A DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ÊXITO DOS ALUNOS NAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA - OBMEP: O CASO DO MUNICÍPIO DE PAULISTA – PB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6677 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1989 "inscrito_id" => 5156 "titulo" => "A DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ÊXITO DOS ALUNOS NAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA - OBMEP: O CASO DO MUNICÍPIO DE PAULISTA – PB" "resumo" => "O professor perceberá maior aprendizado dos seus alunos no momento que transformar a teoria em prática, ou seja, algo complexo e abstrato em concreto, mostrando que praticamente quase tudo ao nosso redor pode e deve ser explorado como instrumento matemático. Na matemática, relacionar teoria e prática é um dos caminhos para se obter ensino de qualidade, para que os alunos consigam visualizar e entender na prática sua aplicabilidade. Para isso é necessária uma formação adequada aos professores, conscientizando-os da sua importância no processo ensino-aprendizagem e capacitando-os com o intuito de formá-lo bons educadores, para que obtenham êxito trabalhando com sabedoria no processo de educar O objetivo geral que norteou este trabalho foi de analisar a contribuição do ensino da matemática para o sucesso dos alunos nas provas da OBMEP. Foi utilizado como instrumento metodológico estudos e pesquisas já realizadas sobre o tema na literatura, através pesquisa bibliográfica como também estudo de caso com a obtenção de dados primários por meio de questionários aplicados a uma amostra de 02 professores de matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cândido de Assis Queiroga” no município de Paulista – PB. A escolha em realizar a pesquisa na referida escola, justifica-se pelas medalhas ganhas nas provas da OBMEP. Os resultados indicaram que as metodologias usadas pelos professores são de fato ferramentas para o ensino e aprendizagem dos alunos e da disciplina de matemática. Tudo isso só corrobora com as ideias traçadas pelo PCNS (1998), onde diz que é tarefa do professor estar continuamente aprendendo no seu próprio trabalho, procurar novos caminhos e novas alternativas para o ensino, avaliar e experimentar novas atividades e recursos didáticos, criar e recriar novas possibilidades para sua sala de aula e para a realidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ENSINO, TEORIA, PRáTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_16_08_2014_00_00_44_idinscrito_5156_9d4930552d079123469f5205e94c6c5d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAILDO SOARES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANAILDO SOARES" "autor_email" => "janaildo18@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6677 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1989 "inscrito_id" => 5156 "titulo" => "A DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ÊXITO DOS ALUNOS NAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA - OBMEP: O CASO DO MUNICÍPIO DE PAULISTA – PB" "resumo" => "O professor perceberá maior aprendizado dos seus alunos no momento que transformar a teoria em prática, ou seja, algo complexo e abstrato em concreto, mostrando que praticamente quase tudo ao nosso redor pode e deve ser explorado como instrumento matemático. Na matemática, relacionar teoria e prática é um dos caminhos para se obter ensino de qualidade, para que os alunos consigam visualizar e entender na prática sua aplicabilidade. Para isso é necessária uma formação adequada aos professores, conscientizando-os da sua importância no processo ensino-aprendizagem e capacitando-os com o intuito de formá-lo bons educadores, para que obtenham êxito trabalhando com sabedoria no processo de educar O objetivo geral que norteou este trabalho foi de analisar a contribuição do ensino da matemática para o sucesso dos alunos nas provas da OBMEP. Foi utilizado como instrumento metodológico estudos e pesquisas já realizadas sobre o tema na literatura, através pesquisa bibliográfica como também estudo de caso com a obtenção de dados primários por meio de questionários aplicados a uma amostra de 02 professores de matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cândido de Assis Queiroga” no município de Paulista – PB. A escolha em realizar a pesquisa na referida escola, justifica-se pelas medalhas ganhas nas provas da OBMEP. Os resultados indicaram que as metodologias usadas pelos professores são de fato ferramentas para o ensino e aprendizagem dos alunos e da disciplina de matemática. Tudo isso só corrobora com as ideias traçadas pelo PCNS (1998), onde diz que é tarefa do professor estar continuamente aprendendo no seu próprio trabalho, procurar novos caminhos e novas alternativas para o ensino, avaliar e experimentar novas atividades e recursos didáticos, criar e recriar novas possibilidades para sua sala de aula e para a realidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ENSINO, TEORIA, PRáTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_16_08_2014_00_00_44_idinscrito_5156_9d4930552d079123469f5205e94c6c5d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAILDO SOARES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANAILDO SOARES" "autor_email" => "janaildo18@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }