Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ARQUIVOS ESCOLARES COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: ARQUIVOS ESCOLARES, FONTE DE PESQUISA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Pôster (PO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7714
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 3142
    "titulo" => "OS ARQUIVOS ESCOLARES COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Iniciado em outubro de 2013, na Escola Estadual Dom Malan, a primeira escola publica estadual do município de Petrolina, o projeto de pesquisa “Os Arquivos Escolares como Fonte de Pesquisa para a História da Educação” é parte integrante do componente curricular História da Educação no Brasil, do Núcleo de Estudos Básicos do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. O projeto se insere no âmbito dos estudos produzidos pela linha de pesquisa Estudos Históricos sobre Escola, Cultura e Políticas educacionais, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE), cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq. Objetivos Geral - Realizar o levantamento, catalogação e digitalização de fontes primárias relativas à história da educação rural e urbana do município de Petrolina e região, compreendendo a segunda metade do século XX. O estudo abrange as instituições da educação básica (públicas e privadas), em numero a ser definido, de acordo com as possibilidades de acesso aos documentos escolares.Objetivos específicos•\t   Construir um saber histórico acerca da educação escolar no município de Petrolina e no estado de Pernambuco; contribuir e ampliar os estudos acerca da cultura escolar brasileira; constituir uma base de dados para investigações futuras; desenvolver habilidades e competências que permitam ao futuro professor/pedagogo exercer, também, atividades de pesquisa educacional em diversos setores.MetodologiaO trabalho será realizado em duas etapas: primeiro, a coleta e higienização de documentos escolares. O processo de higienização será realizado com pinceis tamanho pequeno e médio, uso de máscaras e luvas. Após esses procedimentos terá início o levantamento do material com registro dos seguintes dados: quantidade de documentos, origem, tipo, condições de uso, ano, informações básicas, informações adicionais, entre outros. A segunda etapa do projeto de pesquisa consiste na catalogação e digitalização dos documentos escolares, mediante o uso de computador e scanner. Essa atividade será realizada no NEPHEL (Núcleo de Extensão e Pesquisas sobre História da Educação, Linguística e Literatura), na Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.Resultados Neste trabalho de garimpagem, foram encontrados, na sala que abriga a documentação escolar da Escola Estadual Dom Malan, o termo de doação de terreno (1949), a planta arquitetônica do respectivo prédio (1953), 237 fichas individuais de matrículas referentes aos anos de 1975 a 1976, com registros do número de alunos, idade, naturalidade, frequência, endereço, profissão dos pais e dados de aprovação e reprovação, permitindo traçar um perfil da comunidade e a relação com o tempo vivido na escola.  ConclusãoA documentação escrita registra concepções e finalidades das instituições escolares ao longo do tempo e expressa fatos relativos à vida escolar dos alunos, desde os dados de identificação, admissão, matrícula, reprovação, até frequência e programas de ensino.Uma análise do contexto político e econômico, das demandas sociais e educacionais em que foram produzidos esses documentos, fornece pistas importantes sobre a cultura escolar (modos de pensar, ver e sentir) de uma época."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ARQUIVOS ESCOLARES, FONTE DE PESQUISA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_30_06_2014_22_54_23_idinscrito_3142_59e5e8715d1cdf817f968333a08ef5c1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGÍNIA PEREIRA DA SILVA DE ÁVILA"
    "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA ÁVILA"
    "autor_email" => "virginia.avila@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7714
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 3142
    "titulo" => "OS ARQUIVOS ESCOLARES COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Iniciado em outubro de 2013, na Escola Estadual Dom Malan, a primeira escola publica estadual do município de Petrolina, o projeto de pesquisa “Os Arquivos Escolares como Fonte de Pesquisa para a História da Educação” é parte integrante do componente curricular História da Educação no Brasil, do Núcleo de Estudos Básicos do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. O projeto se insere no âmbito dos estudos produzidos pela linha de pesquisa Estudos Históricos sobre Escola, Cultura e Políticas educacionais, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE), cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq. Objetivos Geral - Realizar o levantamento, catalogação e digitalização de fontes primárias relativas à história da educação rural e urbana do município de Petrolina e região, compreendendo a segunda metade do século XX. O estudo abrange as instituições da educação básica (públicas e privadas), em numero a ser definido, de acordo com as possibilidades de acesso aos documentos escolares.Objetivos específicos•\t   Construir um saber histórico acerca da educação escolar no município de Petrolina e no estado de Pernambuco; contribuir e ampliar os estudos acerca da cultura escolar brasileira; constituir uma base de dados para investigações futuras; desenvolver habilidades e competências que permitam ao futuro professor/pedagogo exercer, também, atividades de pesquisa educacional em diversos setores.MetodologiaO trabalho será realizado em duas etapas: primeiro, a coleta e higienização de documentos escolares. O processo de higienização será realizado com pinceis tamanho pequeno e médio, uso de máscaras e luvas. Após esses procedimentos terá início o levantamento do material com registro dos seguintes dados: quantidade de documentos, origem, tipo, condições de uso, ano, informações básicas, informações adicionais, entre outros. A segunda etapa do projeto de pesquisa consiste na catalogação e digitalização dos documentos escolares, mediante o uso de computador e scanner. Essa atividade será realizada no NEPHEL (Núcleo de Extensão e Pesquisas sobre História da Educação, Linguística e Literatura), na Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.Resultados Neste trabalho de garimpagem, foram encontrados, na sala que abriga a documentação escolar da Escola Estadual Dom Malan, o termo de doação de terreno (1949), a planta arquitetônica do respectivo prédio (1953), 237 fichas individuais de matrículas referentes aos anos de 1975 a 1976, com registros do número de alunos, idade, naturalidade, frequência, endereço, profissão dos pais e dados de aprovação e reprovação, permitindo traçar um perfil da comunidade e a relação com o tempo vivido na escola.  ConclusãoA documentação escrita registra concepções e finalidades das instituições escolares ao longo do tempo e expressa fatos relativos à vida escolar dos alunos, desde os dados de identificação, admissão, matrícula, reprovação, até frequência e programas de ensino.Uma análise do contexto político e econômico, das demandas sociais e educacionais em que foram produzidos esses documentos, fornece pistas importantes sobre a cultura escolar (modos de pensar, ver e sentir) de uma época."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ARQUIVOS ESCOLARES, FONTE DE PESQUISA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_30_06_2014_22_54_23_idinscrito_3142_59e5e8715d1cdf817f968333a08ef5c1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGÍNIA PEREIRA DA SILVA DE ÁVILA"
    "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA ÁVILA"
    "autor_email" => "virginia.avila@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Iniciado em outubro de 2013, na Escola Estadual Dom Malan, a primeira escola publica estadual do município de Petrolina, o projeto de pesquisa “Os Arquivos Escolares como Fonte de Pesquisa para a História da Educação” é parte integrante do componente curricular História da Educação no Brasil, do Núcleo de Estudos Básicos do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. O projeto se insere no âmbito dos estudos produzidos pela linha de pesquisa Estudos Históricos sobre Escola, Cultura e Políticas educacionais, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE), cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq. Objetivos Geral - Realizar o levantamento, catalogação e digitalização de fontes primárias relativas à história da educação rural e urbana do município de Petrolina e região, compreendendo a segunda metade do século XX. O estudo abrange as instituições da educação básica (públicas e privadas), em numero a ser definido, de acordo com as possibilidades de acesso aos documentos escolares.Objetivos específicos• Construir um saber histórico acerca da educação escolar no município de Petrolina e no estado de Pernambuco; contribuir e ampliar os estudos acerca da cultura escolar brasileira; constituir uma base de dados para investigações futuras; desenvolver habilidades e competências que permitam ao futuro professor/pedagogo exercer, também, atividades de pesquisa educacional em diversos setores.MetodologiaO trabalho será realizado em duas etapas: primeiro, a coleta e higienização de documentos escolares. O processo de higienização será realizado com pinceis tamanho pequeno e médio, uso de máscaras e luvas. Após esses procedimentos terá início o levantamento do material com registro dos seguintes dados: quantidade de documentos, origem, tipo, condições de uso, ano, informações básicas, informações adicionais, entre outros. A segunda etapa do projeto de pesquisa consiste na catalogação e digitalização dos documentos escolares, mediante o uso de computador e scanner. Essa atividade será realizada no NEPHEL (Núcleo de Extensão e Pesquisas sobre História da Educação, Linguística e Literatura), na Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.Resultados Neste trabalho de garimpagem, foram encontrados, na sala que abriga a documentação escolar da Escola Estadual Dom Malan, o termo de doação de terreno (1949), a planta arquitetônica do respectivo prédio (1953), 237 fichas individuais de matrículas referentes aos anos de 1975 a 1976, com registros do número de alunos, idade, naturalidade, frequência, endereço, profissão dos pais e dados de aprovação e reprovação, permitindo traçar um perfil da comunidade e a relação com o tempo vivido na escola. ConclusãoA documentação escrita registra concepções e finalidades das instituições escolares ao longo do tempo e expressa fatos relativos à vida escolar dos alunos, desde os dados de identificação, admissão, matrícula, reprovação, até frequência e programas de ensino.Uma análise do contexto político e econômico, das demandas sociais e educacionais em que foram produzidos esses documentos, fornece pistas importantes sobre a cultura escolar (modos de pensar, ver e sentir) de uma época.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.