OS ESTUDOS ACERCA DA LITERATURA DE AUTORIA NEGRA VÊM GANHANDO PROFUNDIDADE À MEDIDA QUE A CRÍTICA AFRODESCENDENTE SE CONSOLIDA, REVELANDO AUTORES, OBRAS E RECEPÇÃO. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO EXAMINA O POEMA DIÁRIO DE UM RETORNO AO PAÍS NATAL, DE AIMÉ CÉSAIRE, SOB DOIS ASPECTOS: A) RECONSTRUÇÃO DO SUJEITO INTERIOR A PARTIR DA REVALORIZAÇÃO DA NEGRITUDE; E B) RECONSTRUÇÃO CULTURAL DO SUJEITO A PARTIR DO RETORNO AO PAÍS NATAL. CONSIDERAMOS RELEVANTES AS SEGUINTES INDAGAÇÕES: 1) O QUE FAZ AIMÉ CÉSAIRE QUERER SE AUTO-RECONSTRUIR INTERIORMENTE? E 2) QUAL O PAPEL DO SEU PAÍS NATAL NESSE PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO CULTURAL? OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE AMPARAM ESTE ESTUDO CIRCUNSCREVEM-SE NO CAMPO DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS E DA CRÍTICA LITERÁRIA AFRODESCENDENTE, A PARTIR DOS ESTUDOS DE FANON (2015), BHABHA (2014), GLISSANT (2013), GILROY (2013), BONNICI (1998), BOSI (1992), ALVES (2017), MUNANGA (2013), ALMEIDA (2012) E SOUZA (2005), ENTRE OUTROS. ESSE ESTUDO MOSTRA QUE O POEMA DE CÉSAIRE TEM DUAS DIMENSÕES: A) RECONSTRUÇÃO INTERIOR DO SUJEITO; E B) RECONSTRUÇÃO CULTURAL DO SUJEITO. PELOS EXAMES, COMPREENDE-SE A LITERATURA NEGRA COMO FATOR DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA.