ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM ORAL SOBRE A PRÁTICA DA ESCRITA DE ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSE SENTIDO, PARTE-SE DAS SEGUINTES PROBLEMÁTICAS: HÁ INFLUÊNCIA DA ORALIDADE SOBRE A ESCRITA DESSES ALUNOS? QUAIS SÃO AS MARCAS DA ORALIDADE PRESENTES NESSES TEXTOS? DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA E DE CAMPO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, EM ALTO ALEGRE DO PINDARÉ, MARANHÃO, NA QUAL FORAM OBSERVADAS DUAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL, DAS QUAIS FORAM RECOLHIDOS OS TEXTOS DOS SUJEITOS DA PESQUISA, QUINZE ALUNOS, PARA ANÁLISE. O TRABALHO ANCORA-SE EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE FAZEM A RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA, COMO COSTA (2014), BOTELHO (2012) FÁVERO, AQUINO E ANDRADE (2003) E MARCUSCHI (2010), BEM COMO REFERÊNCIA AOS TRABALHOS QUE ENFOCAM O LETRAMENTO, COMO O DE BRIAN STREET (2014), OS DE KLEIMAN (2008, 2005) E O DE SOARES (2004). OS RESULTADOS DA ANÁLISE DOS DADOS POSSIBILITARAM CONSTATAR A GRANDE INFLUÊNCIA DA ORALIDADE SOBRE A ESCRITA DESSES ALUNOS E QUE AS MARCAS DA ORALIDADE MAIS RECORRENTES NOS TEXTOS FORAM A REPETIÇÃO, A GRAFIA CORRESPONDENTE À PALAVRA OU SEQUÊNCIA E O APAGAMENTO DO /R/ EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA FINAL.