APRENDENDO COM O BRINCAR; UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6912 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 324 "inscrito_id" => 4352 "titulo" => "APRENDENDO COM O BRINCAR; UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Temos presenciado uma forte tentativa de inclusão de “novas tecnologias” no ensino de ciências, descartando prematuramente uma série de técnicas e metodologias que se aperfeiçoadas poderiam revolucionar a educação. É nessa perspectiva que o lúdico vem ganhando espaço como método a ser resgatado na educação, por desenvolver capacidades cruciais na educação que não estão sendo contempladas pelas “novas tecnologias” e pelo método tradicional de ensino. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar o que as pesquisas mais recentes levantaram sobre ludicidade, realizando uma análise das dificuldades e soluções no desenvolvimento do lúdico no ensino de ciências. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico em portais virtuais de artigos científicos, onde analisou-se o que os teóricos apontam como problemas e soluções para a inserção do lúdico no ensino de ciências. Levantou-se que os empecilhos para a introdução do lúdico são: Má Formação Docente; Desinteresse da Escola em inserir o lúdico nas práticas de ensino de ciências e a cultura que desvincula o aprendizado do prazer. Para tais problemas foram apontados as seguintes soluções: Adoção de brinquedotecas nas escolas; Ensino de práticas lúdicas para as licenciaturas de Ciências e a utilização de grupos especializados no ensino com o lúdico como consultorias às escolas. Finalizando, ressaltamos que a inserção do brincar na prática pedagógica não pode ser feito de qualquer maneira, precisa de preparo profissional, afim de que as brincadeiras tenham objetivos claros, com o cuidado de não retirar as possibilidades do educando trabalhar sua criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, LUDICIDADE, METODOLOGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_08_2014_10_29_43_idinscrito_4352_4c9d64cb317345bf5d4e9ba349eeddfb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAVI CAJÚ DURÉ" "autor_nome_curto" => "RAVI CAJÚ" "autor_email" => "ravicdure@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6912 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 324 "inscrito_id" => 4352 "titulo" => "APRENDENDO COM O BRINCAR; UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Temos presenciado uma forte tentativa de inclusão de “novas tecnologias” no ensino de ciências, descartando prematuramente uma série de técnicas e metodologias que se aperfeiçoadas poderiam revolucionar a educação. É nessa perspectiva que o lúdico vem ganhando espaço como método a ser resgatado na educação, por desenvolver capacidades cruciais na educação que não estão sendo contempladas pelas “novas tecnologias” e pelo método tradicional de ensino. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar o que as pesquisas mais recentes levantaram sobre ludicidade, realizando uma análise das dificuldades e soluções no desenvolvimento do lúdico no ensino de ciências. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico em portais virtuais de artigos científicos, onde analisou-se o que os teóricos apontam como problemas e soluções para a inserção do lúdico no ensino de ciências. Levantou-se que os empecilhos para a introdução do lúdico são: Má Formação Docente; Desinteresse da Escola em inserir o lúdico nas práticas de ensino de ciências e a cultura que desvincula o aprendizado do prazer. Para tais problemas foram apontados as seguintes soluções: Adoção de brinquedotecas nas escolas; Ensino de práticas lúdicas para as licenciaturas de Ciências e a utilização de grupos especializados no ensino com o lúdico como consultorias às escolas. Finalizando, ressaltamos que a inserção do brincar na prática pedagógica não pode ser feito de qualquer maneira, precisa de preparo profissional, afim de que as brincadeiras tenham objetivos claros, com o cuidado de não retirar as possibilidades do educando trabalhar sua criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, LUDICIDADE, METODOLOGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_08_2014_10_29_43_idinscrito_4352_4c9d64cb317345bf5d4e9ba349eeddfb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAVI CAJÚ DURÉ" "autor_nome_curto" => "RAVI CAJÚ" "autor_email" => "ravicdure@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }