Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ARQUIVOS ESCOLARES COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Iniciado em outubro de 2013, na Escola Estadual Dom Malan, a primeira escola publica estadual do município de Petrolina, o projeto de pesquisa “Os Arquivos Escolares como Fonte de Pesquisa para a História da Educação” é parte integrante do componente curricular História da Educação no Brasil, do Núcleo de Estudos Básicos do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. O projeto se insere no âmbito dos estudos produzidos pela linha de pesquisa Estudos Históricos sobre Escola, Cultura e Políticas educacionais, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE), cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq. Objetivos Geral - Realizar o levantamento, catalogação e digitalização de fontes primárias relativas à história da educação rural e urbana do município de Petrolina e região, compreendendo a segunda metade do século XX. O estudo abrange as instituições da educação básica (públicas e privadas), em numero a ser definido, de acordo com as possibilidades de acesso aos documentos escolares.Objetivos específicos• Construir um saber histórico acerca da educação escolar no município de Petrolina e no estado de Pernambuco; contribuir e ampliar os estudos acerca da cultura escolar brasileira; constituir uma base de dados para investigações futuras; desenvolver habilidades e competências que permitam ao futuro professor/pedagogo exercer, também, atividades de pesquisa educacional em diversos setores.MetodologiaO trabalho será realizado em duas etapas: primeiro, a coleta e higienização de documentos escolares. O processo de higienização será realizado com pinceis tamanho pequeno e médio, uso de máscaras e luvas. Após esses procedimentos terá início o levantamento do material com registro dos seguintes dados: quantidade de documentos, origem, tipo, condições de uso, ano, informações básicas, informações adicionais, entre outros. A segunda etapa do projeto de pesquisa consiste na catalogação e digitalização dos documentos escolares, mediante o uso de computador e scanner. Essa atividade será realizada no NEPHEL (Núcleo de Extensão e Pesquisas sobre História da Educação, Linguística e Literatura), na Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.Resultados Neste trabalho de garimpagem, foram encontrados, na sala que abriga a documentação escolar da Escola Estadual Dom Malan, o termo de doação de terreno (1949), a planta arquitetônica do respectivo prédio (1953), 237 fichas individuais de matrículas referentes aos anos de 1975 a 1976, com registros do número de alunos, idade, naturalidade, frequência, endereço, profissão dos pais e dados de aprovação e reprovação, permitindo traçar um perfil da comunidade e a relação com o tempo vivido na escola. ConclusãoA documentação escrita registra concepções e finalidades das instituições escolares ao longo do tempo e expressa fatos relativos à vida escolar dos alunos, desde os dados de identificação, admissão, matrícula, reprovação, até frequência e programas de ensino.Uma análise do contexto político e econômico, das demandas sociais e educacionais em que foram produzidos esses documentos, fornece pistas importantes sobre a cultura escolar (modos de pensar, ver e sentir) de uma época.

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