GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UM MODELO LÚDICO
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O ensino de genética geralmente é considerado muito complexo e muitas vezes é baseado apenas na exposição oral da matéria com ênfase em exercícios e memorização levando a um desinteresse por parte dos alunos, reduzindo a chance de uma aprendizagem significativa. Segundo Silva (2011) vários são os fatores que corroboram de maneira negativa no ensino-aprendizagem, dentre estes cita-se: à má formação docente, a inconsistência de alguns livros didáticos em abordar os conteúdos de genética, a metodologia inadequada no qual estes estão diretamente ligado ao desinteresse dos alunos. Para sanar essas dificuldades é necessário que o professor use diversas metodologias que consiga atrair a atenção dos alunos para participar das aulas. Dentro desta perspectiva surge o auxilio eficaz de jogos lúdicos, que têm se revelado altamente atraente pelos múltiplos recursos que oferece interligando elementos tais como entusiasmo, concentração e motivação. Dessa forma, métodos inovadores de ensino que envolvam jogos mostram-se promissores para serem aplicados. O objetivo desta pesquisa foi investigar o nível de aprendizagem dos alunos em duas escolas públicas do município de Parnaíba- Piauí, após a utilização de um modelo lúdico como estratégia para facilitar o ensino-aprendizagem relacionado ao ensino de genética. Anterior a aplicação do jogo do “L” invertido, foram elaborados questionários a 82 alunos, para identificar as maiores dificuldades dos alunos referentes ao conteúdo de genética. O tema que recebeu maior votação foi Leis de Mendel com 32% dos votos seguido de Interação Gênica com 17%, Herança Quantitativa 10%, Meiose/Mitose 8%, Sistema ABO 6%, Cromossomos Sexuais 6%, Clonagem 6%, Não Responderam 4%, Nenhum 4%, Alelos Múltiplos 2%, Todos 2%, Não Lembram 2% e Mutação com 1% . Observou-se que Leis de Mendel foi o assunto mais complexo. 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