A LEITURA É UM ATO BASTANTE COMPLEXO, UMA VEZ QUE FAZ VÁRIAS EXIGÊNCIAS AO CÉREBRO E À MEMÓRIA. ALÉM DISSO, ELA É ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A AQUISIÇÃO E MEMORIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS DIVERSOS. NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO, O ATO DE LER ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO COM A AQUISIÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS, BEM COMO COM A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS E COM O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO. EXISTEM ALGUMAS TÉCNICAS QUE POSSIBILITAM AO PROFESSOR AFERIR O NÍVEL DE COMPREENSÃO LEITORA DOS SEUS ALUNOS, COMO É O CASO DO TESTE CLOZE, AS QUAIS CONTRIBUIRÃO PARA A BUSCA DE ESTRATÉGIAS E FUTURAS INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MENSURAR O NÍVEL DE COMPREENSÃO LEITORA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. PARA TANTO, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA SE CONHECER O PERFIL DOS ACADÊMICOS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA, E, EM UM SEGUNDO, O TESTE CLOZE- ELABORADO A PARTIR DA INTRODUÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO- UM DOS GÊNEROS TEXTUAIS MAIS LIDOS E PRODUZIDOS NO AMBIENTE ACADÊMICO. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 28 ESTUDANTES REGULARMENTE MATRICULADOS NA TURMA DO 1º PERÍODO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO LOCALIZADA NO NORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. APÓS A APLICAÇÃO DO TESTE CLOZE, VERIFICOU-SE QUE OS ESTUDANTES, AO SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A MÉDIA GERAL, ENCONTRAM-SE NO NÍVEL DE COMPREENSÃO LEITORA DENOMINADO INSTRUCIONAL. NO ENTANTO, AO SE CONSIDERAR A MÉDIA POR ALUNO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE ELES SE ENCONTRAM NO NÍVEL FRUSTRAÇÃO.