A CARÊNCIA DA DISCUSSÃO SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM UM LD: HÁ CONSONÂNCIA OU NÃO COM OS PCN?
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Ao considerarmos os PCN como diretriz necessária para o ensino de língua portuguesa em sala de aula, surge a preocupação de observar se os livros didáticos procuram abordar o conteúdo exigido para a série entrando em harmonia com as determinações das orientações curriculares. Dessa forma, este artigo tem o objetivo de discutir se o manual do professor de um LD específico direcionado ao 6º ano está em consonância com os PCN e se aborda de maneira eficaz o tema de variação linguística. A partir dos princípios do PCN e dos fundamentos de Bagno (2002) sobre o ensino de variação linguística em sala de aula que respaldamos nosso estudo. Nossa pesquisa é de caráter interpretativo e bibliográfico, uma vez que pesquisamos as particularidades de um LD e interpretamos a consonância, ou não, com as diretrizes curriculares nacionais (PCN). Como trata-se de uma artigo mais sintetizado, analisamos apenas 4 capítulos do livro para que a discussão se aprofundasse mais. 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