O PRESENTE TRABALHO SEGUE AS PRÁTICAS DA LINGUÍSTICA APLICADA AO UNIR EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DIGITAL
COMO COMPONENTES DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E REFLEXÃO A RESPEITO DO USO DO CIBERESPAÇO PARA O
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LEFFA, 2002; LA CORTE, 2015). ASSIM, DESENVOLVEMOS UM PROJETO
PILOTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, PARA PRÁTICA DE TELETANDEM ENTRE LICENCIANDOS BRASILEIROS
DA GRADUAÇÃO EM LETRAS/ESPANHOL E EQUATORIANOS ESTUDANTES DO CURSO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS.
NESTE TRABALHO, ANALISAMOS AS PERSPECTIVAS DOS PARTICIPANTES NO QUE SE REFERE AO PRINCÍPIO DE
AUTONOMIA (PAIVA, 2006) E SUA IMPLICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL E DA AGÊNCIA
(JORDÃO, 2010), COM BASE NOS PRESSUPOSTOS DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA (COSER, 2014). TRATA-SE
DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE TIPO EXPLORATÓRIA E METODOLOGICAMENTE CLASSIFICADA COMO UM ESTUDO DE
CASO (GIL, 2002). OS RESULTADOS APONTARAM QUE DIFERENTES NÍVEIS DE AUTONOMIA FORAM ALCANÇADOS
DURANTE A EXECUÇÃO DO TELETANDEM, EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA PARA O ESTUDO; AO INCENTIVO À
DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM ALÉM DA SALA DE AULA, SEJA ATRAVÉS DE PESQUISAS INDEPENDENTES OU NO
CONTATO COM O OUTRO; E NA PRÁTICA ESPONTÂNEA DE ESPANHOL. ENTENDEMOS QUE ESSAS POSTURAS PODEM SER
INDÍCIOS DA TOMADA DE CONSCIENTIZAÇÃO NECESSÁRIA PARA ALCANÇAR A AGÊNCIA ENQUANTO APRENDIZES DE
LÍNGUA, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO OU MESMO COMO FORMA DE ATUAÇÃO NO MEIO SOCIAL.