O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM O POEMA: O RETRATO DOS AVÓS DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7614 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1545 "inscrito_id" => 441 "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM O POEMA: O RETRATO DOS AVÓS DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO" "resumo" => "No âmbito do Ensino Médio, a presença da literatura tem se restringido a um viés essencialmente historicista e informativo que é reproduzido pelo currículo, o livro didático e o professor. Em lugar da leitura efetiva do texto, segue-se uma sucessão de estudos biográficos dos autores, memorização de características e quadros comparativos de diferentes escolas literárias. Além desse aspecto, a literatura tem enfrentado um crescente distanciamento da Língua Portuguesa, como se ambas fossem disciplinas à parte, o que é bastante preocupante, uma vez que a linguagem é objeto de estudo das duas. Nesse sentido, o presente trabalho centra-se em uma experiência de leitura com o poema: O retrato dos avós do poeta paraibano Sérgio de Castro Pinto. Entendemos que a escolha de um autor contemporâneo e ausente dos manuais didáticos que privilegiam poetas do centro sul do Brasil, pode ser um caminho a ser explorado na sala de aula através da poesia, um gênero ainda marginalizado pela escola em relação à narrativa. Através de metodologias cuja leitura, debate, discussão e reflexão, tornam-se o foco do ensino da literatura, podemos mostrar ao educando que ela pode ser agradável. Sendo assim, relataremos uma experiência de leitura que ocorreu em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Objetivamos assim, perceber de que forma o letramento literário pode ser atrelado ao ensino de literatura enquanto prática social. Os resultados alcançados evidenciaram que mudanças na prática pedagógica pode despertar o interesse dos alunos pela leitura literária. Para tanto, tecemos nossas discussões nas teorias de: Brito (1995), Cosson (2006), Silva (2009) e Riolfi (2008)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, POESIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_23_38_44_idinscrito_441_42fee886609fd1b2e2356f65e7d0e89f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA SANTANA" "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7614 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1545 "inscrito_id" => 441 "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM O POEMA: O RETRATO DOS AVÓS DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO" "resumo" => "No âmbito do Ensino Médio, a presença da literatura tem se restringido a um viés essencialmente historicista e informativo que é reproduzido pelo currículo, o livro didático e o professor. Em lugar da leitura efetiva do texto, segue-se uma sucessão de estudos biográficos dos autores, memorização de características e quadros comparativos de diferentes escolas literárias. Além desse aspecto, a literatura tem enfrentado um crescente distanciamento da Língua Portuguesa, como se ambas fossem disciplinas à parte, o que é bastante preocupante, uma vez que a linguagem é objeto de estudo das duas. Nesse sentido, o presente trabalho centra-se em uma experiência de leitura com o poema: O retrato dos avós do poeta paraibano Sérgio de Castro Pinto. Entendemos que a escolha de um autor contemporâneo e ausente dos manuais didáticos que privilegiam poetas do centro sul do Brasil, pode ser um caminho a ser explorado na sala de aula através da poesia, um gênero ainda marginalizado pela escola em relação à narrativa. Através de metodologias cuja leitura, debate, discussão e reflexão, tornam-se o foco do ensino da literatura, podemos mostrar ao educando que ela pode ser agradável. Sendo assim, relataremos uma experiência de leitura que ocorreu em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Objetivamos assim, perceber de que forma o letramento literário pode ser atrelado ao ensino de literatura enquanto prática social. Os resultados alcançados evidenciaram que mudanças na prática pedagógica pode despertar o interesse dos alunos pela leitura literária. Para tanto, tecemos nossas discussões nas teorias de: Brito (1995), Cosson (2006), Silva (2009) e Riolfi (2008)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, POESIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_23_38_44_idinscrito_441_42fee886609fd1b2e2356f65e7d0e89f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA SANTANA" "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }