O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO: MUDANDO A REALIDADE DE OITO ALUNOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7661 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 475 "inscrito_id" => 2187 "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO: MUDANDO A REALIDADE DE OITO ALUNOS" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de um Projeto de intervenção didática, em andamento, intitulado “Alfabetização e Letramento”, vivenciado em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rivanildo Arcoverde, na cidade de Campina Grande/PB, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. No decorrer do desenvolvimento do projeto, foi diagnosticado que oito (08) alunos da referida turma, apresentam grandes dificuldades na leitura e na escrita. A partir de tal diagnóstico, definimos pela realização de um processo de ensino da leitura e escrita mais sistemático e individualizado com tais alunos. Desse modo, objetivamos no presente trabalho demonstrar como no cotidiano da escola, o Projeto: “Alfabetização e Letramento” vêm sendo desenvolvido, bem como refletir sobre o processo de aprendizagem de leitura e escrita das crianças com dificuldades de aprendizagem. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa, configurando-se como “pesquisa-ação”, pois, como o próprio termo diz a “pesquisa-ação” procura unir a pesquisa à prática, isto é desenvolver o conhecimento e a compreensão como parte da prática. Para subsidiar nosso estudo, fundamentamo-nos em autores como: Freire (2011), Soares (2001), Weisz (2002), entre outros. Os resultados revelam que através do atendimento individualizado de tais alunos e com a utilização de variados recursos pedagógicos portadores de leitura, como livros de histórias infantis, cordéis, gibis, jogos e músicas do cotidiano dos alunos, houve um grande avanço na aprendizagem da leitura e escrita dos mesmos, como: o reconhecimento de todas as letras do alfabeto; leitura de pequenos textos; escrita correta de pequenas frases. Ainda com relação aos resultados destacamos o relato da professora do 5° ano ao nos dizer que os alunos estão demonstrando maior interesse nas aulas e participando de discussões em sala, algo que nunca tinha acontecido, pois os alunos se mostravam tímidos e bastante retraídos por não saberem ler. Assim, concluímos que tal intervenção está contribuindo para uma melhor aprendizagem dos alunos em relação não só a leitura e escrita, mas, sobretudo na ampliação do seu conhecimento de mundo e na sua inserção crítica e reflexiva na sociedade letrada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_08_2014_10_57_15_idinscrito_2187_e3eee1c329982af064ceffdfe08ded7f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7661 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 475 "inscrito_id" => 2187 "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO: MUDANDO A REALIDADE DE OITO ALUNOS" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de um Projeto de intervenção didática, em andamento, intitulado “Alfabetização e Letramento”, vivenciado em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rivanildo Arcoverde, na cidade de Campina Grande/PB, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. No decorrer do desenvolvimento do projeto, foi diagnosticado que oito (08) alunos da referida turma, apresentam grandes dificuldades na leitura e na escrita. A partir de tal diagnóstico, definimos pela realização de um processo de ensino da leitura e escrita mais sistemático e individualizado com tais alunos. Desse modo, objetivamos no presente trabalho demonstrar como no cotidiano da escola, o Projeto: “Alfabetização e Letramento” vêm sendo desenvolvido, bem como refletir sobre o processo de aprendizagem de leitura e escrita das crianças com dificuldades de aprendizagem. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa, configurando-se como “pesquisa-ação”, pois, como o próprio termo diz a “pesquisa-ação” procura unir a pesquisa à prática, isto é desenvolver o conhecimento e a compreensão como parte da prática. Para subsidiar nosso estudo, fundamentamo-nos em autores como: Freire (2011), Soares (2001), Weisz (2002), entre outros. Os resultados revelam que através do atendimento individualizado de tais alunos e com a utilização de variados recursos pedagógicos portadores de leitura, como livros de histórias infantis, cordéis, gibis, jogos e músicas do cotidiano dos alunos, houve um grande avanço na aprendizagem da leitura e escrita dos mesmos, como: o reconhecimento de todas as letras do alfabeto; leitura de pequenos textos; escrita correta de pequenas frases. Ainda com relação aos resultados destacamos o relato da professora do 5° ano ao nos dizer que os alunos estão demonstrando maior interesse nas aulas e participando de discussões em sala, algo que nunca tinha acontecido, pois os alunos se mostravam tímidos e bastante retraídos por não saberem ler. Assim, concluímos que tal intervenção está contribuindo para uma melhor aprendizagem dos alunos em relação não só a leitura e escrita, mas, sobretudo na ampliação do seu conhecimento de mundo e na sua inserção crítica e reflexiva na sociedade letrada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_08_2014_10_57_15_idinscrito_2187_e3eee1c329982af064ceffdfe08ded7f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }