UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA E COMPARATIVA DA GEOMETRIA ESTUDADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8008 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 1740 "titulo" => "UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA E COMPARATIVA DA GEOMETRIA ESTUDADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente trabalho analisa o material didático utilizado nas aulas de matemática do Ensino Fundamental II, com foco na presença do conteúdo de geometria, onde teve por finalidade mostrar os assuntos referentes à geometria dos livros dos anos 90 e os atualmente utilizados. As obras estudadas contemplam livros da década de 90 até os anos 2000, utilizando livros didáticos da 7ª e 8ª séries e livros do 8º e 9º anos, respectivamente. O estudo inicia-se analisando todo o conteúdo dos livros, dando ênfase apenas ao ensino da geometria, porém fazendo uma comparação entre eles, podendo assim verificar como esses autores abordam tais conteúdos e analisando as possíveis causas da desvalorização da geometria nas aulas de matemática, visto que um dos fatores que afeta o ensino de determinado conteúdo é a escolha do livro didático a ser adotado nas aulas. Outra causa que tem influência direta e indiretamente no descaso com o ensino de tal área da matemática é o fato dos tópicos de geometria serem abordados somente no final do livro didático. Com relação ao material estudado, observa-se que houve algumas modificações em relação à exposição feita pelos autores, das quais expõem os conteúdos dos livros atuais de forma mais concisa que os da década de 90, trazendo em sua essência exemplos mais voltados para o cotidiano dos discentes, porém o problema pode não está associado somente ao livro didático, visto que a deficiência pode está vinculada à formação precária sofrida por parte dos docentes, como também o desinteresse por parte dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, LIVRO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_06_2014_18_28_57_idinscrito_1740_ceabbea82400be54382c4145597a3a08.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA RODRIGUES MOURA" "autor_nome_curto" => "KAMILA" "autor_email" => "kamylaxp13@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8008 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 1740 "titulo" => "UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA E COMPARATIVA DA GEOMETRIA ESTUDADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente trabalho analisa o material didático utilizado nas aulas de matemática do Ensino Fundamental II, com foco na presença do conteúdo de geometria, onde teve por finalidade mostrar os assuntos referentes à geometria dos livros dos anos 90 e os atualmente utilizados. As obras estudadas contemplam livros da década de 90 até os anos 2000, utilizando livros didáticos da 7ª e 8ª séries e livros do 8º e 9º anos, respectivamente. O estudo inicia-se analisando todo o conteúdo dos livros, dando ênfase apenas ao ensino da geometria, porém fazendo uma comparação entre eles, podendo assim verificar como esses autores abordam tais conteúdos e analisando as possíveis causas da desvalorização da geometria nas aulas de matemática, visto que um dos fatores que afeta o ensino de determinado conteúdo é a escolha do livro didático a ser adotado nas aulas. Outra causa que tem influência direta e indiretamente no descaso com o ensino de tal área da matemática é o fato dos tópicos de geometria serem abordados somente no final do livro didático. Com relação ao material estudado, observa-se que houve algumas modificações em relação à exposição feita pelos autores, das quais expõem os conteúdos dos livros atuais de forma mais concisa que os da década de 90, trazendo em sua essência exemplos mais voltados para o cotidiano dos discentes, porém o problema pode não está associado somente ao livro didático, visto que a deficiência pode está vinculada à formação precária sofrida por parte dos docentes, como também o desinteresse por parte dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, LIVRO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_06_2014_18_28_57_idinscrito_1740_ceabbea82400be54382c4145597a3a08.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA RODRIGUES MOURA" "autor_nome_curto" => "KAMILA" "autor_email" => "kamylaxp13@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }