91f0a3b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELE TRINDADE CALDAS" "autor_nome_curto" => "IZABELE TRINDADE" "autor_email" => "izabeletcaldas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7894 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1729 "inscrito_id" => 5524 "titulo" => "REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Educação Física, no âmbito das linguagens, como componente curricular na escola trata pedagogicamente conteúdos que são citados nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (MEC, 2006) tais como jogos, esportes, danças, ginásticas, lutas, dentre outros. Esse estudo focaliza o trato pedagógico da Dança no ensino médio, de forma a refletir sua vivência para além do conhecimento técnico e das coreografias em datas festivas, muitas vezes descontextualizadas no processo de aprendizagem. Na visão de Marques (2012), o que ainda se observa é que professores e alunos acreditam que a dança não seja para todos e relacionam a dança ao balé e ao espetáculo. No ensino médio, o ensino da dança deve fundamentar-se em metodologias que sejam norteadas pela problematização, autonomia e senso crítico. Daí, a conduta de estudo em valer-se da metodologia de projeto para tratar a dança no ensino médio. O presente estudo teve como objetivo apontar e discutir possibilidades de ensino da dança, no ensino médio, a partir da metodologia de projetos nas aulas de Educação Física escolar. O estudo de natureza qualitativa, caracteriza-se como trabalho de campo do tipo descritivo, utilizou o caderno de campo, como instrumento de coleta de dados, o projeto educativo e o material produzido pelos alunos como fontes de dados. A proposição de tratar a dança nas aulas de Educação Física por meio de projetos de fato é um desafio, pois requer uma mudança de pensamento e conduta de toda a comunidade escolar: alunos, professores, gestores, etc sobre uma concepção inovadora do ensinar e do aprender, como trata (FINCK, 2010)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "DANÇA, METODOLOGIA DE PROJETOS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_38_29_idinscrito_5524_ba1d722dc591a4beeb5d5e2cc91f0a3b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELE TRINDADE CALDAS" "autor_nome_curto" => "IZABELE TRINDADE" "autor_email" => "izabeletcaldas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }